Resumo (PT):
Este nosso trabalho visa fornecer algumas pistas para um tratamento
adequado dos casos em que o Presente do Indicativo recebe leituras futurativas
em Português Europeu. Procuraremos demonstrar que uma análise que sustenta
que este tempo gramatical representa a expressão do “não passado”, tal como a
desenvolvida por Giannakidou (2014) para o Grego e para o Italiano, se revela
insufi ciente para dar conta do que se passa em PE, sobretudo porque parece não
existir uma ambiguidade sistemática entre leituras futurativas e não futurativas e
porque nem todas as predicações podem ser projetadas para um intervalo posterior
ao momento da enunciação quando perspetivadas pelo Presente. Nessa medida,
aduziremos alguns argumentos em favor da ideia de que o Presente do Indicativo,
nas interpretações que envolvem posterioridade, se encontra sujeito a algum tipo de
coerção ou de mudança temporal, constituindo-se esta, em certa medida, como uma
leitura de natureza “derivada”.
Abstract (EN):
The main goal of this paper is to provide cues for an appropriate
treatment of the futurate readings that arise in some contexts with the Presente do
Indicativo (Simple Present) in European Portuguese. I will try to demonstrate that
an analysis based on the past vs. non-past distinction, such as the one developed
by Giannakiodu (2014) to explain contrasts in Greek and Italian, is not sufficient to
account for the European Portuguese data since there is not a systematic ambiguity
between future and non-future readings with the present tense in EP and because
not all predicates can be located in an interval subsequent to the utterance time
when they combine with the tense under analysis. In this regard, I will adduce some
arguments in favour of a treatment in which the Presente do Indicativo (Simple
Present) is temporally “coerced” (or, more appropriately, undergoes some temporal
shift) in order to provide future information. In this perspective, the “futurate
present” comes about as a “derived” temporal reading
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific