International Conference 'Team Ten Farwest: Critical Revision of the Modern Movement in the Iberian Peninsula, 1953-1981'
28 - 30 de novembro de 2019, FAUP
Jerzy Soltan, Alfredo Viana de Lima, Oskar Hansen, Ralph Erskine, Kenzo Tange, no último CIAM de Otterlo, em 1959 (*)
© ASP Archive, Warsaw. No ano em que se assinalam 60 anos sobre o último CIAM, realizado em Otterlo, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto acolhe o Congresso Internacional «Team Ten Farwest: Critical Revision of the Modern Movement in the Iberian Peninsula, 1953-1981» de 28 a 30 de Novembro de 2019.
Com dois encontros preparatórios já realizados em
Guimarães (2017) e
Barcelona (2018), «Team Ten Farwest» é um projecto de investigação que surge como resposta ibérica ao projecto «Team 10 East», organizado por Łukasz Stanek em 2013. Tendo como objectivo explorar as relações de Portugal e Espanha no âmbito dos debates que tiveram lugar em torno das ideias, das obras e dos protagonistas do Team 10, o Congresso propõe debater os processos de recepção e assimilação das ideias deste grupo de arquitectos na revisão crítica do movimento moderno na Península Ibérica.
O Congresso é organizado por Pedro Baía, Nelson Mota e Tiago Lopes Dias, em conjunto com as comissões organizadoras dos encontros de Guimarães e Barcelona. Para além da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o Congresso conta com as seguintes parcerias: Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (
EAUM); Laboratório de Paisagens, Património e Território (
Lab2PT); Fundação Marques da Silva (
FIMS); Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (
DARQ);
TU Delft – Faculty of Architecture and the Built Environment e
Circo de Ideias - Associação Cultural.
No programa do Congresso estão incluídas conferências de Joan Ockman (apresentada por Francisco Ferreira - EAUM) no dia 28; Tom Avermaete (apresentado por Luís Urbano - FIMS) no dia 29; e Łukasz Stanek (apresentado por José António Bandeirinha - DARQ) e Dirk van den Heuvel (apresentado por Nelson Mota - TU Delft) no dia 30.
No dia 28, 5.ª feira, a abertura do Congresso conta com as intervenções de Teresa Calix (FAUP), Filipa Guerreiro, Sergio Fernandez e Pedro Baía.
No dia 29, 6.ª feira, na sessão de trabalho PhD, serão apresentadas e debatidas as comunicações de Ilaria La Corte, Bruno Baldaia e João Luís Marques, e serão apresentadas duas publicações: a revista Joelho n.10, intitulada «Team 10: Debate and Media in Portugal and Spain», por Gonçalo Canto Moniz, e o livro «Jaap Bakema and the open society» por Dirk van den Heuvel.
Nas sessões de sábado, dedicadas aos temas do Habitat, Networks e Media, serão apresentadas e debatidas as comunicações de Ana Luísa Rodrigues, Paolo Sustersic, Esperanza Campaña, Nuno Grande, Julio Garnica, Leonor Matos Silva, Jorge Figueira, Carlos Machado e Moura e Ana Esteban-Maluenda.
As sessões do Congresso serão moderadas por Óscar Ares Álvarez, Tiago Lopes Dias, Nelson Mota, Carolina B. García Estévez, Pedro Baía e Joaquim Moreno.
As conferências e as comunicações serão em inglês. A sessão de abertura, a sessão de trabalho PhD e a apresentação da Joelho 10 serão em português.
Programa completo e mais informações em
www.teamtenfarwest.com.
A participação é gratuita, mediante registo prévio no
site do Congresso.
(*) A fotografia acompanhou o ‘call for papers’ do seminário «Team 10 East» (2013), tendo a sua divulgação permitido a Pedro Baía sinalizar o arquitecto que permanecia por identificar como sendo Viana de Lima (antigo Professor da ESBAP, cujo acervo documental está depositado no Centro de Documentação da FAUP).