Monique Eleb | 1945.2023
29 de maio de 2023
A FAUP lamenta profundamente o falecimento da psicóloga e socióloga francesa Monique Eleb, professora da École Nationale Supérieure d'Architecture de Paris-Malaquais e reconhecida especialista em arquitetura habitacional.
Monique Eleb colaborou por diversas vezes com a FAUP, tendo sido consultora do projeto '
Mapa da Habitação: Reflexão crítica sobre a arquitectura habitacional apoiada pelo Estado em Portugal (1910-1974)', que contou com o professor Rui J. G. Ramos como Investigador Principal e o professor Eliseu Gonçalves como Coordenador. Foi ainda convidada para apresentar diferentes aulas e seminários no âmbito do referido projeto de investigação, do PDA - Programa de Doutoramento em Arquitectura, e do Curso Livre 'Habitar na Europa: um século de arquitectura'. Em 2012, apresentou a conferência 'Architectures de l'habiter en Ile de France. Généalogie.1945-2010' no âmbito do ciclo 'em trânsito', numa parceria entre a FAUP e a Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos. As suas publicações integram a bibliografia de diversas unidades curriculares do Mestrado Integrado em Arquitectura e do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP.
Monique Eleb nasceu em Casablanca, em 1945. Era psicóloga, Doutorada em sociologia e HDR - habilitada para coordenar investigação académica. Professora desde 1974 na École Nationale Supérieure d'Architecture de Paris-Villemin, foi uma das principais impulsionadoras na criação de uma nova escola de arquitetura que deu origem à École Nationale Supérieure d'Architecture Paris-Malaquais em 2001. Investigadora do HDR, contribuiu para a criação do Laboratoire Architecture Culture et Société, XIXe-XXIe siècle (ACS), do qual foi a sua primeira diretora de 1990 a 2012. Estes domínios de ensino e de investigação focam/incidem sobre a genealogia da habitação, a análise da concepção arquitectónica e a sociologia do habitat e os modos de vida. Através do ACS integrou, também, a equipa MVRDV/ACS/AAF, uma das dez equipas multidisciplinares constituída para responder ao convite lançado pelo Presidente da República Francesa para uma reflexão internacional sobre o futuro da metrópole parisiense "Grand Pari(s)". Foi autora de numerosas publicações sobre história sociocultural do
habitat e sobre a produção de arquitectura contemporânea.
Monique Eleb com Nuno Portas na FAUP © DR