Resumo (PT):
A indústria da construção tem, nos últimos anos, seguido estratégias de internacionalização. Inúmeras empresas apresentam frentes de negócio pelo mundo fora, desde Espanha, a países de Leste, países africanos ou da América Latina, entre outras zonas do globo. Com este fenómeno empresarial têm surgido várias publicações que abordam estratégias, sobretudo ao nível da gestão financeira e escolha de mercados. Porém existem insuficiências ao nível da abordagem dos recursos humanos, dos indivíduos envolvidos, nomeadamente acerca dos cuidados que um director de obra teve ter aquando da exigente e complexa preparação de uma obra.
Esta lacuna, referente ao estudo dos colaboradores inseridos neste género de processos, associada ao facto de nos últimos anos grande parte dos engenheiros civis recém-licenciados ser bastante aliciada para trabalhar para fora de Portugal, foram o objecto de estudo para o desenvolvimento deste trabalho.
O produto final da construção resulta da conjugação de inúmeros factores, pelo que é cada vez mais importante prevenir situações adversas e estudar soluções mais adequadas. Neste contexto, o processo de preparação de obra fora de Portugal emerge como uma ferramenta essencial para optimizar soluções, reduzir os imprevistos e minimizar os erros, aumentando assim, a probabilidade de sucesso das missões internacionais deste notável sector da economia.
Neste estudo propõe-se um modelo aplicável a qualquer tipo de obra realizada no estrangeiro, com o intuito de melhorar o seu processo de preparação por parte de um director de obra expatriado profissionalmente. Deste modo, apresentam-se os principais aspectos a ter em conta na realização de processos internacionais, designadamente a preparação psicológica, familiar, aspectos logísticos, legais ou fiscais, entre outros.
A redução de aspectos, muitas vezes esquecidos e de elevada importância, reflectidos num maior controlo da preparação da obra e redução dos riscos de insucesso de missões internacionais são as principais vantagens resultantes da implementação do modelo proposto, o qual foi testado e validado através da crítica do mesmo, por parte de elementos de empresas que gentilmente cooperaram nesta dissertação.
Abstract (EN):
Construction industry has been following internationalization strategies in the past years. Several companies have set their businesses around the world, from Spain, to Eastern European, African or Latin American countries, among other world areas. Along with this entrepreneurial phenomenon, several research papers and publications have been published to support these strategies, mainly on what financial management and market selection is concerned. Nevertheless, there are insufficient approaches on the human resources level, namely on the concerns that a construction manager must take into account when facing the demanding task of preparing a construction site abroad.
Hence, the development of this paper was supported by a comprehensive study of the omissions regarding the study of individuals that are part of these processes, moreover due to the fact that on the last few years most civil engineers on their first working years are tempted to work abroad.
Construction output comes from the combination of several factors, for which the prevention of adverse situations and the study of the most suitable solutions is assuming a greater importance. In this context, the process of construction site preparation outside Portugal emerges as an essential tool to optimize solutions, minimize setbacks and mistakes, leading to an increase of the probabilities of success on the international missions of this remarkable Economic Sector.
On this report, a model applicable to any kind of construction work taking place abroad is proposed, aiming to improve the preparation process faced by any expatriated construction manager. Therefore, a structured methodology is shown, composed by the main aspects to take into consideration when preparing international processes, namely the psychological, familiar, logistical, legal and fiscal aspects, among others.
The minimization of these aspects, most of the times forgotten and of prominent relevance, reflected on a higher control of the construction site preparation and reduction of the risk of failure of the international mission, are the main advantages of the proposed model implementation. The model was tested and validated through a critical review by members of the companies that kindly cooperated on this dissertation.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
www.fe.up.pt
No. of pages:
7
License type: