Cognições e Emoções no Desporto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CPDDH |
36 |
Plano Oficial - 2024 |
1 |
- |
6 |
42 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A UC ‘Cognições e Emoções no Desporto’ tem como objetivo geral promover o aprofundamento de conhecimentos, bem como a sua aplicação prática, no domínio dos fatores e processos cognitivos e emocionais subjacentes à participação e ao desempenho em contextos de ‘desporto e performance’ e em contextos de ‘desporto, saúde e desenvolvimento humano’.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:
- reconhecer e discutir a importância das cognições e das emoções no desempenho humano
- identificar e descrever a origem e evolução do estudo das cognições e das emoções
- descrever o funcionamento de diferentes processos cognitivos e a sua influência no comportamento e desempenho humano
- comparar e contrastar diferentes enquadramentos concetuais e abordagens ao estudo das emoções
- analisar, discutir e interpretar as complexidades relacionadas com a inter-relação entre emoções e cognições
- explicar e refletir sobre o impacte de diferentes fatores e processos cognitivos e emocionais em contextos de prática, nomeadamente em contextos de ‘desporto e performance’ e ‘desporto, saúde e desenvolvimento humano
- identificar e aplicar diferentes metodologias de avaliação na investigação das cognições e emoções em contextos de desporto e desenvolvimento humano e discutir como é que são usadas
- descrever e discutir e aplicar conceitos e aspetos relacionados com o coping e a regulação emocional, distinguindo as emoções, pensamentos e comportamentos tipicamente gerados por diferentes estratégias e como podem ser relacionados com aplicações no campo do desporto e desenvolvimento humano
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução e fundamentos das cognições e emoções no desporto
Processos cognitivos no desporto, performance e desenvolvimento humano: atenção e concentração, memória e representação mental, tomada de decisão e competências de resolução de problemas
As emoções no desporto, performance e desenvolvimento humano: origem e evolução do estudo das emoções, compreensão das emoções e do seu impacto no desempenho
A relação e interação entre cognições e emoções: relação dinâmica entre processos cognitivos e emoções, origem e evolução do estudo das emoções e cognições em contextos de desporto e desenvolvimento humano, aplicações práticas e implicações para atletas e treinadores
Bibliografia Obrigatória
Dias, C., Corte-Real, N., Cruz, J. F., & Fonseca, A. M.; Emoções no desporto: O que sabemos e o (que sentimos) que julgamos saber., Revista de Psicologia del Deporte, 22(2), 473-480., 2013
Carvalho, P. F., & Albuquerque, P. B. ; Anxiety and coping strategies in sport contexts: A look at the psychometric properties of Portuguese instruments for their assessment., The Spanish Journal of Psychology, 12(1), 338-348., 2009
Dias, C., Cruz, J. F., & Fonseca, A. M.; Anxiety and coping strategies in sport contexts: A look at the psychometric properties of Portuguese instruments for their assessment., The Spanish Journal of Psychology, 12(1), 338-348., 2009
Lazarus, R. S.; Cognitive-motivational-relational theory of emotion. In Y. L. Hanin (Ed.), Emotions in sport (pp. 39-63)., Human Kinetics., 2000
Oatley, K., Parrott, W. G., Smith, C., & Watts, F. ; Cognition and emotion over twenty-five years., Cognition and Emotion, 25, 1341-1348., 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nesta UC, a lecionação recorrerá aos seguintes métodos:
1º Expositivo (exposição de conteúdos); 2.º Explorativo (análise e reflexão de textos); 3.º Interativo (promoção de debates e de exposições por parte dos estudantes); 4.º Autónomo (estudante agente de aprendizagem).
Na exposição teórica far-se-á prevalecer uma forte interação entre os conceitos e a sua aplicação concreta, privilegiando-se um funcionamento interativo em sala de aula. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Estudo autónomo |
55,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para poderem aceder ao exame final, os estudantes terão que preencher os seguintes critérios:
i) presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas; e
ii) classificação mínima de 47.5% no valor correspondente a cada componente.
Os estudantes que prevejam não conseguir assegurar a presença no número mínimo de aulas anteriormente indicado (e.g., trabalhadores-estudantes, atletas de alta competição), deverão contactar o responsável pela unidade curricular no prazo máximo de 2 aulas após a lecionação da primeira aula, para que seja possível definir um plano alternativo de formação e avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
50% - trabalho escrito
50% - exame final
A apresetação oral do trabalho é obrigatória.
Em qualquer uma das componentes, a classificação final não poderá ser inferior a 47.5% do valor correspondente.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto.
Os trabalhadores-estudantes que não consigam assegurar a sua presença num mínimo de 75% das aulas dadas têm de contactar o docente da unidade curricular no prazo máximo de 2 aulas a contar da data de início da UC, no sentido de ser discutida a sua formação e avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular.
Estes estudantes deverão contactar a docente nas duas aulas seguintes ao início da UC.