Resumo (PT):
A presente comunicação surgiu da motivação para monitorizar a nossa
prática letiva a fim de entender melhor a importância atribuída pelos estudantes
à competência oral e a sua perceção relativamente ao desenvolvimento desta
competência na sala de aula de Alemão Língua Estrangeira (ALE) e Português
Língua Estrangeira (PLE) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).
O foco de estudo centra-se nas perspetivas de 42 estudantes que se encontravam a
estudar ALE (após concluírem o nível A1.1) e 19 estudantes que se encontravam
a estudar PLE (durante a frequência do nível A1.2), na FLUP, no ano letivo de
2015/2016. O trabalho foi concebido como um estudo qualitativo exploratório
com vista a recolher informações que possibilitassem caracterizar os participantes
em traços gerais e no que se refere às motivações para o estudo da língua-alvo.
Além disso, visou-se detetar as principais dificuldades na aprendizagem do ALE
e do PLE, assim como conhecer as práticas que mais aprazem aos aprendentes
no treino da oralidade em sala de aula. Para a obtenção de dados foram aplicados
dois questionários; um para o Alemão (no final do 1.º semestre) e outro para o
Português (no meio do 2.º semestre), atendendo à especificidade dos aprendentes.
Os resultados, obtidos através da comparação dos dois grupos de estudantes, embora
manifestando algumas divergências, revelaram importantes pontos de contacto.
Avançamos com a suposição de que as principais divergências se devem ao facto
de os estudantes de PLE se encontrarem em contexto de imersão, ao contrário dos
estudantes de ALE.
Abstract (EN):
This paper results from our motivation to monitor the way we practice
teaching in order to better understand the importance attributed to oral competence
by foreign language students and their perceptions regarding the development
of this competence in the classroom. The study deals with German as a Foreign
Language (GFL) and Portuguese as a Foreign Language (PFL) at the Faculty of
Arts of the University of Porto (FLUP). The focus is on the perspectives of 42
students who were studying GFL (after completing level A1.1) and 19 students
who were studying PFL (while attending level A1.2) at FLUP in the academic year
2015/2016. The study was conceived as a qualitative, exploratory study to collect
information that would enable the participants to be characterized in general terms
and with regard to their motivations for their learning of the target-language. In
addition, it aimed to identify the main difficulties in learning GFL and PFL, as well
as to know their preferences with regard to activities for the training of orality in the
classroom. To obtain data, two questionnaires were administered; one for German
(at the end of the first semester) and another for Portuguese (in the middle of the
second semester), taking into account the specificity of the learners. The results,
obtained by comparing the two groups of students, although displaying some
divergences, revealed important points in common. We advance the assumption
that the main divergences are due to the fact that PFL students are in a context of
immersion, unlike the students of GFL.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific