Subject:
Literacia informacional
Resumo (PT):
O estudo apresenta alguns dados sobre um projeto, que embora focado no caso específico
de Portugal, tem a pretensão de fazer uma aproximação científica dos desafios da Área do Ensino
Superior Europeu (EHEA) e seu impacto no campo da alfabetização da informação, considerando o
atual contexto da Sociedade da Informação. As questões principais que essa pesquisa pretende
responder são: entender como os alunos universitários enfrentam as novas competências exigidas pela
criação do EHEA; saber como esses alunos estão preparados em termos das competências
informacionais, em três diferentes momentos: antes da universidade, durante o período de frequência
da universidade e, no final da graduação, na universidade. As aproximações intra e transdisciplinares
entre Educação, Ciências Cognitivas e Ciência da Informação são claramente afirmadas no modelo
epistemológico e teórico que o apoiam, beneficiando-se da interação entre necessidades de informação
produzidas no contexto educacional e o universo informacional dos alunos e sua dinâmica, sem
esquecer de considerar as conexões do comportamento informacional dos alunos com seus contextos
pessoais e sociais e exigências. O estudo é realizado em uma escala nacional, para permitir as
comparações entre regiões com diferentes níveis de desenvolvimento. O exemplo inclui alunos de
ambos os ciclos de estudo. A metodologia usada nesse estudo está dividida em duas áreas, pesquisa
qualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa permitirá obter preciosos indicadores sobre o
comportamento de informação dos alunos, expectativas, necessidades e uso de informação. Os
indicadores obtidos na pesquisa qualitativa serão usados para projetar questionários, os quais serão
realizados em 17 escolas de ensino médio e 17 universidades, com uma amostra estimativa de
aproximadamente 2000 alunos. O resultado final desta pesquisa será o projeto de um mapa do
comportamento informacional, no nível da universidade, e o desenvolvimento de um modelo
concernindo à promoção de competências da informação nos alunos de universidades Portuguesas.
Abstract (EN):
The study presents some data on a project that, although focused on the specific case of
Portugal, with the intention of making a scientific approach to the challenges of the European Higher
Education Area (EHEA) and its impact on the field of information literacy, considering the current
context of the Information Society. The main questions that this research aims to answer are:
understanding how college students face the new skills required by the creation of the EHEA; how
these students are prepared in terms of information competencies in three different times: before the
university, during the period University frequency and at the end of graduation at the university. The
inter- and transdisciplinary approaches between Education, Cognitive Sciences and Information
Science are clearly stated in the epistemological and theoretical model that supports it, benefiting from
the interaction between information needs produced in the educational context and the informational
universe of students and their dynamics not forgetting to consider the connections of the information
behavior of students with their personal and social contexts and requirements. The study is conducted on a national scale, to allow comparisons between regions with different levels of development. The
sample includes students of both study cycles. The methodology used in this study is divided into two
types, qualitative and quantitative research. Qualitative research will provide valuable indicators on the
information behavior of students, expectations, needs and use of information. The indicators obtained
in qualitative research will be used to design questionnaires, which will be held in 17 high schools and
17 universities, with a sample estimate of about 2000 students. The end result of this research will be
the design of a map of information behavior, at the university level, and the development of a model
concerning the promotion of information skills in students of Portuguese universities.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific