Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Relatório de Estágio Profissional "As jornadas de um professor na descoberta da profissão"
Publication

Relatório de Estágio Profissional "As jornadas de um professor na descoberta da profissão"

Title
Relatório de Estágio Profissional "As jornadas de um professor na descoberta da profissão"
Type
Thesis
Year
2018-11-07
Authors
João Pedro Valente Soares da Cunha
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Associated Institutions
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): O Estágio Profissional marca a passagem da teoria à prática. Colocado pela primeira vez num contexto real de aula, responsável pelo planeamento, lecionação e avaliação de uma turma de ensino secundário o estudante-estagiário passa por um período de intensas aprendizagens, fruto da prática e da reflexão sobre ela. Este relatório de estágio dá, numa primeira fase, a conhecer ao leitor o estudante-estagiário, para que melhor se compreenda as suas vivências e de que forma elas influenciaram este trajeto, seguindo depois para a narração de todas as experiências vividas durante o Estágio Profissional e todo o conhecimento proveniente dessas vivências. Encontra-se dividido em cinco capítulos, cada um deles desdobrado em vários subcapítulos, dispostos segundo uma ordem lógica e de fácil compreensão para o leitor. O primeiro capítulo ocupa-se da “Introdução” do documento e informa o leitor sobre o que poderá ser encontrado no seu desenvolvimento. O segundo capítulo diz respeito ao “Enquadramento Pessoal” e conta com uma pequena biografia do autor bem como as suas conceções de ensino e expectativas iniciais. O capítulo três debruça-se sobre o “Enquadramento da Prática Profissional”, e elucida o leitor sobre o enquadramento legal do Estágio Profissional, a escola onde este foi realizado, o núcleo de estágio e a turma pela qual ficou responsável. A “Realização da Prática Profissional” relata as experiências e aprendizagens decorrentes da prática, em contexto de lecionação e extracurricular, bem como o papel que a reflexão teve no seu desenvolvimento global e enquanto estudante-estagiário. O capítulo termina com o estudo “A influência da utilização de equipas estáveis ao longo do tempo e de um quadro competitivo nas aulas de Educação Física: um estudo sobre a perceção dos alunos” desenvolvido pelo estudante estagiário ao longo do ano. O último capítulo diz respeito às “Conclusões e Perspetivas para o Futuro”.
Abstract (EN): The Teaching Internship marks the transition from theory to practice. Placed for the first time in a real context of practice and being responsible for the planning, teaching and evaluation of a secondary education class, the intern goes through a period of intense learning that stems from practice and reflection on it. On a first stage, this internship report enables the reader to know about the intern, his life experience and how it has influenced his path, and moves on into narrating all the experiences he lived during the internship, together with all the knowledge provided by them. It is divided into five chapters, each of them broken down into several sub-chapters, disposed in a logical order and easy for the reader to understand. The first chapter deals with the “Introduction” of the document and tells the reader about what can be found within it. The second chapter deals with the “Personal Framing” and includes a small biography of the author as well as his perceptions on teaching and initial expectations. Chapter three focuses on the “Professional Practice Framework” and enlightens the reader about the legal framework of the professional internship, the school where it was held, the core of the internship and the class for which was responsible. The “Professional Practice Performance” reports on the experiences and learning resulting from the practice, both in the teaching and extracurricular context, as well as the role that the reflection had in the overall development of the intern. The chapter ends with the study “The influence of the use of stable teams over time and a competitive framework in Physical Education classes: a study on student perception” developed by the intern throughout the year. The last chapter is about “Conclusions and Perspectives for the Future”. Key words:
Language: Portuguese
Documents
File name Description Size
Relatório Final de João Pedro Valente Soares da Cunha Relatório de Estágio Profissional "As jornadas de um professor na descoberta da profissão" 1369.09 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-21 at 16:14:43 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book