Resumo (PT):
Este artigo constitui uma breve reflexão acerca da relação entre
a música e as representações identitárias de mulheres romenas imigrantes
em Portugal, nomeadamente na Área Metropolitana do Porto (Porto, Maia,
Valongo, Póvoa de Varzim e Vila Nova de Gaia). Partindo do pressuposto
de que a música é uma forte componente do dia-a-dia destas mulheres,
destacamos a sua relevância como um meio de resistência, de afirmação
e de sobrevivência na sua viagem e acolhimento em Portugal. Além disso,
baseando-nos na aplicação de uma metodologia qualitativa, assente na
realização de 20 histórias de vida a mulheres romenas imigradas em Portugal, concluímos que existe um gap entre aquela que é a cultura de origem e a
cultura do país de acolhimento: no sentido em que não sãoenfatizados o
multiculturalismo e a partilha de gostos, de estéticas e de memórias do
contexto de origem. Aliás, tal aspecto é tanto mais premente quando
pensamos na forte estigmatização e discriminação de que estas mulheres
são alvo diariamente numa lógica de violência simbólica – e por vezes,
física. Mais ainda, a música tende a ser o meio que as une à sua cultura, às
suas memórias, às suas tradições familiares e vicinais, assumindo-se como
um poderoso veículo de reconstrução identitária na ultrapassagem das
dificuldades quotidianas.
Abstract (EN):
This article is a brief refl ection on the relationship between music
and the identity representations of Romanian immigrant women in Portugal,
namely in the Metropolitan Area of Porto (Porto, Maia, Valongo, Póvoa de
Varzim and Vila Nova de Gaia). Starting from the assumption that music is a
strong component of the daily life of these women, we highlight its relevance
as a means of resistance, affi rmation and survival in their journey and reception
in Portugal. Moreover, based on the application of a qualitative methodology,
based on the completion of 20 life stories of Romanian women immigrants in
Portugal, we conclude that there is a gap between what is the culture of origin
and the culture of the host country: in the sense that multiculturalism and the
sharing of tastes, aesthetics and memories of the context of origin are not
emphasized. In fact, this aspect is all the more pressing when we think about
the strong stigmatization and discrimination that these women suffer daily in
a logic of symbolic - and sometimes physical - violence. Furthermore, music
tends to be the means that unites them to their culture, their memories, their
family and neighbourhood traditions, assuming itself as a powerful vehicle of
identity reconstruction in overcoming daily difficulties.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific