Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PDDH05
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Cognições e Emoções no Desporto

Código: PDDH05     Sigla: PDDH05

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CPDDH 36 Plano Oficial - 2024 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cláudia Salomé Lima Dias Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 5,60
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 5,60
Cláudia Salomé Lima Dias 4,20
Rui Manuel da Costa Sofia 1,40

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC ‘Cognições e Emoções no Desporto’ tem como objetivo geral promover o aprofundamento de conhecimentos, bem como a sua aplicação prática, no domínio dos fatores e processos cognitivos e emocionais subjacentes à participação e ao desempenho em contextos de ‘desporto e performance’ e em contextos de ‘desporto, saúde e desenvolvimento humano’.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:

  1. reconhecer e discutir a importância das cognições e das emoções no desempenho humano
  2. identificar e descrever a origem e evolução do estudo das cognições e das emoções
  3. descrever o funcionamento de diferentes processos cognitivos e a sua influência no comportamento e desempenho humano
  4. comparar e contrastar diferentes enquadramentos concetuais e abordagens ao estudo das emoções
  5. analisar, discutir e interpretar as complexidades relacionadas com a inter-relação entre emoções e cognições
  6. explicar e refletir sobre o impacte de diferentes fatores e processos cognitivos e emocionais em contextos de prática, nomeadamente em contextos de ‘desporto e performance’ e ‘desporto, saúde e desenvolvimento humano
  7. identificar e aplicar diferentes metodologias de avaliação na investigação das cognições e emoções em contextos de desporto e desenvolvimento humano e discutir como é que são usadas
  8. descrever e discutir e aplicar conceitos e aspetos relacionados com o coping e a regulação emocional, distinguindo as emoções, pensamentos e comportamentos tipicamente gerados por diferentes estratégias e como podem ser relacionados com aplicações no campo do desporto e desenvolvimento humano

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução e fundamentos das cognições e emoções no desporto

Processos cognitivos no desporto, performance e desenvolvimento humano: atenção e concentração, memória e representação mental, tomada de decisão e competências de resolução de problemas

As emoções no desporto, performance e desenvolvimento humano: origem e evolução do estudo das emoções, compreensão das emoções e do seu impacto no desempenho

A relação e interação entre cognições e emoções: relação dinâmica entre processos cognitivos e emoções, origem e evolução do estudo das emoções e cognições em contextos de desporto e desenvolvimento humano, aplicações práticas e implicações para atletas e treinadores

 

Bibliografia Obrigatória

Dias, C., Corte-Real, N., Cruz, J. F., & Fonseca, A. M.; Emoções no desporto: O que sabemos e o (que sentimos) que julgamos saber., Revista de Psicologia del Deporte, 22(2), 473-480., 2013
Carvalho, P. F., & Albuquerque, P. B. ; Anxiety and coping strategies in sport contexts: A look at the psychometric properties of Portuguese instruments for their assessment., The Spanish Journal of Psychology, 12(1), 338-348., 2009
Dias, C., Cruz, J. F., & Fonseca, A. M.; Anxiety and coping strategies in sport contexts: A look at the psychometric properties of Portuguese instruments for their assessment., The Spanish Journal of Psychology, 12(1), 338-348., 2009
Lazarus, R. S.; Cognitive-motivational-relational theory of emotion. In Y. L. Hanin (Ed.), Emotions in sport (pp. 39-63)., Human Kinetics., 2000
Oatley, K., Parrott, W. G., Smith, C., & Watts, F. ; Cognition and emotion over twenty-five years., Cognition and Emotion, 25, 1341-1348., 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta UC, a lecionação recorrerá aos seguintes métodos:

1º Expositivo (exposição de conteúdos); 2.º Explorativo (análise e reflexão de textos); 3.º Interativo (promoção de debates e de exposições por parte dos estudantes); 4.º Autónomo (estudante agente de aprendizagem).

Na exposição teórica far-se-á prevalecer uma forte interação entre os conceitos e a sua aplicação concreta, privilegiando-se um funcionamento interativo em sala de aula. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para poderem aceder ao exame final, os estudantes terão que preencher os seguintes critérios: 
i) presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas; e 
ii) classificação mínima de 47.5% no valor correspondente a cada componente. 

Os estudantes que prevejam não conseguir assegurar a presença no número mínimo de aulas anteriormente indicado (e.g., trabalhadores-estudantes, atletas de alta competição), deverão contactar o responsável pela unidade curricular no prazo máximo de 2 aulas após a lecionação da primeira aula, para que seja possível definir um plano alternativo de formação e avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

50% - trabalho escrito
50% - exame final

A apresetação oral do trabalho é obrigatória.

Em qualquer uma das componentes, a classificação final não poderá ser inferior a 47.5% do valor correspondente.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto. 
Os trabalhadores-estudantes que não consigam assegurar a sua presença num mínimo de 75% das aulas dadas têm de contactar o docente da unidade curricular no prazo máximo de 2 aulas a contar da data de início da UC, no sentido de ser discutida a sua formação e avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular.
Estes estudantes deverão contactar a docente nas duas aulas seguintes ao início da UC.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-15 às 04:28:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias