Resumo (PT):
O projecto da habitação unifamiliar feito a partir de uma encomenda dos habitantes a um arquitecto é um processo que visa a diferenciação espacial e social e por isso, um processo em que se procura aderir a uma determinada forma e organização do espaço em detrimento de várias outras. No desenvolvimento desta solução arquitectónica específica, vocacionada para a espacialização de um modo de vida e de uma estrutura familiar, tanto quanto para uma particular interpretação do sítio e do contexto social e cultural, a definição da encomenda que baseia o projecto acompanha todo o percurso de concepção espacial. Este artigo faz uma abordagem ao processo de encomenda e concepção da habitação unifamiliar com o objectivo de compreender os conteúdos do programa que motiva a procura da forma arquitectónica, os contextos sociais e culturais que transportam as referências dos actores e ainda os processos que organizam o desenvolvimento do projecto da habitação unifamiliar.
Abstract (EN):
The client, a future inhabitant, demands the architect for the designing of his single family house. Searching for a specific space that matches the client’s own lifestyle, they both conceive the house that becomes a factor of social and spatial differentiation.
Here we are interested in comprehending the processes that involve the production of the house, being it the interpersonal relations between the actors, the social and cultural contexts and the procedures of an architectural conception
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
License type: