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Candidaturas de ingresso no Mestrado Integrado em Arquitectura 2024-2025. Titulares de Outros Cursos Superiores

ano letivo 2024.2025

DESTINATÁRIOS

Titulares do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor.

Titulares dos extintos cursos do Magistério Primário, de Educadores de Infância e de Enfermagem Geral que comprovem, simultaneamente, a titularidade de um curso do ensino secundário, complementar do ensino secundário ou do 10.º/11.º ano de escolaridade.

Nota

Só serão aceites candidaturas de estudantes de nacionalidade estrangeira provenientes dos países da UE.

Os candidatos abrangidos pelo estatuto do estudante internacional, de acordo com o artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto, e o artigo 1.º do Regulamento n.º 664/2018, de 16 de outubro - Regulamento de aplicação do estatuto de estudante internacional da Universidade do Porto, não podem candidatar-se através deste regime.

 

INSCRIÇÕES NAS PROVAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITECTURA

A inscrição para a realização das provas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Mestrado Integrado em Arquitectura realiza-se de 01 de abril a 17 de maio de 2024, exclusivamente por via eletrónica (e-mail) em formulário próprio a disponibilizar na divulgação da abertura de candidaturas ao “Concurso para Titulares de Outros Cursos Superiores”

CANDIDATURA AO CONCURSO TITULARES DE OUTROS CURSOS SUPERIORES

São admitidos ao Concurso Titulares de Outros Cursos Superiores os candidatos que tenham obtido aprovação nas provas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência no ensino superior dos candidatos, nomeadamente nas Provas de Conhecimentos Básicos de Desenho, Geometria e Arquitectura a realizar pela FAUP.

VAGAS

Regime de Ingresso no Mestrado Integrado em Arquitectura: 2

 

PROCEDIMENTO PARA SUBMISSÃO DA CANDIDATURA

As candidaturas são precedidas da realização de Provas de Conhecimentos Básicos de Desenho, Geometria e Arquitectura que se realizam nos prazos estipulados para as provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior por Titulares de outros Cursos Superiores

 

  1. Escolha o ciclo de estudos/curso e o regime de acesso;
  2. Selecione a opção “Apresentar a candidatura”. Se é ou já foi estudante da U.PORTO, terá de se validar com o utilizador e senha de estudant Se nunca foi estudante da U.PORTO ser-lhe- á solicitado que preencha o formulário de pedido de utilizador. As credenciais (utilizador e senha) serão enviadas para o e-mail que indicar no formulário;
  3. Preencha o formulário de candidatura e anexe os documentos solicitado Os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório;
  1. Submeta a candidatur Se ao tentar submeter for detetado um erro (exemplo: campos obrigatórios por preencher), o sistema emite uma mensagem de alerta. Se a informação for submetida com sucesso, deverá verificar todos os dados introduzidos e confirmar ou editar os dados;
  2. Após confirmação da submissão da candidatura receberá informação sobre a forma de pagamento do respetivo emolumento. No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante. De seguida    deverá    enviar    o    comprovativo da transferência para faup.ugrad@arq.up.pt

 

PROCEDIMENTO PARA CONSULTA DO ESTADO DA CANDIDATURA

  1. Valide-se no sistema de informação com o utilizador e senha que utilizou na candidatura;
  2. Clique sobre o seu nome;
  3. Nas opções do lado direito da página selecione “Candidaturas de Ingresso”.

 

DOCUMENTOS A APRESENTAR

  • Formulário de inscrição nas provas especialmente destinadas a candidatos Maiores de 23;
  • Fotocópia do documento de identificação (Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão);
  • Currículo escolar e profissional devidamente comprovado (documentos originais) e outros atestados de aprendizagens não-formais ou informais (i.e., atividades de aprendizagem ao longo da vida da iniciativa do/a candidato/a não suscetíveis de certificação formal), portefólio de realizações e produções profissionais, académicas, culturais, cívicas ou outras– desde que possam ser consideradas relevantes para a apreciação da capacidade para a frequência de formação de nível universitário;
  • Carta explicativa das motivações do candidato;
  • Certificado de habilitações;
  • Declaração sob compromisso de honra de que o/a candidato/a não possui habilitação de acesso para o ciclo de estudos a que se candidata. Quando o candidato for licenciado, ou tiver frequência no Ensino Superior, deverá comprovar quais as provas de acesso feitas para entrada naquele curso;
  • Portefólio.

Nota

Os portefólios deverão ser entregues em formato físico e em formato digital, no respetivo campo.

Os portefólios em formato físico deverão ser enviados para a morada indicada no edital, com a referência “Candidatura TOCS” dentro do prazo do concurso, considerando-se para este efeito a data de carimbo dos correios.

 

TAXA DE CANDIDATURA

A candidatura está sujeita ao pagamento de 55,00¤.

Taxa de reapreciação da classificação obtida nas provas escritas - 80,00¤.

As candidaturas deverão ser pagas no dia em que são submetidas ou, excecionalmente, até final do prazo para a Apresentação de Candidaturas.

A taxa de candidatura não é reembolsável a qualquer título.

Só será dado seguimento ao pedido de creditação após pagamento do respetivo emolumento.

 

Procedimento para gerar referência multibanco:

  1. Clicar na imagem  associada ao emolumento de candidatura;
  2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada;
  3. Clicando em "Voltar à Conta Corrente" irá novamente encontrar a referência gerad

 

O pagamento poderá ser efetuado através de referência SIBS, Cartão de débito ou crédito e MBWay.

 

Terminado o prazo para apresentação das candidaturas, serão indeferidas liminarmente as candidaturas cujo emolumento não tenha sido pago.

 

INDEFERIMENTO LIMINAR DE CANDIDATURA

Serão liminarmente indeferidas as candidaturas em que os candidatos:

  • Prestem falsas declarações;
  • Nunca tenham estado matriculados e inscritos nesse par instituição / curso ou em par que o tenha antecedido;
  • Não realizem o pagamento da taxa de candidatura como indicado no ponto anterior.

 

PROVAS DE CONHECIMENTOS

As provas escritas destinam-se a avaliar competências gerais de compreensão e expressão escritas e de elaboração de um raciocínio pessoal, organizado, rigoroso, complexo, criativo e crítico, demonstrativas de capacidade autónoma para a aprendizagem de nível universitário. Os critérios de cotação desta prova tomam por referência os objetivos enunciados no período anterior, nomeadamente os que decorrem dos atributos adjetivados ao nível de raciocínio exprimido.

As provas escritas têm caráter eliminatório: a passagem à prova de entrevista individual depende de uma cotação mínima de 7 numa escala ordinal de 0 a 20 pontos.

A escolha dos conteúdos das provas escritas é da competência do júri, incidindo sobre questões/temas/problemáticas da Arquitectura.

 

ENTREVISTA INDIVIDUAL

A entrevista individual visa, em primeiro lugar, a apreciação das competências – gerais e específicas– do/a candidato/a, designadamente das que foram objeto dos documentos apresentados (e.g., portefólio), de modo a permitir o juízo sobre o nível destas aquisições e a sua conformidade com os requisitos para estudos de nível universitário. Em segundo lugar, destina-se a avaliar as expetativas e motivações dos candidatos para a frequência de uma formação inicial no domínio da Arquitectura.

 

CALENDARIZAÇÃO

Apresentação da candidatura                                                 01/04/2024 a 17/05/2024

Realização da prova de conhecimentos                                  27 /05/2024 a 28/05/2024

Publicação das classificações da prova escrita                   23/06/2024

Realização das entrevistas individuais                                  24/06/2024 a 4 /07/2024

Publicação dos resultados provisórios                                  11/07/2024

Audiência prévia                                                                      19/07/2024 a 01/08/2024

Afixação de resultados definitivos                                         02/08/2024

Apresentação de reclamações                                               05/08/2024 a 26/08/2024

Publicação da decisão de reclamações                                 04/09/2024

Realização de matrículas                                                        02/09/2024 a 06/09/2024

Eventual colocação de suplentes                                           02/09/2024 a 06/09/2024

 

Nota

No ato da candidatura deverá ser requerida a creditação de toda a formação anterior à data da candidatura.

Excecionalmente, entre 10 e 19 de julho de 2024, poderá ser requerida creditação da formação obtida entre a entrega da candidatura e 9 de julho de 2024.

A apresentação do pedido de creditação de formação ou de experiência profissional realizada em anos anteriores ao último ano letivo poderá ser realizada no ato de inscrição do estudante em ano letivo, quando esta se situa claramente na(s) área(s) científica(s).

Após a Afixação de Resultados Definitivos, os candidatos colocados não poderão voltar a requerer qualquer pedido de creditação de formação anterior.

 

PROCEDIMENTO PARA EFETUAR O PEDIDO DE CREDITAÇÃO

  1. No ato da matrícula, caso pretenda, deverá requerer a creditação da formação anterior ao ingresso no ciclo de estudos.
  2. Só será dado seguimento ao pedido de creditação após pagamento do respetivo emolumento.

Nota

Qualquer unidade curricular concluída antes da candidatura à FAUP, que não seja declarada pelo estudante no ato de candidatura e alvo de um pedido de creditação nesse momento, não poderá ser alvo de creditação em qualquer momento posterior.

 

CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO

O processo de seleção dos candidatos ao Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores baseia-se na Avaliação Curricular e Profissional, na Média das Classificações Obtidas nas Provas de Conhecimentos Básicos de Desenho, Geometria e Arquitectura a realizar pela FAUP, e na realização de uma Entrevista.

 

O processo de seleção organiza-se em duas fases:

 

Primeira Fase:

  • Avaliação Curricular e Profissional | 25%
  • Média das Classificações Obtidas nas Provas de Conhecimentos Básicos de Desenho, Geometria e Arquitectura | 75%

Serão liminarmente eliminados os candidatos que não obtenham aproveitamento positivo em cada uma das provas acima referidas.

Os estudantes que obtiverem nota mínima igual ou superior a 14 valores na primeira fase, serão selecionados para a Entrevista.

 

Segunda Fase:

  • Classificação obtida na Primeira Fase | 50%
  • Entrevista* | 50%

Os estudantes que obtiverem nota mínima igual ou superior a 14 valores serão seriados.

 

* Critérios de Avaliação e Classificação da Entrevista

Critério 1 – Motivação e Atitude | 25%

Critério 2 – Discussão do Currículo | 25%

Critério 3 – Experiência Profissional | 25%

Critério 4 – Conhecimentos no campo disciplinar da Arquitectura | 25%

A classificação da Entrevista resulta da média aritmética simples das classificações atribuídas aos quatro critérios acima enunciados.

 

Nota

Todas as classificações atribuídas, nos diferentes critérios e fases, deverão ser expressas na escala de 0 a 20 valores.

 

DESEMPATE

Média das classificações obtidas nas provas de conhecimentos básicos de Desenho, Geometria e Arquitectura.

 

COMUNICAÇÃO DA SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS

A seriação dos candidatos será divulgada no website da FAUP.

 

AUDIÊNCIA PRÉVIA

Os candidatos que pretendam pronunciar-se relativamente aos resultados provisórios devem enviar mensagem, exclusivamente por correio eletrónico, para faup.ugrad@arq.up.pt, numa mensagem com o título “Audiência prévia -TOCS”, e até às 12 horas (hora local) do último dia previsto para Audiência Prévia.

 

NOTIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

A notificação relativa aos resultados provisórios e definitivos será efetuada por divulgação no website da FAUP. As decisões referentes à audiência prévia serão enviadas para o endereço eletrónico que o candidato indicou no formulário de candidatura, considerando-se o candidato, desta forma, notificado.

 

PROPINAS

As informações respeitantes ao valor das propinas, incluindo as propinas aplicáveis aos diferentes limites de ECTS, são as seguintes:

 

  1. Regime integral: 

    Valor da propina anual para estudantes nacionais/europeus: 697,00¤.

    2. Regime Parcial:

    De acordo com o esclarecimento Reitoral sobre as propinas aplicáveis ao Regime de Frequência em Tempo Parcial, passa a existir uma nova forma de cálculo assente no princípio da aplicação proporcionada do valor com base no número de créditos em que o estudante se inscreve:
  • Até 18 créditos ECTS, paga 35% do valor a tempo integral;
  • Entre 19 e 37,5 créditos ECTS, paga 70% do valor a tempo integral;
  • Entre 38 e 40,5 créditos ECTS, paga 80% do valor a tempo integral;
  • Inscrição exclusiva na dissertação, paga 50% do valor a tempo integral.

 

OUTRAS DISPOSIÇÕES

As informações aqui apresentadas não dispensam a consulta dos normativos legais em vigor.

As provas e entrevistas terão lugar nas instalações da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

As entrevistas poderão realizar-se por ZOOM, caso o candidato se encontre fora da cidade do Porto e assim o solicite, desde que o júri autorize.

Quaisquer informações sobre o processo de candidaturas, ou sobre dificuldades técnicas, deverão ser remetidas exclusivamente por correio eletrónico para faup.ugrad@arq.up.pt até às 14:00h (hora local) do penúltimo dia útil para submissão de candidaturas.

Todas as convocatórias e comunicações serão efetuadas por correio eletrónico, enviadas para o endereço eletrónico identificado pelo candidato no boletim de candidatura, mas os candidatos consideram-se notificados pela afixação dos editais no site da FAUP, nos prazos indicados no presente Edital.

Dada a criação do conceito de Estudante Internacional, aos estudantes que antes da interrupção frequentaram o curso com propina nacional e que agora estejam enquadrados no referido conceito, ser-lhes-á aplicada propina de “Estudante Internacional” correspondente.

Serão excluídos do processo de candidatura em qualquer momento do mesmo, não podendo matricular-se e/ou inscrever-se nesse ano letivo, os candidatos que prestem falsas declarações. As candidaturas não submetidas/confirmadas até ao final do prazo para apresentação de candidaturas serão anuladas.

 

GLOSSÁRIO

Estudante a tempo integral: Estudante que se inscreve a mais de 37,5 ECTS e a um máximo de

75 ECTS.

Estudante a tempo parcial: Estudante que se inscreve num máximo de 37,5 ECTS.

 

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

Regime Jurídico dos Graus e Diplomas do Ensino Superior, de acordo com a quinta alteração do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março: Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto

Regime Jurídico dos Concursos Especiais de Acesso: Decreto-Lei n.º 113/2014 de 16 de julho, alterado pelo Decreto-Lei, nº 63/2016 de 13 de setembro, e pelo Decreto-Lei n.º 11/2020 de 2 de abril.

Lei de Bases do Sistema Educativo: Lei n.º 46/86 de 14 de outubro, alterada pela Lei n.º 115/97 de 19 de Setembro, pela Lei n.º 49/2005 de 30 de agosto, e pela Lei n.º 85/2009 de 27 de agosto.

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