Resumo (PT):
Esta dissertação surge da vontade de criação e experimentação dos efeitos da ilusão em
arquitectura, incidindo concretamente sobre uma vertente específica das ilusões e da perspectiva:
a anamorfose. Esta “perspectiva curiosa”, intitulada por Niceron (no seu manuscrito ‘‘La
Perspective curieuse ou magic artificielle des effets merveilleux’’ de 1638), constitui-se por uma
deformação formal previamente determinada, que se ‘’corrige’’ quando observada de um ponto
de vista específico. Nesse jogo de procura pelo enquadramento concreto, a percepção espacial
do indivíduo é manipulada, evidenciando as contingências do sistema cognitivo humano,
na sua relação com o espaço. Através do entendimento dos fundamentos da pirâmide visual,
apresenta-se nesta dissertação um exercício prático sobre a fenomenologia em arquitectura,
onde os sentidos do indivíduo são postos à prova. Este trabalho relata o processo de criação e
aplicação da anamorfose em espaço urbano, explorando novas sensações espaciais, onde se joga
com expectativas e contradições, realidade e aparência.
Estruturalmente, o trabalho organiza-se em 4 partes: I - introdução, II - ferramentas,
III - produtos e IV - conclusão. Na primeira parte, introduz-se o tema geral da dissertação,
sobre o uso da ilusão em arquitectura. É também feita uma descrição dos motivos e da
estrutura mais detalhada deste trabalho. A segunda parte, das ferramentas de trabalho,
contém dois capítulos com carácter de investigação teórica: um sobre a percepção e outro
sobre perspectiva. O primeiro debruça-se, de um ponto de vista geral, sobre a manipulação
da percepção através de ilusões de óptica, baseando-se nos princípios da Gestalt, e outros
conflitos perceptivos. O segundo foca-se na construção de ilusões ao serviço da arquitectura,
com base na perspectiva e em derivações da pirâmide visual, como a perspectiva acelerada e
a contraperspectiva. Recorrendo à análise de uma selecção de casos de estudo, apresentam-
-se as causas e efeitos de ilusões espaciais que pontuam a história da arquitectura.
A terceira parte – os produtos – destina-se exclusivamente à anamorfose, também ela,
uma derivação da perspectiva. Expõem-se as experiências práticas, fundamentais para um
conhecimento mais completo sobre o tema em questão, consolidando e aplicando os ensinamentos
da investigação teórica. Exploram-se diferentes abordagens, em forma e metodologia, desde o
processo criativo, à produção final – não sem antes apresentar uma contextualização histórica da
relação entre a anamorfose e arquitectura. Em modo de ‘’aprender brincando’’, as experiências
procuraram ser um jogo espacial de estímulo à curiosidade visual, incentivando à reflexão e
discussão sobre o espaço.
Finalizando, segue-se a quarta parte, de reflexão pessoal, onde se analisa o resultado das
intervenções, não só para a relação entre o indivíduo e o espaço, mas também para a cidade.
Conclui-se que as intervenções, ainda que efémeras, transformaram a qualidade do espaço
seleccionado, potenciando novos tipos de relações. Na anamorfose, o observador assume-se
como personagem principal, activo e determinante na construção da ilusão.
Abstract (EN):
This dissertation appear from the will of creation and experimentation of the real
efects of the use of illusion in architecture, focusing specifically on one kind of illusions and
perspective: the anamorphose. This curious perspective, as called by Niceron (in his manuspcript
‘‘La Perspective curieuse ou magic artificielle des effets merveilleux’’ of 1638), is constituted by
formal deformation previously determined, fixed when seen from a specific point of view. in this
quest for the right framework, the individual’s space perception is manipulated, highlighting
the contingencies of the human’s cognitive sistem, in his relationship with the space. Through
the understanding of the visual pyramid’s fundamentals, it is shown here a practical exercice
about phenomenology in architecture, where the body sences are challanged. This work tells the
process of criation and aplication of anamorphose in urban space, exploring new kinds of space
sensations, playing with expectations and contradictions, reality and apearence.
Structurally, the work is organized in 4 parts: I - introduction, II - tools, III - products,
IV - conclusion. The first part introduces the generic theme of this dissertation, about the use
of illusion serving architecture. It is also made a more detailed description of the motives and
structure of this work. The second, about the working tools, consists in two chapters: about
human perception and perspective. Is a theoric investigation about human perception and
it’s manipulation. From a generic point of view, it looks over about optical illusions, Gestalt
principles and other perceptual conflicts. It focus on the construction of illusions at service
of architecture, based on linear perspective and visual pyramid derivations, like acelerated
perspective or conter-perspective. Through the analysis of a study cases selection, it is shown
the causes and effects of space illusions with significance in the History of architecture.
The third part – the products – is meant to be exclusivelly to anamorphose, also, a
perspective derivation. It is shown the practical experiences, fundamental to a more complete
knowledge to the theme, consolidating and applying the theorical investigation’s teachings. It
is explored differents aproaches, in shape and methodology, from the creative process, to its
final production - not without first presenting an historical contextualization of the relationship
between Anamorphose and Architecture.
To that report, it follows a final and personal comment - Part IV - where it is analysed
the contribute of the interventions, not only to the relationship between the individual and
the space, but also to the city itself. It concludes how the interventions, although ephemeral,
transformed the quality of the selected space, empowering new kinds of relations. The viewer
is assumed as the main character, active and decisive on the construction of the illusion. In a
‘‘learning through playing’’ way, this experiences seek to be a spacial game, stimulanting visual
curiosity, encouraging the thinking and discution about space.
Language:
Portuguese