Resumo (PT):
Pretendo, neste trabalho, retomar uma refl exão sobre a
importância dos conhecimentos sobre variação e mudança linguísticas na
formação de professores de língua materna, partindo do princípio de que
os saberes científi cos são pressupostos da prática pedagógico-didática.
Nesta perspetiva, sublinharei a relevância informativa e formativa dos
conhecimentos sobre variação e mudança linguísticas para atingir metas e
realizar objetivos relacionados com o ensino da variação da língua e da sua
origem e evolução.
A compreensão dos fenómenos de variação e mudança permite a
consciencialização do fl uir da língua no tempo e contribui para a compreensão
de que a variação de uma língua é uma dimensão intrínseca e consubstancial
do seu funcionamento e da sua historicidade. Os traços de sincronias do
passado são fruto de uma confi guração linguística e referencial diferentes,
transversais a todos os níveis de análise: a nível da fonética, da morfologia,
do léxico, mas também da conetividade sequencial e da ordem sintática.
Acresce ainda considerar a inseparabilidade entre o texto e o seu
contexto: o sentido do texto antigo depende de referentes contextuais que
se alteraram substancialmente e é preciso ter consciência dessa alteração. A
partir da análise de fenómenos da história do português, tentarei, portanto,
demonstrar a inseparabilidade entre as dimensões informativa e formativa
da refl exão sobre variação e mudança linguísticas.
Abstract (EN):
In this paper, I intend to return to a refl ection on the
importance of knowledge about linguistic variation and change in the
training of native language teachers, assuming that scientifi c knowledge is
a presupposition of pedagogical-didactic practice. From this perspective, I
will underline the informative and formative relevance of knowledge about
language variation and change in order to achieve goals and accomplish
objectives related to the teaching of language variation and its origin and
evolution.
Understanding the phenomena of variation and change allows awareness
of the fl ow of language over time and contributes to the understanding that
the variation of a language is an intrinsic and consubstantial dimension of
its functioning and its historicity. Synchrony traces of the past are the result
of a different linguistic and referential confi guration, transversally at all
levels of analysis: in phonics, morphology, lexicon, but also in sequential
connectivity and syntactic order.
In addition, the inseparability between the text and its context must be
considered: the meaning of the old text depends on contextual referents that
have changed substantially and it is necessary to be aware of this change.
From the analysis of phenomena in the history of Portuguese, I will attempt
to demonstrate the inseparability between the informative and formative
dimensions of refl ection on linguistic variation and change.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific