Resumo (PT):
A presente dissertação analisa a evolução da fotografia como ferramenta incorporada na disciplina de arquitetura, e, num primeiro momento, estuda a sua
utilidade no exercício de criação, construção e divulgação do mundo arquitetónico.
Num segundo momento, é analisado o modo como a fotografia pode manipular a
interpretação do observador, através de escolhas que o fotógrafo exerce, criando
assim, narrativas que podem conter discursos visuais distintos.
Seguindo este fio condutor, a estrutura do trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, é realizada uma abordagem histórica geral do universo da
fotografia, seguindo-se o enfoque no estudo sobre a fotografia de arquitetura,
assim como a relação inerente entre fotógrafos e arquitetos. Continuando o
estudo e análise desta temática, no segundo capítulo, é exposta uma reflexão
sobre as possibilidades do uso da fotografia, como ferramenta presente nas
diversas etapas do processo de conceção, representação e comunicação da
arquitetura. Ainda neste capítulo, são analisados dois tipos de discursos fotográficos passíveis de reconhecimento na contemporaneidade, que se elegeu como
discurso utópico e discurso crítico. A exploração destes dois discursos é aprofundada através de um estudo comparativo entre dois fotógrafos, nomeadamente,
Fernando Guerra e Iwan Baan. No último e terceiro capítulo, foi elaborado um trabalho fotográfico como término desta dissertação, que demonstra empiricamente
o estudo teórico realizado, que tem como objeto de estudo duas narrativas visuais
entre a estação de metro da Lapa em relação com o Bairro da Bouça do arquiteto
Álvaro Siza Vieira.
Esta dissertação tem como principal objetivo a consciencialização dos leitores
para as múltiplas potencialidades da fotografia de arquitetura como meio de expressão, exploração e suporte de comunicação, tendo para o efeito, a demonstração das diversas vertentes da fotografia, como uma ferramenta polivalente com
inúmeras possibilidades. De facto, a fotografia pode ser utilizada como instrumento de análise crítica, como forma de expressão e comunicação em diversas fases
do processo de conceção, representação e comunicação do projeto de arquitetura,
cujo produto final de compreensão crítica e poética, adquire um valor bastante
mais significativo que um mero registo espacial
Abstract (EN):
This dissertation analyzes the evolution of photography as a tool incorporated
in the discipline of architecture, and, at first, studies its usefulness in the exercise
of creation, construction and dissemination of the architectural world. In a second
moment, how photography can manipulate the observer's interpretation, through
choices that the photographer makes, creating therefore, narratives that can have
distinct visual discourses.
In this sense, the structure of the work is divided into three chapters. In the
first, a general historical approach to the universe of photography is carried out,
and then the focus is on the study of architectural photography, as well as the
inherent relationship between photographers and architects. Continuing with this
line of study and analysis of photography and architecture, in the second chapter,
is exposed a reflection on the possibilities of using photography as a tool present
in the various stages of the process of design, representation and communication
of architecture. Still in this chapter, is presented an analysis of two types of photographic discourses that can be recognized in contemporaneity, entitled as utopian
discourse and critical discourse. The research of this discourses, is deepened with
a comparative study of two photographers, Fernando Guerra and Iwan Baan. In the
last and third chapter, a photographic work was elaborated, which empirically demonstrates the theoretical study carried out, having as object of study two visual
narratives between the metro station Lapa in relation to the Bairro da Bouça by
the architect Álvaro Siza Vieira.
This dissertation has the main objective of making the readers aware of the
multiple potentials of architectural photography as a means of expression, exploration and communication support, having for this purpose, the demonstration
of the different aspects of photography, as a multipurpose tool with countless
possibilities. In fact, photography can be used as an instrument of design, critical
analysis and as a form of expression and communication in various phases of the
process of conception and representation and communication of the architectural
project, whose final product of critical and poetic understanding acquires a value
far more significant than a mere spatial record.
Language:
Portuguese