Go to:
Logótipo
Você está em: Start > News > Livro | Território Manuel Botelho, de Duarte Belo

Livro | Território Manuel Botelho, de Duarte Belo

31 de maio de 2022

O livro 'Território Manuel Botelho', de Duarte Belo, é editado pelo Museu da Paisagem com o apoio da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Fundação Marques da Silva (FIMS), da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD-UM), e do Laboratório da Paisagem, Património e Território (Lab2PT).

Este livro documenta em registo fotográfico as visitas às obras, à casa, e ao escritório de Manuel Botelho. Inclui textos de Duarte Belo e cinco textos de Manuel Botelho selecionados para esta publicação, acompanhados por fotografias do próprio.
Sinopse
Fazemos uma viagem imersiva pela arquitetura de Manuel Botelho, percorremos uma parte significativa da sua obra construída. Quando, mais tarde, procuramos uma imagem-síntese, deparamo-nos com uma impossibilidade: mais do que uma representação de uma obra arquitetónica, estamos perante uma cidade, uma paisagem. Há aqui uma obsessiva exploração do desenho, do detalhe, de algo que em cada projeto é irrepetível e nos surpreende. Na materialização desta arquitetura notamos uma ideia de procura permanente. Volumetrias, planos, vãos, espaços de circulação e de pausa, texturas, campos de visão, luz. Mas há algo que continuamente nos escapa na tentativa de apreender esta realidade. Como na complexidade imensa de uma cidade, encontramos em Manuel Botelho um território de espanto.
O livro está disponível para venda na livraria AEFAUP.

A publicação integra um ciclo de exposições, mesas redondas e visitas às obras de Manuel Botelho. Este processo inclui ainda o lançamento de mais uma publicação: uma monografia, editada pela Circo de Ideias.

No contexto desde ciclo, foram já apresentadas as exposições 'Manuel Botelho. Projecto e Obra' (26 de janeiro - 9 de março 2022, FAUP) e 'Território Manuel Botelho' (6 de abril - 18 de maio 2022, Galeria Garagem Avenida, Guimarães | EAAD-UM); e realizadas as mesas redondas e visitas 'Manuel Botelho . Professor', António Neves (introdução), Jorge Reis (moderação), Conceição Melo, Eduardo Fernandes, Inês Beleza e José Manuel Soares (23 de fevereiro, 18h30, FAUP), e 'Cultura e Contexto', com João Cabeleira (moderador), Filipa Guerreiro, Luís Tavares Pereira, Mariana Carvalho e Paolo Melis (18 de maio 2022, Galeria da Garagem Avenida, Guimarães | EAAD-UM).


Manuel Botelho nasceu em 1939 na Vila de Rua, em Moimenta da Beira. Formou-se em arquitectura em 1979, na Facoltà di Architettura dell’Università degli Studi di Roma - La Sapienza, após frequentar o curso de Filosofia e de se licenciar em Teologia Sacra na Pontificia Università Gregoriana de Roma, em 1972. Fez toda a sua formação superior em Itália, primeiro em Teologia Sacra, pela Pontificia Università Gregoriana, e posteriormente em Arquitectura, pela Facoltà di Architettura dell’Università degli Studi di Roma - La Sapienza (Laurea em 1978, sob orientação de Ludovico Quaroni). Desenvolve, depois, a sua actividade em Portugal, em escritório próprio e praticando ativamente arquitectura, foi docente na Escola Superior de Belas Artes do Porto, entre 1980 e 1985, e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, entre 1985 e 2009, tendo lecionado unidades curriculares nas áreas de Projecto e de Teoria da Arquitectura. Possui uma vasta, diversificada e singular obra, que integra desde entre o desenho de objectos ao de habitação e de equipamentos públicos.
Proferiu diversas conferências e participou em Seminários em Portugal, Espanha e Itália. O seu trabalho integrou várias exposições com destaque para a Europália 1991 - Arquitectura Contemporânea Portuguesa, que decorreu em Bruxelas.
Foi distinguido com o Prémio Nacional de Arquitectura Keil do Amaral (Primeiras Obras) em 1989, com a Casa Dr. Barroso Pires, nomeado para o Prémio Mies van der Rohe 1994, e finalista do Prémio Secil de Arquitectura 2002.

Duarte Belo (Lisboa, 1968). Formação em arquitetura (1991). Desde 1986 que trabalha no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal. Este trabalho continuado sobre o território deu origem a um arquivo fotográfico de mais de 1.800.000 fotografias. Publicou vários livros sobre o tempo e a forma do território português, de que se destacam: Portugal — O Sabor da Terra (1997-1998); Portugal Património (2007-2008) e a trilogia 15-5-20, composta pelos volumes Caminhar Oblíquo; Depois da Estrada e Viagem Maior (2020). De outros projetos editados em livro poderíamos referir O Vento Sobre a Terra (2002); Território em Espera (2005); Fogo Frio (2008); Portugal Luz e Sombra (2012); A Linha do Tua; (2013); Magna Terra (2018). Tem trabalhado sobre nomes relevantes da cultura portuguesa, como Mário de Cesariny, Ruy Belo, Maria Gabriela Llansol, Alberto Carneiro, Miguel Torga ou Sophia de Mello Breyner. Expõe desde 1987. Lecionou áreas relacionadas com a fotografia e a arquitetura. Foi curador de várias exposições. Participa regularmente em conferências sobre paisagem, arquitetura e fotografia. É editor do blog Cidade Infinita.

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-09-04 at 02:17:00 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book