Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Relatório de Estágio Profissional  - "A dificuldade não está em ser, a dificuldade está em desenvolver a Profissão de Professor"
Publication

Relatório de Estágio Profissional  - "A dificuldade não está em ser, a dificuldade está em desenvolver a Profissão de Professor"

Title
Relatório de Estágio Profissional  - "A dificuldade não está em ser, a dificuldade está em desenvolver a Profissão de Professor"
Type
Thesis
Year
2018-11-06
Authors
Sara Catarina Pinto Santos Silva
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Associated Institutions
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): O Estágio Profissional assume-se como a última etapa de um académico e como a primeira de um recém profissional. É um acumular de conhecimentos, vivências, experiências, estudos, reflexões e sentimentos que nos torna aptos para o desenvolvimento da profissão. Este relatório apresenta o crescimento pessoal e profissional de uma estudante estagiária, que aprimorou ao longo de um ano letivo as suas competências como professora, definiu ainda mais a sua identidade pela profissão, desenvolveu apetência e respeito pela profissão que desempenhou. Foi um longo caminho, cheio de estudo, tarefas, práticas pedagógicas, pesquisa, processos de ensino-aprendizagem, responsabilidades, cumprimento de horários e prazos e foi um ano com muito trabalho não só académico. Este documento está organizado por capítulos, e nesses capítulos são apresentados os temas mais importantes para a estudante estagiária durante todo o seu caminho. Os principais pontos deste documento, abordam o enquadramento pessoal, o que ela foi, o que é e o que a levou a escolher este rumo; o enquadramento institucional que apresenta a escola, os alunos, a comunidade escolar, os regulamentos indispensáveis durante todo o ano, o núcleo de estágio, a professora cooperante e o porquê da profissão de professor; o enquadramento operacional é divido em três áreas fundamentais que agrupam todo o processo num só. A área 1 diz respeito à organização e gestão do ensino aprendizagem que engloba a conceção, o planeamento, a realização e a avaliação, a área 2, participação na escola e relações com a comunidade e a área 3, desenvolvimento profissional. Ainda neste documento é apresentado um estudo de investigação sobre as aulas de educação física e por fim, é apresentado as últimas linhas de despedida a este ano sabático.
Abstract (EN): The professional stagium assume has the last stage of academic student and the first of newly professional. It is an accumulation of knowledge, experiences, studies, reflections and feelings that makes us fit for the job market. This report presents the personal and professional growth of a trainee student, who has improved her competences as a teacher over the course of a school year, promoted more her identity by profession, developed a inclination and respect for her profession. It was a long way, full of study, tasks, pedagogical practices, research, teaching-learning processes, responsibilities, accomplishment of schedules and deadlines. It was a year not only with academic work. In this document it is organized by chapters, and in these chapters the most important topics for the trainee teacher are addressed all the way. The main points of this document address the personal framework, what she was, what she is and what led her to choose this course; the institutional framework that presents the school, the students, the school community, the indispensable regulations throughout the year, the internship nucleus, the cooperating teacher and the reason for the profession of teacher; the operational framework is divided into three key areas that group the whole process into one. Area 1 relates to the organization and management of teaching learning that englobes the cenception, the planning, the implementation and evaluation, area 2, englobes the participation in school and community relations and area 3, professional development. Also in this document is presented a research study on physical education classes and finally, the last lines of farewell to this sabbatical year are presented.
Language: Portuguese
Documents
File name Description Size
Relatório Final de Sara Catarina Silva Relatório de Estágio Profissional  - "A dificuldade não está em ser, a dificuldade está em desenvolver a Profissão de Professor" 1510.04 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-19 at 13:07:46 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book