Resumo (PT):
Este artigo visa contribuir para a compreensão da emergência das (sub)(pós)-subculturas em
Portugal e no Brasil, concretamente das participantes do género feminino, analisando a
territorialização do ethos igualitário e intervencionista do punk como estética e práxis reflexiva.
Apesar da presença de mulheres desde o início do punk e da pretensão de igualdade de género
dos últimos anos, destacam-se a violência simbólica, a inviabilidade e a invisibilidade feminina.
Esta questão foi/é sentida como um ultraje e exemplo da hegemonia masculina na cultura
popular e juvenil. Partindo das fortes contradições do punk e das culturas juvenis, analisam-se
narrativas de mulheres do punk português e brasileiro: dez mulheres que viveram o início do
punk em Portugal (fins dos anos 1970 e inícios dos anos 1980) e dez mulheres que viveram e
vivem o movimento riot grrrl no Brasil (1995-2016).
Abstract (EN):
This article aims to contribute to an understanding of the emergence of (sub)(post)
-subcultures in Portugal and Brazil, specifically in what it means to be a (sub)(post)
-subcultural participant of the female gender. This effort is sustained in a critical analysis on
youth subcultures and music scenes in a non-Anglo-Saxon context. Despite women's presence
since the beginning of punk and the pretense of gender equality in recent years, what we see is
the persistent negation of main roles in punk scenes to women. This ¿lack of women¿ in punk
was and is felt as a severe blow to punk¿s ambitions, as well as an example of the persistence of
male hegemony in terms of the history of popular culture and of youth culture. Seeking to
explore this wide range of representations, this article analyses the narratives of women in
Portuguese and Brazilian punk: ten women who lived the early beginnings of punk in Portugal
(in the late 70s and early 80s) and ten women who participated in the riot grrrl movement in
Brazil (1995-2016).
Type (Professor's evaluation):
Scientific