Docente convidado da FAUP vence concurso para o conjunto habitacional a custos controlados no bairro da Bela Vista
16 de junho de 2023
O atelier Clanet & Brito, de Alice Clanet-Hallard e
Edgar Brito, docente convidado da FAUP e estudante do Programa de Doutoramento em Arquitectura, venceu o concurso para o conjunto habitacional a custos controlados Lote C4, na Bela Vista em Setúbal, promovido pela associação ACM | YMCA Setúbal, com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos.
O conjunto habitacional teve como objetivo selecionar um projeto para construir 84 fogos na Rua da Bela Vista em Setúbal. A proposta "questionou a implantação sugerida, definindo uma morfologia com dois volumes de planta idêntica que se agarra à envolvente e cria um sistema de vistas entre o Parque da Bela Vista e a Foz do Rio Sado". Promove-se ainda um "programa público ao nível do piso térreo, que é marcado com uma laje de piso espessa, onde não se prevê habitação, ficando estes espaços reservados a actividades comerciais e associativas".
O júri destacou a proposta pela "sua consistência conceptual e formal, e pela objetividade no cumprimento do programa estabelecido. (..) O espaço verde criado, estabelece a vivência de comunidade e marca os diferentes níveis de proximidade desta. Salienta-se a qualidade e coerência da solução conceptual, a racionalidade construtiva da proposta, nomeadamente da distribuição espacial do interior das frações, bem como das tipologias previstas, e a sua aplicabilidade ao local e utilização pretendidas."
Sobre os autoresO atelier Clanet&Brito é uma prática interdisciplinar de arquitectura, estruturas e arte, que tanto a colabora em projectos de artistas/arquitectos, como desenvolve uma prática própria assente na articulação radical entre forma e estrutura, economia de meios, contexto e materiais. Dos projectos do atelier salientam-se os pavilhões “suspended gravity” e a instalação “earth hole”, que também resultaram de vitórias em concursos públicos.
Alice Clanet-Hallard é arquitecta Paris ENSA Malaquais (2017), tendo colaborado no Dominique Perrault Architecture. No ano lectivo 2014/15 foi aluna de mobilidade na FAUP.
Edgar Brito é engenheiro civil FEUP, estudante de doutoramento e docente convidado na FAUP, onde lecciona a UC Concepção e Experimentação Estrutural.