Resumo (PT):
Introdução: A criação de um elo entre a saúde e a educação é essencial para que as crianças adoptem conhecimentos, hábitos e atitudes promotoras de saúde. O refeitório escolar deve oferecer refeições saudáveis e seguras que ajudem a satisfazer as necessidades nutricionais e energéticas dos alunos. É ao mesmo tempo um espaço onde os hábitos alimentares saudáveis devem ser estimulados e praticados.
Objectivos: Este estudo avalia qualitativamente as ementas dos Jardins-de-infância e Escolas do Primeiro Ciclo da rede pública do concelho de Pombal.
Material e métodos: Estabeleceram-se critérios de qualidade com base nas principais recomendações para a elaboração de ementas saudáveis, aos quais as ementas recolhidas deveriam obedecer para serem consideradas adequadas em termos nutricionais e alimentares à população escolar e fez-se uma análise qualitativa detalhada das mesmas ementas relativa à constituição da sopa, do prato, da sobremesa e outros aspectos relevantes.
Resultados: Verificou-se que existem desequilíbrios do ponto de vista alimentar, com destaque para o fornecimento insuficiente de produtos hortícolas na sopa e no prato, o predomínio do fornecimento de carne (especialmente de mamíferos) em relação ao de peixe e fornecimento insuficiente de fruta fresca à sobremesa. A frequência de fritos corresponde ao dobro do recomendado.
Discussão: Verificou-se que a elaboração das ementas era maioritariamente feita por pessoal não qualificado, o que pode ter contribuído para as falhas encontradas, bem como a influência de comentários feitos pelos encarregados de educação e pelas preferências dos alunos. Considera-se ainda que a legislação nesta área é insuficiente, não prevendo a obrigatoriedade da supervisão técnica na elaboração das ementas.
Conclusões: Este trabalho revela a necessidade de realizar intervenções junto da população escolar para delinear medidas que possam contribuir para a melhoria da alimentação escolar.
Abstract (EN):
Introduction: It is essential to create a relationship between health and education to influence children adopting knowledge, habits and attitudes that promote health. School canteens should supply healthy and safe meals in order to satisfy student’s nutritional and energetic needs. It is a place where healthy food habits should be stimulated and practiced.
Aims: On this study, it was developed a qualitative evaluation of school menus of public pre schools and elementary schools from Pombal municipality.
Material and methods: Some quality criteria were previously established based on main recommendations for the elaboration of healthy menus, and menus under evaluation should follow them to be considered adequate in terms of nutritional content and balance. A detailed analysis including aspects related to soup, main course and dessert and other aspects considered relevant was also performed.
Results: From menus’ analysis, there were observed some unbalances such as vegetables‘ insufficient supply in soups and main course, reduced fish offer and insufficient presence of fruit. Fried foods’ frequencies were twice higher than recommendations.
Discussion: It was found that menus elaboration was done by non qualified personnel, what may have contributed to the unbalance found, as well as the parents’ comments regarding menus and by preferences of students. Besides that the legislation is scarce since it does not oblige technical supervision of menus‘elaboration.
Conclusions: This study shows that it is necessary to make interventions in scholar community to create interventions that contribute to improve quality of scholar food.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
adarocha@fcna.up.pt
Notes:
<a href="http://www.scopus.com/record/display.url?eid=2-s2.0-77957106760&origin=resultslist&sort=plf-f&src=s&st1=Avalia%C3%A7%C3%A3o+qualitativa+das+ementas+dos+jardins-de-inf%C3%A2ncia+e+escolas+do+primeiro+ciclo+de+Pombal&sid=5mp_KjakQ_LqVpsQSif_hn3%3a290&sot=q&sdt=b&sl=115&s=TITLE-ABS-KEY-AUTH%28Avalia%C3%A7%C3%A3o+qualitativa+das+ementas+dos+jardins-de-inf%C3%A2ncia+e+escolas+do+primeiro+ciclo+de+Pombal%29&relpos=0&relpos=0&searchTerm=TITLE-ABS-KEY-AUTH%28Avalia%C3%A7%C3%A3o%20qualitativa%20das%20ementas%20dos%20jardins-de-inf%C3%A2ncia%20e%20escolas%20do%20primeiro%20ciclo%20de%20Pombal%29">Indexado na Scopus</a>