Resumo (PT):
Numa época de imensos desafi os socioeconómicos, assomou um conceito
que parece ubíquo: o de empreendedorismo, acompanhado por uma narrativa
empreendedora que o suporta. O que está por detrás da narrativa empreendedora
nas artes e na cultura? É realmente empoderadora como proclama? Como se apõe
este fenómeno às realidades portuguesa e brasileira em termos de trabalho criativo nas
artes e na cultura? Que tipos de empreendedorismo existem? É isso que nos propomos
responder neste artigo. Primeiro, elaboramos um estado da arte para uma análise
mais fi na do fenómeno do empreendedorismo ao longo dos tempos. Em seguida,
estudamos o impacto deste fenómeno em Portugal e no Brasil a partir de dois case
studies paradigmáticos: a Casa da Xiclet no Brasil e o Maus Hábitos em Portugal.
Abstract (EN):
In a time of immense socioeconomic challenges, a seemingly ubiquitous
concept manifested itself: entrepreneurialism, along with the entrepreneurial
narrative that supports it. What is behind the entrepreneurial narrative in arts
and culture? Is it really as empowered as it proclaims? How does it overlap with
Portuguese and Brazilian realities of creative work in culture and the arts? What kinds
of entrepreneurialism are there? That is what this paper sets out to answer. Firstly, we
go through the state of the art to enable a fi ner analysis of the entrepreneurialism
phenomenon through time. Next, we study its impacts in Portugal and Brazil from
two paradigmatic case studies: Casa da Xiclet [Xiclet House] in Brazil and Maus
Hábitos [Bad Habits] in Portugal.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/article/view/33420