Resumo (PT):
“A Percepção do Espaço: a experiência sensorial entre os materiais e forma arquitectónica” surge da
necessidade de compreender e aprofundar os processos mentais humanos inerentes à percepção
arquitectónica, tendo por base a experiência sensorial humana da sua forma que, por sua vez,
é materializada por intermédio dos materiais de construção. Pretende-se, com a obtenção
destes conhecimentos, a possibilidade da sua aplicação no ofício da arquitectura, com vista à
valorização das obras construídas, proporcionando as mais intensas e memoráveis experiências
aos seus utilizadores.
Deste modo, é desenvolvida uma investigação que incide nos processos envolvidos na percepção
da arquitectura. Reflecte-se acerca da experiência sensorial humana e analisa-se o campo da
percepção e o papel fundamental que a memória desempenha na acção desta função cerebral.
De seguida, os conhecimentos adquiridos são aplicados ao domínio da matéria, analisando-se
diversos tipos de materiais no que respeita às suas propriedades físicas, psicológicas e emocionais.
Aqui, faz-se uma reflexão acerca da preponderância do material na obra arquitectónica e no
modo como este influencia a percepção do espaço. Por último, com o intuito de se colocar
em prática o desenvolvimento teórico presente no primeiro momento da prova, analisam-se
três casas de férias: a Casa Alcino Cardoso, do arquitecto Álvaro Siza Vieira, a Vila Alcina, do
arquitecto Sergio Fernandez, e a Casa em Moledo, do arquitecto Eduardo Souto de Moura.
Cada habitação é submetida a dois tipos de análise: o primeiro, directo e objectivo, que
compreende a sua descrição geral e a sua relação com o contexto; o segundo, sob um ponto
de vista mais subjectivo, de cariz emocional e poético, que se baseia nas experiências sensoriais
percepcionadas.
Trata-se de um exercício de carácter teórico, que provém de uma inquietação antiga.
Abstract (EN):
“Space Perception: the sensory experience between materials and architectural form” out on the basis
on the human sensory experience of its shape which, in its turn, embodies the construction
materials. It is thus intended, supported on these knowledge, its use in architecture’s craft, in
order to enhance architectural works, providing the most intense and memorable experiences
to its users.
Thus far, it is developed an investigation which targets the architectural perception processes.
The human sensory experience is studied and both the human perception field and memory’s
role is analysed, on how they play in the action of this brain function. Afterwards, the acquired
knowledge is applied to the field of matter, analysing different types of materials with respect
to their physical, psychological and emotional properties. Here, a reflection is made on the
preponderance of the material in the architectural work and on the way in which it influences
the perception of space. Finally, with the intention of putting into practice the theoretical
development present in the first moment of the dissertation, it is analysed three vacation
homes: the Alcino Cardoso House, by the architect Álvaro Siza Vieira, the Vila Alcina house,
by the architect Sergio Fernandez, and the Casa em Moledo, by the architect Eduardo Souto
de Moura. Each housing is submitted to two types of analysis: the first, direct and objective,
which includes its general description and its relation to the context; the second, from a more
subjective point of view, of emotional and poetic content, which is based on perceived sensory
experiences.
It is an exercise of a theoretical nature, which comes from an old concern.
Language:
Portuguese