Subject:
Aulas “sob medida” no Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano
Resumo (PT):
Considerando a crescente globalização e a utilização de novas metodologias e de novas tecnologias,
os processos de ensino/aprendizagem têm de ser constantemente reinventados e adaptados à
mudança. Requerem, também, uma permanente interatividade entre docentes e discentes, uma maior
criatividade no delineamento das aulas e de flexibilidade na sua adaptação às características,
interesses, experiências e vivências de cada estudante e de cada grupo, e uma maior
responsabilização de todas as partes envolvidas. A prática pedagógica relatada neste artigo refere-se
a aulas “feitas à medida», em que o ensino é ajustado às características específicas de cada estudante
e de cada grupo, o que permite criar ambientes de sala de aula diferenciados, atuais e interativos. E
aplicada, como estudo de caso, à unidade curricular “Modelos de Localização e Mercado Imobiliário”,
do curso de Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano, das Faculdades de Engenharia e de
Arquitetura da Universidade do Porto. O estudante passa a assumir um papel central nos processos
de ensino e de aprendizagem. O professor, por seu turno, para além do seu papel tradicional de
transmissor de conhecimentos, passa a assumir novos papéis e funções, como sejam a moderação da
discussão, a facilitação da sistematização, e a garantia da pluralidade e diversidade de pontos de
vista, estimulando o raciocínio, a aplicação e a inter-relação de conceitos, ideias, metodologias, e
experiências profissionais, enquadrando e promovendo a sua discussão crítica, estimulando a
interação, e tomando mais eficiente a utilização do tempo, de forma ajustada à personalidade de cada
aluno e de cada grupo, e às suas respetivas experiências de vida e profissionais.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
8
License type: