Resumo (PT):
A educação do século XXI enfrenta inúmeros desafios, sendo um deles o Insucesso Escolar. Parece ser um conceito
simples, mas, na verdade, existem diversas definições. O (In)Sucesso dos estudantes é avaliado, sobretudo, de
forma quantitativa. Todavia, será justo analisarmos as capacidades dos estudantes através de testes/exames, que
até podem “ter corrido mal naquele momento”, por circunstâncias alheias a aspetos cognitivos?
O Insucesso Escolar é, de facto, um desafio para o qual dificilmente encontrarão soluções aplicáveis a todas as
escolas, pois estas diretrizes não contemplam a diversidade de estilos de aprendizagem, as diferentes motivações,
as características socioeconómicas e culturais dos alunos, ou até mesmo as emoções dos estudantes. Nesta
conjuntura, acrescenta-se ainda a comunidade científica, as instituições de ensino e os respetivos agentes
educativos, bem como o sistema político. São, efetivamente, estes os atores que discutem e promovem a resolução
deste problema.
Em pleno século XXI, perante a multiplicidade de recursos disponíveis, designadamente os tecnológicos, a Taxa de
Insucesso Escolar, embora em declínio, continua a ser elevada. De facto, a Taxa de Insucesso Escolar em Portugal
tem vindo a baixar desde os anos 80 do século passado, mas continua excessiva, razão pela qual é importante que a
problemática seja bem analisada. A título de exemplo, temos um insucesso demasiado elevado quando
confrontamos a situação portuguesa com a observada nos países nórdicos. Esta situação levou-nos a refletir sobre
os fatores que condicionam o (In)Sucesso escolar e os agentes interventores, questionando-nos se será prevalente
uma eventual débil preparação científica e pedagógica dos docentes, ou, pelo contrário, se sobressai o estatuto
socioeconómico e cultural dos alunos. Por outro lado, predominarão as interferências associadas ao perfil dos alunos
e dos seus progenitores? Há, pois, que aquilatar a responsabilidade do Insucesso Escolar abordando os distintos
interventores, já que, inquestionavelmente, há uma desconexão entre todos os agentes envolvidos no processo de
ensino-aprendizagem.
Para tentar abordar estas questões, optamos por uma metodologia de trabalho que se baseou na aplicação de um
Inquérito por questionário com o objetivo de compreendermos as diferentes variáveis que se encontram na base do
insucesso escolar, continuado por um segundo Inquérito através do qual interrogamos os alunos sobre o seu Projeto
de Vida, mas conectando estes resultados escolares com os obtidos ao longo do ano letivo em questão.
Abstract (EN):
Education in the 21st century faces numerous challenges, one of which is School Failure. It seems like a simple
concept, but there are actually several definitions. The (In)Success of students is evaluated, mainly, in a quantitative way. However, is it fair to analyze students' abilities through tests/examinations, which may even “have gone wrong at
that moment”, due to circumstances beyond cognitive aspects?
School Failure is, in fact, a challenge for which they will hardly find solutions applicable to all schools, as these
guidelines do not contemplate the diversity of learning styles, the different motivations, socioeconomic and cultural
characteristics of students, or even the emotions of students. At this juncture, the scientific community, educational
institutions and their educational agents, as well as the political system, are also added. These are, in fact, the agents
who discuss and promote the resolution of this problem.
In the 21st century, given the multiplicity of available resources, namely technological ones, the School Failure Rate,
although declining, remains high. In fact, the School Failure Rate in Portugal has been falling since the 80s of the last
century, but it remains excessive, which is why it is important that the problem is well analyzed. For example, we have
too much failure when we compare the Portuguese situation with that in the Nordic countries. This situation led us to
reflect on the factors that condition (In) School Success and the intervening agents, questioning whether a possible
weak scientific and pedagogical preparation of the teachers will be prevalent, or, on the contrary, if the socioeconomic
and cultural status of the students stands out. On the other hand, will the interference associated with the profile of
students and their parents predominate? It is therefore necessary to evaluate the responsibility of School Failure by
addressing the different interveners, since, unquestionably, there is a disconnect between all agents involved in the
teaching-learning process.
To try to address these issues, we opted for a work methodology that was based on the application of a questionnaire
survey in order to understand the different variables that are at the base of school failure, continued by a second
survey through which we questioned students about their Life Project, but connecting these school results with those
obtained throughout the school year in question.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific