Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > "Zoom fatigue": o impacto do regime de ensino a distância de emergência na saúde dos docentes em teletrabalho
Publication

"Zoom fatigue": o impacto do regime de ensino a distância de emergência na saúde dos docentes em teletrabalho

Title
"Zoom fatigue": o impacto do regime de ensino a distância de emergência na saúde dos docentes em teletrabalho
Type
Thesis
Year
2021-11-22
Authors
Laertes Gomes da Silva
(Author)
FPCEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Psychology
Other information
Resumo (PT): O ano de 2020 será sempre certamente recordado como o ano em que o mundo parou e se transformou a vários níveis devido ao surgimento da COVID-19, uma doença contagiosa que, pelas suas características e nível de risco tanto para o próprio indivíduo como para a saúde pública levou a que as diversas nações do Mundo recorressem a medidas de controlo da liberdade da população. Em Portugal, as principais medidas adotadas foram o confinamento obrigatório, o isolamento profilático e a implementação do teletrabalho na função pública. Um dos setores que sofreu largas modificações em detrimento destas medidas foi o setor da educação, já que, em Abril de 2020, milhares de docentes tiveram de planear e adaptar o seu trabalho aos moldes do ensino a distância de emergência, por forma a garantir que o percurso escolar dos alunos não fosse interrompido durante a fase de confinamento instaurada no país. É neste contexto que surge o âmbito da presente dissertação. O presente trabalho define-se como um estudo exploratório e tem como objetivo geral o de caracterizar o impacto do exercício da docência em teletrabalho na saúde dos docentes de ensino básico portugueses, nos moldes do regime de ensino a distância de emergência implementado em detrimento da pandemia COVID-19, sendo o enfoque específico o do fenómeno da fadiga do “zoom”. Para tal, recorreu-se a uma metodologia mista aplicada em duas fases de investigação: primeiramente através da construção e aplicação de um inquérito por questionário online, que continha a Zoom Exhaustion and Fatigue Scale, e em seguida através da realização de entrevistas semiestruturadas e a análise do conteúdo das mesmas sob os pressupostos definidos por Braun e Clarke (2006). Na primeira fase de investigação participaram 94 docentes de ensino básico. Desses 94 docentes, 3 aceitaram participar na segunda fase de investigação. Os dados obtidos na primeira fase de investigação demonstram que o fenómeno da fadiga do zoom teve uma preponderância relevante na amostra, já que as médias das subescalas de Fadiga Geral, Motivacional, Visual, Social e Emocional apresentaram valores superiores ao valor médio da escala (2,5). A análise dos dados obtidos na segunda fase de investigação permitiu a identificação de três grandes temas: fatores potencializadores de fadiga e/exaustão, que inclui subtemas como fatores relacionados com a tecnologia, fatores relacionados com o encarregado de educação, fatores relacionados com o aluno e fatores relacionados com a entidade empregadora; características da atividade docente em teletrabalho, que inclui subtemas como uso dos equipamentos pessoais do docente, digitalização das tarefas e prolongamento da jornada de trabalho; e ainda o impacto do teletrabalho na saúde do docente, que inclui subtemas como sintomas físicos, sintomas psíquicos e sensações experienciadas.
Language: Portuguese
No. of pages: 71
Documents
File name Description Size
DissertaçãoLaertesSilvaup201404273_“Zoom Fatigue”O impacto do regime de ensino a distância de emergência na saúde dos docentes em teletrabalho "Zoom fatigue": o impacto do regime de ensino a distância de emergência na saúde dos docentes em teletrabalho 779.08 KB
There are documents associated to the publication without allowed access.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-11-05 at 12:22:21 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal