Candidaturas: 24 de fevereiro - 14 de março de 2025
A unidade de formação 'Fishing Architecture Workshop”, com o título 'Underwater Landscapes', decorrerá na FAUP e na comunidade piscatória de Angeiras, em Matosinhos. Esta unidade insere-se no projeto de investigação Fishing Architecture, financiado pelo European Research Council.
Nesta formação, os estudantes terão a oportunidade de adquirir ferramentas conceptuais e técnicas para representar sistemas ecológicos, ligando a arquitetura e a biologia marinha. A formação, interdisciplinar por natureza, complementa as ferramentas adquiridas no âmbito dos cursos de arquitetura e, para estudantes de outras áreas científicas, oferece a possibilidade de expandir os limites das suas disciplinas.
A formação explora as relações entre ecossistemas marinhos e arquitetura costeira, tendo a comunidade piscatória de Angeiras como caso de estudo. Angeiras, exemplo de pequena pesca, depende do ecossistema local, altamente sensível às flutuações da qualidade ambiental, e desempenha um papel ativo na sua manutenção e preservação. A pesca na região é caraterizada por práticas não intensivas e métodos sazonais e multi-espécies, resultando numa pegada ecológica pouco expressiva. O polvo, entre outras espécies, é uma das mais relevantes e rentáveis, sendo capturado ao longo do ano.
Esta formação abordará, de forma específica, os ecossistemas marinhos e as suas espécies. A duração da formação será de uma semana, com uma carga horária de 27 horas, distribuídas entre sessões teóricas, trabalho de campo, discussões coletivas, e a apresentação e debate dos resultados obtidos.
DESTINATÁRIOS
— A formação destina-se a estudantes de mestrado e de doutoramento em todas as áreas científicas, com particular ênfase para a arquitetura, a biologia marinha, geografia, oceanografia, história e outras áreas afins.