Resumo (PT):
A presente dissertação debruça-se sobre aquilo que Antón Capitel designou como um
dos “mais interessantes e complexos temas de composição em arquitetura”
- a Reabilitação.
A dificuldade inerente a esta temática está associada à procura de uma solução coerente e
equilibrada entre conceitos aparentemente paradoxais: permanência e transformação, tradição
e inovação, passado e presente, valorização da preexistência e a necessidade de se adaptar às
exigências contemporâneas.
O reconhecimento de que uma dada herança da evolução humana deve ser transmitida às
gerações futuras está subjacente a uma determinada carga valorativa
que a sociedade que os
herda atribui, conferindo a esses vestígios do passado o estatuto de património. Tratar-se-ia,
por isso, de um processo simbólico de legitimação social e cultural de determinados objetos
que conferem a um grupo um sentimento coletivo de identidade.
A problemática inerente a como intervir em contexto preexistente, neste caso, numa
casa vernacular localizada no concelho do Peso da Régua, motiva a construção de uma
narrativa teórica que auxilia o exercício de projeto, assente numa contextualização analítica e
reflexiva de como foi sendo feito ao longo do tempo, bem como no conhecimento aprofundado
das circunstâncias e condicionantes do objeto a intervir, de forma a encontrar uma solução
arquitetónica adequada.
Não havendo uma teoria universal de atuação, as circunstâncias que estão subjacentes
a cada intervenção serão distintas e cabe ao arquiteto “ter a sensibilidade para, através do
conhecimento da preexistência, fazer uma síntese entre o passado e o presente, acrescentando
novos significados e utilidades ao existente, sem o destruir ou anular.”
Assim, o arquiteto
caminha no fio da navalha entre o pastiche historicista e a exaltação contemporânea, correndo
o risco, no primeiro caso, de congelar a arquitetura, de musealizá-la, tornando-a desajustada às
exigências contemporâneas e, no segundo, de os valores introduzidos anularem a natureza e o
caráter documental da própria obra.
Abstract (EN):
This dissertation focuses on Antón Capitel, one of the “most interesting and complex
architectural composition themes”
- Rehabilitation. This theme’s inherent difficulty is
associated with searching for a coherent and balanced solution between apparently paradoxical
concepts: permanence and transformation, tradition and innovation, past and present, valuing
pre-existence and the need to adapt to contemporary demands.
The policy of conserving human evolution’s testimonies has been changing over time,
from the most remote times to our days, depending on the culture and the geographical place.
From this point of view, the intention to prolong a material heritage’s life has always relied
on recognizing its values and meanings, whether or not they legitimized its future. Hence
there is an unmeasurable list of works that have not survived until then, vulnerable either to
vandalism, harmful re-use or even to the natural effects of degradation.
The inherent problem of how to intervene in the pre-existing context, in the case of a
vernacular house inserted in the municipality of Peso da Régua, it motivates the construction
of a theoretical narrative that helps the exercise of project. Based on an analytical and reflexive
contextualization of how it has been done over time and on an in-depth knowledge of the
object’s circumstances and conditioning factors to intervene and find an adequate project
solution.
In the absence of a universal theory of action, the circumstances underlying each
intervention will be different. It is up to the architect “to have the sensitivity, through knowledge
of pre-existence, to make a synthesis between the past and the present. They are thus adding
new meanings and utilities to the existing, without destroying or nullifying it”.
Thus, the architect walks on the razor’s edge between historicist pastiche and
contemporary exaltation. Running the risk, in the first case, of freezing the architecture,
to integrate into a museum or to transform into a museum piece it, making it unsuited to
contemporary demands, and, in the second, of the values introduced annulling the nature and
documentary character of the work itself.
Language:
Portuguese