Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Aulas “sob medida” no Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano
Publication

Aulas “sob medida” no Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano

Title
Aulas “sob medida” no Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2021-07-16
Authors
Emília Malcata Rebelo
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Conference proceedings National
Pages: 449-456
CNaPPES.21: 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
12 a 16 de julho de 2021
Other information
Subject: Aulas “sob medida” no Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano
Resumo (PT): Considerando a crescente globalização e a utilização de novas metodologias e de novas tecnologias, os processos de ensino/aprendizagem têm de ser constantemente reinventados e adaptados à mudança. Requerem, também, uma permanente interatividade entre docentes e discentes, uma maior criatividade no delineamento das aulas e de flexibilidade na sua adaptação às características, interesses, experiências e vivências de cada estudante e de cada grupo, e uma maior responsabilização de todas as partes envolvidas. A prática pedagógica relatada neste artigo refere-se a aulas “feitas à medida», em que o ensino é ajustado às características específicas de cada estudante e de cada grupo, o que permite criar ambientes de sala de aula diferenciados, atuais e interativos. E aplicada, como estudo de caso, à unidade curricular “Modelos de Localização e Mercado Imobiliário”, do curso de Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano, das Faculdades de Engenharia e de Arquitetura da Universidade do Porto. O estudante passa a assumir um papel central nos processos de ensino e de aprendizagem. O professor, por seu turno, para além do seu papel tradicional de transmissor de conhecimentos, passa a assumir novos papéis e funções, como sejam a moderação da discussão, a facilitação da sistematização, e a garantia da pluralidade e diversidade de pontos de vista, estimulando o raciocínio, a aplicação e a inter-relação de conceitos, ideias, metodologias, e experiências profissionais, enquadrando e promovendo a sua discussão crítica, estimulando a interação, e tomando mais eficiente a utilização do tempo, de forma ajustada à personalidade de cada aluno e de cada grupo, e às suas respetivas experiências de vida e profissionais.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 8
License type: Click to view license CC BY-NC-SA
Documents
We could not find any documents associated to the publication with allowed access.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-10-06 at 09:50:39 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal