Resumo (PT):
Ainda que alguns estudos evidenciem uma clivagem entre as práticas e as
orientações curriculares para o ensino da língua materna, no currículo português houve
sempre algum espaço para o ensino da gramática. O debate foca-se em torno das questões
“para quê ensinar gramática?”, “o que ensinar?” e “como ensinar?”. No caso português,
em resposta à primeira questão, destaca-se o desenvolvimento da consciência
linguística e a construção de conhecimento explícito sobre a língua, de modo a formar
cidadãos linguística e discursivamente competentes nos usos de língua, em contextos
de oral formal e público, na leitura e na escrita. Através de uma visão panorâmica dos
documentos curriculares, bem como de outros documentos oficiais, em resposta à segunda
questão, explicitou-se o que se ensina sobre gramática no currículo português.
Finalmente, por ser uma das abordagens de ensino da gramática com mais investigação
empírica, apresenta-se o Laboratório Gramatical como uma boa prática.
Abstract (EN):
Although some studies evidenced a divide between the practices and the curricular
guidelines for first language teaching, in the Portuguese curriculum, there was
always some place for grammar teaching. The debate focuses on the questions "why
teach grammar?", "what to teach?" and "how to teach?" In the Portuguese case, answering
to the first question, we may identify the development of linguistic awareness and
the construction of explicit knowledge about the language, in order to form linguistically
and discursively competent citizens, using language proficiently in oral formal and
public contexts, in reading and in writing. Through an overview of the curricular guidelines,
as well as other official documents, the answer to the second question points at
what is taught about grammar in the Portuguese curriculum. Finally, since it is one of
the grammar teaching approaches with more empirical research, the Grammar Lab is
presented as being a good practice.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific