Resumo (PT):
Este trabalho procura retratar um momento de transformação no espaço urbano do Porto,
o seu “limite” de concelho e relação com a continuidade da área metropolitana e, a partir
daí, da forma como se estrutura esse lugar/trajecto na dialéctica entre a sua função e
o desenvolvimento da estrutura urbana. Pretende-se construir um olhar crítico sobre a
actualidade, considerando algumas formas de intervenção através da cooperação e do
planeamento intermunicipal.
Trata-se, na sua essência, de uma avaliação da prática urbana dos vários municípios numa
área/limite comum – por vezes, sob coordenação estratégica da Área Metropolitana do
Porto –, a Estrada da Circunvalação, sobre vários pontos de vista, mesmo que distintos,
mas todos legítimos e coerentes dentro do seu contexto. A Circunvalação é reconhecida
pelas várias frentes que a compõem como “objecto” de controvérsia, sendo alvo de debate
acompanhado por uma devida reflexão e avaliação contínuas.
São apontados, como factores relevantes, a manutenção e processo de mudança desta via,
na procura da sua identidade no conjunto urbano, tanto na sua totalidade ou, de forma
oposta e especifica, em sectores individuais.
Nesta extensão é procurado avaliar que, mesmo enquanto objecto de contestação, esta
via tem sido alvo do avanço da intervenção urbanística e arquitectónica, na procura de
valorizar a sua funcionalidade, a morfologia dos espaços, edifícios e pólos urbanos.
De forma a recolher os pontos essenciais relativos à temática em estudo, centralizamonos
nos casos em que houve um estudo mais exaustivo e debatido, mas também com
maior experimentação. Assim, alguns deles, já fruto de reabilitação urbana e garantia dos
interesses comuns, são acompanhados, na sua analise, de uma sensibilidade perante todas
estas influências.
O resultado final deste trabalho vai ao encontro do propósito da actual imagem urbana da
Circunvalação, pois foram isolados os casos mais pertinentes na sua caracterização, suas
diversidades e contradições, fazendo a comparação entre os problemas identificados e
proporcionando uma diferente perspectiva na forma de a representar.
Abstract (EN):
This piece intends to portrait a transformation moment in the urban area of Oporto, its
county “boundaries” and the connection it has with the expansion of the metropolitan area
and, thereafter, the way we structure that place/course in the dialectic between its function
and the development of the urban structure. I intend to build a critical point of view
of nowadays, considering some forms of intervention through cooperation and planning
between municipalities.
In its essence, it’s about an evaluation of the urban conventions of several parishes in
a common area/boundary – sometimes, under the strategic coordination of the “Area
Metropolitana do Porto” -, the “Estrada da Circunvalação”, under several points of view,
however different, but all legitimate and coherent in their context. The “Circunvalação”
is recognized by the different fronts that it’s made of like a controversial “object”, being
targeted with discussions accompanied by serious thinking and continuous evaluation.
The relevant factors that are pointed out are maintenance and the process of change in this
road, in search of its identity in the urban ensemble, either in its totality or, in an opposite
and specific way, in individual sectors.
This work intends to evaluate that, even as a contested object, this road has been the
target of advancing urban and architectonical intervention, with the goal of enhancing its
functionality, the morphology of the spaces, buildings and urban centers.
In order to collect the key points relating the topic under study, let’s focus on the cases
where there was a more exhaustive and debated study, but also with more experimentation.
Thus, some of them, already the result of urban rehabilitation and guarantee of common
interests, are accompanied, on their analysis, by sensitivity to all these influences.
The final outcome of this work comes across the purpose of the current urban image of
“Circunvalação”, for the most relevant cases in its characterization, its diversities and
contradictions were isolated, making the comparison between the identified problems and
providing a different perspective as to how it should be represented.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
License type: