Resumo (PT):
Francisco Trindade adota uma atitude constante de dúvida metódica. «Terá sido mesmo assim?» é a pergunta-chave que o acompanha, e que, sob diferentes formulações, o leitor encontrará frequentemente ao longo deste volume. Para lhe responder, o autor privilegia a consulta de textos e documentos dos séculos XV-XVII e sua correta interpretação.
O papel que assume é, em grande medida, o de destruidor de ideias feitas e mitos, atitude explicitamente assumida em diversas ocasiões e anunciada, desde o início, pelas epígrafes escolhidas (...). Mesmo quem (e confesso ser esse o meu caso) entenda que os mitos têm, devem ter, e fatalmente terão, funções importantes a cumprir não poderá ficar indiferente à fundamentada desconstrução de imagens historicamente elaboralas epígrafes escolhidas (...).
Mesmo quem (e confesso ser esse o meu caso) entenda que os mitos têm, devem ter, e fatalmente terão, funções importantes a cumprir não poderá ficar indiferente à fundamentada desconstrução de imagens historicamente elaboradas da infanta Joana que este volume constitui. - do prefácio - Filipe Alves Moreira.as da infanta Joana que este volume constitui. - do prefácio - Filipe Alves Moreira.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
383
ISBN:
978-989-33-0164-7