Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Performances no contemporâneo
Publication

Performances no contemporâneo

Title
Performances no contemporâneo
Type
Book
Year
2018
Authors
Vilela, Eugenia
(Editor)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS View ORCID page
Barros, Né
(Editor)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences
Other information
Resumo (PT): A coleção Estética, Política e Artes dedica a presente edição a práticas e teorias da performance, nomeadamente, nas suas deslocações e expansões. Através dos diversos textos dos autores e artistas presentes nesta edição, pretende-se contribuir para uma discussão sobre a condição do contemporâneo onde a palavra performance se reveste de grande importância na formulação de um pensamento sobre o mundo. Performances no contemporâneo é um projeto de investigação que funciona em regime de laboratório e de encontros que tem como objetivo explorar diversas vozes e abordagens na performance e nas artes performativas enquanto cúmplices e portadoras de uma política do contemporâneo. No território expandido da performance e da performatividade, margens, movimento, mobilização, paisagem, arquivo, discurso e diversas estratégias de comando e de destruição são matérias emergentes de discussão do corpo político e potencial. Na interceção entre prática e teoria, este projeto, criado em 2015, tem como finalidade o questionamento da condição do contemporâneo e a criação de um corpus de eventos que documentem o trabalho desenvolvido num espaço de pensamento que tensiona as relações entre filosofia e artes. Na relação paradoxal de adesão e distanciação ao real, na visibilidade e invisibilidade, na luz e na escuridão, como nos lembra Agamben a propósito da contemporaneidade enquanto relação singular com o tempo, as performances surgem, também elas, como projetos singulares de mundos marginais e formas de resistência. Interessa-nos na voz da primeira pessoa ou corpo falante da arte, para usar uma expressão de Perniola, ou seja, os discursos diretos dos que produzem as obras, assim como, os discursos dos que pensam e interferem com a arte.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 248
ISBN: 978-989-54179-5-7
Collection: Estética, política e artes
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Publications included
Chapter or Part of a Book
T. O. Lacerda (Author) (FADEUP)
Related Publications

Of the same authors

Performances no contemporâneo II (2023)
Book
Barros, Né; Vilela, Eugénia

Of the same editor

Worlds made of heroes : a tribute to J. R. R. Tolkien (2022)
Book
Vasconcelos, Filomena ; Botelho, Inês ; Malato, Maria Luísa
Viagens da saudade (2019)
Book
Natário, Maria Celeste ; Borges, Paulo ; Lóia, Luís ; Sousa, Cláudia; Ribeiro, Nuno; Araújo, Rodrigo
Variations sur l'étranger (2016)
Book
Almeida, José Domingues de ; Santos, Ana Clara
Urban revitalization and housing affordability : a case study of Porto (2020)
Book
Varady, David Paul ; Matos, Fátima Loureiro de; Fernandes, José Alberto Rio

See all (255)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-10-03 at 15:43:35 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal