Todos os anos académicos, a 15 de dezembro (Estudos) e 15 de fevereiro (Estágios Curriculares), serão divulgados os editais das pré-candidaturas aos Programas de Mobilidade (Estudos/Estágios Curriculares) para o ano subsequente.
Nestes editais constarão todas as informações sobre a elegibilidade e procedimentos/prazos de pré-candidatura.
A divulgação será efetuada através da página Web, redes sociais (oficiais) e e-mail institucional da Faculdade.
Qualquer pré-candidatura apresentada fora do estipulado nos editais, terá que ser autorizada pela Coordenação da Mobilidade na FADEUP e perderá sempre prioridade no que respeita atribuição de financiamento (quando tal esteja previsto pelo programa a que pretende pré-candidatar se).
Após saber que foi selecionado/a o/a estudante terá de formalizar a candidatura. Para tal, deverá seguir os passos indicados.
1º Passo- Preenchimento do Formulário de Candidatura
Para poder preencher todos os campos do Formulário de Candidatura o/a estudante deverá reunir os seguintes documentos/informações:
Só com TODOS estes elementos é que o/a estudante poderá proceder ao agendamento da reunião no GRE-FADEUP para preenchimento do Formulário de Candidatura On-Line.
O/A estudante mal tenha conhecimento da aceitação por parte da Universidade de Acolhimento, deverá começar a reunir toda a documentação pessoal, necessária para a mobilidade.
Assim, entre os principais documentos que o/a estudante deverá tratar são:
O Cartão Europeu de Saúde é o documento que assegura a assistência médica em estadias temporárias em todos os Estados da União Europeia, Espaço Económico Europeu e Suíça. Assim o estudante deverá assegurar que possui este documento e que o mesmo se encontra válido durante todo o período de mobilidade. O/A estudante deve solicitá-lo nos serviços da Segurança Social/ADSE.
Em países em que o CESD não seja válido ou o caso o estudante pretenda garantir, em caso de necessidade, assistência médica privada, deverá contratar um seguro de saúde privado. Salientamos que para alguns destinos/países fora da União Europeia este seguro é obrigatório.
O bilhete de avião é na realidade uma das partes mais onerosas de toda a mobilidade. Para minimizar esse custo, o/a estudante, deverá realizar uma pesquisa on-line e em Agencias de Viagens, por forma a encontrar a melhor opção e o melhor preço para a viagem.
Caso a Universidade de Acolhimento não assegure / disponibilize o alojamento para o / a estudante durante o período de estudos, terá que ser o/a estudante à chegada a procurar um local para residir. Neste caso, recomendamos que à partida o / a estudante garanta um alojamento em Hotel / Pousada / Hostel, para os primeiros dias, até encontrar um alojamento definitivo.
Esta é a informação geral, dos procedimentos que o/a estudante deverá realizar na preparação da sua mobilidade.
Contudo, antes da partida, o GRE – FADEUP, realizará uma sessão de esclarecimento, onde os/as estudantes poderão colocar todas as questões que ainda possam persistir.
É da inteira responsabilidade do/da estudante inscrever-se na FADEUP bem como pagar as respetivas propinas/seguro. Para tal deverá contactar, antes da partida, os Serviços Académicos da FADEUP para se certificar que tudo esta regularizado.
1º Registo na Instituição de Acolhimento
Deverá dirigir-se ao Gabinete responsável pela Mobilidade na Instituição de Acolhimento ou à pessoa responsável pela mobilidade, a fim de se registar e conhecer todos procedimentos os necessários;
2º Preenchimento / Envio do Statement Period of Studies
O “Statement Period of Studies” é um documento, que certifica a data de chegada / partida à Instituição de Acolhimento. Este documento devidamente preenchido e assinado deverá ser enviado por email para o hugosilva@fade.up.pt e/ou sarahenriques@fade.up.pt
O documento original deverá ser guardado para que possa ser assinado aquando do regresso à FADEUP, a fim de ser entregue no Serviço de Relações Internacionais da Reitoria da Universidade do Porto (SRI-REIT).
Sem a entrega deste documento original, não será finalizada a mobilidade e não será efetuado o reconhecimento académico. Este documento deverá ser impresso através da plataforma informática de cada estudante:
3º Verificação do Plano de Estudos Original
Juntamente com a pessoa responsável pela Mobilidade na Universidade Parceira, o/a estudante terá de verificar a compatibilidade das unidades curriculares previamente acordadas no seu Plano de Estudos Original.
Para procederam às alterações (se necessárias) terão de enviar um e-mail para gre@fade.up.pt, informando a incompatibilidade e fornecendo os seguintes dados:
Terá 15 dias (este prazo será contabilizado através da data que constar no Statement Period of Studies) para proceder às alterações (se necessárias).
Não serão aceites Alterações ao Plano de Estudos Original depois do prazo anteriormente referido.
4º Formalização das Alterações ao Contrato de Estudos Inicial (se necessárias)
Depois de aceites as alterações, pelos responsáveis pelo Programa de Mobilidade na FADEUP, o/a estudante receberá via e-mail, os documentos para a formalização destas alterações.
Deverá assina-los e recolher a assinatura e carimbo da Universidade de Acolhimento. Posteriormente deverá devolvê-los também via e-mail ao GRE-FADEUP.
Só serão aceites alterações quando devidamente autorizadas pela FADEUP. Não serão aceites alterações que o GRE-FADEUP não tenha tido conhecimento ou que não tenha aprovado.
Antes do regresso à FADEUP, o/a estudante deverá ter em conta os seguintes aspetos: