Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Assessorias Pedagógicas no Ensino Superior: para a construção da qualidade do ensino-aprendizagem
Publication

Assessorias Pedagógicas no Ensino Superior: para a construção da qualidade do ensino-aprendizagem

Title
Assessorias Pedagógicas no Ensino Superior: para a construção da qualidade do ensino-aprendizagem
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2012
Authors
Daniela Pinto
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
José M. M. Ferreira
(Author)
FEUP
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
CORDIS: Social sciences > Educational sciences > Learning studies
Other information
Resumo (PT): A garantia da qualidade educativa, bem como a adequação das práticas pedagógicas à diversidade que carateriza, atualmente, a população estudantil universitária, constituem desafios fundamentais colocados às instituições de ensino superior. O estímulo à avaliação e autorreflexão sobre as práticas e o confronto com modos de trabalho pedagógico alternativos constituem uma forma de promoção da melhoria, contínua e sustentada, dos processos pedagógicos desenvolvidos. É com base nestas premissas que se estrutura o projeto de Assessorias Pedagógicas, que se iniciou, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no ano letivo de 2010/2011. A metodologia adotada carateriza-se por três lógicas complementares. A primeira fase enquadra-se numa lógica de avaliação, que é aqui entendida como um processo de ampliação do conhecimento acerca das práticas e dos resultados que geram. O caráter avaliativo no qual se foca este projeto tem por principal finalidade a compreensão dos processos desenvolvidos que possibilite a construção da melhoria. Neste sentido, a análise realizada assume-se como um processo abrangente – porque cruza variadas perspetivas e dados, provenientes de diferentes atores educativos e fontes de informação –, diversificado – porque utiliza diferentes métodos de recolha de informação – e contextualizado – porque é realizado caso a caso, considerando as especificidades e a natureza de cada unidade curricular. A segunda lógica em que se enquadra este projeto caracteriza-se pelo processo de reflexão e de melhoria que se pretende potenciar. Para além da promoção da reflexão que a metodologia de recolha de dados poderá suscitar nos atores educativos, espera-se que os relatórios, elaborados em colaboração com as equipas docentes, possam estimular um planeamento e desenvolvimento melhorado das unidades curriculares. A terceira fase deste projeto inscreve-se numa lógica de acompanhamento que se reveste de especial importância, por se considerar fundamental o apoio e seguimento das unidades curriculares analisadas para a obtenção de resultados positivos. Os resultados do impacto deste projeto, bem como o conhecimento produzido acerca das características das unidades curriculares que geram melhores e piores resultados na satisfação e na aprendizagem dos estudantes, são os aspetos que justificam a relevância deste projeto e que constituirão particular destaque nesta comunicação.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
License type: Click to view license CC BY-NC
Documents
File name Description Size
108.C-CIDU_2012_42 Assessorias Pedagógicas no Ensino Superior: para a construção da qualidade do ensino-aprendizagem 2278.35 KB
Related Publications

Of the same authors

Projecto argumentar, precisa-se! (2010)
Article in International Conference Proceedings Book
Ana Mouraz; Ana Maria Faustino; Carlinda Leite; Jaime Villate; José Manuel Martins Ferreira; Rui Trindade ; Carla Figueiredo; Daniela Pinto; Sara Pinheiro

Of the same scientific areas

Dificuldades dos professores na implementação de trabalhos laboratoriais em Biotecnologia. (2004)
Poster in a National Conference
Jorge Lima; Susana Pereira; Luís Calafate
Ih! Errei! Contribuições para uma prática mais competente (2007)
Book
Ana Starepravo; Ariana Cosme; Isabel Parolin; Júlio Furtado; Laura Barbosa; Luca Rischbieter; Marco Antonio Ferraz; Max Günther Haetinger; Rui Trindade; Sandra Bozza
Da Didáctica a uma Ciência do Aluno (1991)
Summary of Presentation in a National Conference
Luís Calafate

See all (14)

Of the same book

O teatro como ferramenta pedagógica nas Ciências da Nutrição (2012)
Chapter or Part of a Book
Padrão, Patrícia; Barros, Renata; Gregório, Maria João; Graça, Pedro
Novas tecnologias na Educação na Universidade do Porto: desafios à inovação. (2012)
Chapter or Part of a Book
Isabel Martins; Teresa Correia
Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto (2012)
Chapter or Part of a Book
Martins, M.J.; Torres, Duarte; Azevedo, I.; Alçada, M.N.; Martel. F.; Keating. E.; Guimarães, J.T.; Faria, A.; Calhau, C.; Gonçalves, P.; Negrão, R.; Monteiro, R.; Fonte, R.; Ferreira, M.A.

See all (10)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-11-08 at 15:54:39 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal