Resumo (PT):
A flutuação dos preços das mercadorias constitui um factor de complexidade nas decisões de compra de matérias primas. Se um mercado for considerado eficiente, fará sentido adoptar políticas de compra passivas, através das quais se procuram transferir para terceiros os riscos associados ao movimento dos preços ou ainda adquirir as mercadorias a um custo tanto quanto possível próximo do preço médio do mercado.
Nesta comunicação descreve-se uma política alternativa que envolve a compra de mercadorias através dos mercados de futuros e com a qual se pretende reduzir, no longo prazo, o custo de aquisição de matérias primas, mantendo os riscos associados a flutuação dos preços dentro de limites aceitáveis. A política baseia-se em previsões dos preços efectuadas com base nos modelos com tendência de Taylor e numa regra heurística para a compra de futuros, desenvolvida pelos autores.
Os resultados do teste desta política na simulação da aquisição de futuros de milho e de soja, na bolsa de Chicago, ao longo dos anos 1977-87 1982-87, respectivamente, constituem claros indicadores da possibilidade de se obterem poupanças significativas em relação ao preço médio do mercado, mesmo por compradores com razoável aversão ao risco.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific