Finalista da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto distinguida com Prémio Excelência na Suíça
Sofia Santos | projecto da Escola de Hotelaria de Lausana (EHL), Suíça
Sofia Santos, finalista da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), venceu o Prémio de Excelência relativo a um projeto inovador denominado "
Design Tomorrow's Campus", realizado no âmbito do Campus Development Forum/International Students Workshop, promovido pela Escola de Hotelaria de Lausana (EHL), na Suíça.
Para além dos 7 estudantes da FAUP, o projeto da EHL envolveu, ainda, 385 estudantes de escolas mundiais de arquitectura, nomeadamente de Espanha, Coreia do Sul, Argentina, Chile, Índia, Estados Unidos, Eslováquia e Suíça, na concepção de um campus universitário para estudantes projectado/desenhado por estudantes.
Sofia, em declarações à lusa, refere que este prémio "é o reconhecimento de um trabalho que, ainda que individual, envolveu um grupo de alunos e colegas da FAUP e o professor"
Nuno Brandão Costa. O professor da FAUP, convidado pela EHL e pelo arquiteto Ignasio Dahl Rocha a participar nesta iniciativa, classifica o projeto da estudante como "uma resposta de uma grande simplicidade a um problema complexo", porque "integra de uma forma muito inteligente os elementos naturais e artificiais existentes (tipografia, vias e edifícios)" (Lusa).
Sofia Santos, de 25 anos, natural do Porto, venceu no ano passado o Prémio Secil Universidades, tendo agora a oportunidade de, juntamente com outros três universitários distinguidos nesta iniciativa, integrar a equipa de arquitectos do gabinete de
Rithter Dahl Rocha, em Lausana, responsável pela elaboração do projecto final de ampliação da escola, cuja execução deverá arrancar em 2014.
Os projectos desenvolvidos pelos alunos da FAUP vão traduzir-se na "dissertação de mestrado" de cada um e serão expostos no museu da faculdade de Arquitectura do Porto, a partir de meados de novembro.