Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > O Latim como facilitador de aprendizagens transversais no Ensino Básico: uma proposta concreta de aproximação nas aulas de Português do 1º Ciclo
Publication

O Latim como facilitador de aprendizagens transversais no Ensino Básico: uma proposta concreta de aproximação nas aulas de Português do 1º Ciclo

Title
O Latim como facilitador de aprendizagens transversais no Ensino Básico: uma proposta concreta de aproximação nas aulas de Português do 1º Ciclo
Type
Article in National Scientific Journal
Year
2015
Authors
Ferreira, Ana Maria Guedes
(Author)
FLUP
Journal
Scientific classification
FOS: Humanities
Other information
Subject: Língua portuguesa - ensino / Língua latina
Resumo (PT): Aprender a língua portuguesa é, mesmo para os falantes nativos, uma missão nem sempre fácil. Num contexto em que se prenuncia que o estudo do Latim possa ganhar novas proporções mesmo no Ensino Básico, este texto tem dois intuitos principais. Por um lado, refletir sobre as mais-valias da aprendizagem da língua e cultura latinas desde a mais tenra idade; por outro, apresentar uma proposta concreta para a lecionação do imperfeito do Indicativo nas aulas de português do 4º ano de escolaridade. A sugestão de trabalho gizada tem como ponto de partida o conceito de oficina gramatical e o estudo comparativo das formas portuguesas e latinas do tempo verbal em causa, pois a autora está firmemente convicta de que os alunos assimilarão melhor as regras e exceções se conhecerem, desde cedo, a sua origem.
Abstract (EN): Learning Portuguese is, even for native speakers, a mission not always easy. In a context in which it appears that the study of Latin may gain new proportions even in Primary Education, this text has two main purposes. On the one hand, to reflect upon the benefits of learning Latin and the culture of ancient Rome from an early age; on the other, to submit a concrete proposal for teaching the imperfect in 4th grade¿s Portuguese classes. This working suggestion has, as its starting point, the concept of grammar workshop and the comparative study of Imperfect in Portuguese and Latin, because the author firmly believes that students will better assimilate rules and exceptions if they know their origin from the begining.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
License type: Click to view license CC BY-NC
Documents
File name Description Size
AnaFerreira_193-716-1-PB 364.10 KB
Related Publications

Of the same authors

Vidas Paralelas: Címon e Luculo (2021)
Book
Plutarco; Ferreira, Ana Maria Guedes ; Tröster, Manuel
Vidas Paralelas - Péricles e Fábio Máximo (2012)
Book
Ferreira, Ana Maria Guedes ; Rodrigues, Ália Rosa Conceição
Symbolon IV : Medo e esperança (2014)
Book
Pereira, Belmiro Fernandes ; Ferreira, Ana Maria Guedes
Plutarco: Vidas Paralelas - Péricles e Fábio Máximo (2010)
Book
Ferreira, Ana Maria Guedes ; Rodrigues, Ália Rosa Conceição

See all (19)

Of the same journal

Refletindo sobre algumas das interessantes transgressões da obra de Freire (2022)
Article in National Scientific Journal
José Pedro Amorim; Luiza Cortesão
Grooming online: prevenção, intervenção e respostas do setor educacional (2021)
Article in National Scientific Journal
Diana Mota; Celina Manita
Estruturação da personalidade e criatividade (1998)
Article in National Scientific Journal
Maria Isolina Pinto Borges

See all (13)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-11-08 at 07:17:18 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal