Resumo (PT):
As mudanças estruturais nos processos de desenvolvimento sócio-económico, com consequentes implicações no crescimento económico, na coesão social e territorial, bem como na qualidade da democracia, desaguam, actualmente, numa sociedade caracterizada pela importância crescente dos recursos cognitivos, pelo avanço constante das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e pela consequente alteração da vivência das pessoas e das próprias empresas e instituições. Esta sociedade é geralmente apelidada de Sociedade da Informação e do Conhecimento, sendo patente uma certa evolução para aquilo que poderemos designar por Sociedade Criativa, o que pressupõe uma capacidade acrescida de aprendizagem e inovação, quer para os indivíduos quer para as instituições. A reflexão estratégica apresentada neste trabalho tem como objectivo a tentativa de compreender o impacte das TIC nestas questões, tendo em conta, como pano de fundo, as infra-estruturas e a criação de conhecimento em si mesmo (entendendo portanto as TIC como um meio e não como um fim). No presente documento o conceito de rede é abordado em várias ocasiões e está implícito em todas as propostas: faz-se referência à organização do espaço em rede como forma de desenvolvimento sectorial e/ou territorial, às redes sociais e económicas numa determinada região, às redes de relações emergentes no interior dos principais núcleos urbanos, e às redes de parcerias governamentais em contraposição a modelos hierárquicos de estruturação dos governos. A rede constitui, portanto, um mecanismo de activação e coordenação alternativo, e não intermédio, a mercados e hierarquias. 3. Ao longo dos últimos anos, muitos têm sido os resultados de reflexões semelhantes1. Assim, integra-se a reflexão apresentada no recente documento de estratégia LigarPortugal e tenta-se não repetir o que já foi dito e reconhecido como importante nesta matéria, mas antes compreender como é que tais objectivos podem ser levados à prática de forma mais eficiente e eficaz.
Abstract (EN):
The structural changes in the processes of socio-economic development, with consequent implications for economic growth, social and territorial cohesion, and the quality of democracy, currently flow into a society characterized by the growing importance of cognitive resources, the constant advancement of technology information and communication technology (ICT) and the consequent change in the people’s, the firms’ and institutions’ lives. This society is often dubbed the Information Society and Knowledge, being a patent for a certain change what we called the Creative Society, which implies an increased capacity for learning and innovation, both for individuals and for institutions. The strategic analysis presented in this paper aims to understand the impact of ICT on these issues, taking into account the background, infrastructure and creation of knowledge itself (thus understanding ICT as a means and not as an end). In this paper the concept of network is discussed on several occasions and it’s implicit in all proposals: reference is made to the organization of space as a network as contributing to the sectoral development and / or to the territorial development, the social and economic networks in a given region, the networks of relationships emerging within the main urban centers, and networks of government partnerships as opposed to hierarchical models of structure of government. The network is therefore an alternative mechanism for activating and coordinating of markets and hierarchies, and not an intermediate mechanism. Over recent years, many have been the results of similar thoughts. Thus, the reflection presented integrates in the recent strategy document Ligar Portugal and try not to repeat what has been said and acknowledged as important in this matter, but rather to understand how these objectives can be pursued more efficiently and effective.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
http://www.qca.pt/fundos/download/2007_13/04_TIC_PARA_UM_PAIS_COMPETENTE.pdf
No. of pages:
124
License type: