Formação Profissional do Treinador Desportivo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - SP 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Reconhecer e analisar criticamente, de forma teoricamente fundamentada, diferentes abordagens no âmbito do Coaching Desportivo e da formação de treinadores.
Perspetivar temas de pesquisa, a partir do estado da arte, no âmbito do Coaching Desportivo e da formação de treinadores assente numa abordagem pedagógica e social.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos percorrem linhas e temas de investigação, alguns inovadores e outros revisitados, no âmbito do Coaching Desportivo e formação de treinadores no sentido de dotar os estudantesde ferramentas conceptuais que os auxiliem na compreensão e formulação de novos problemas de pesquisa neste âmbito.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Das abordagens comportamentalistas às construtivistas no coaching desportivo e na formação de treinadores.
- Fontes de aprendizagem: da aprendizagem formal à informal.
- Investigação na formação de treinadores:
- Da descrição à implementação e avaliação do processo de ensino e de aprendizagem;
- Contribuição do social construtivismo e da aprendizagem situada.
Bibliografia Obrigatória
Jones, R.L., Potrac, P., Cushion, C. & Ronglan, L.T.; A sociological analysis of sports coaching, Routledge, 2011
Jones Robyn L. 340;
An^introduction to sports coaching. ISBN: 978-0-415-69491-9
Jones, R.L.; Re-conceptualising sports coaching, 2006
Mesquita, I.; Borges, M.; Rosado, A.; Handball coaches’ perceptions about the value of working competences according to their coaching background, J Sports Sci and Med, 2011 (http://www.jssm.org, 10, 193-202)
Santos, S.; Mesquita, I.; Graça, A.; Rosado, A.; What coaches value about coaching knowledge: a comparative study across a range of domains, Int J of Ap Sport Sciences, 2010 (22 (2), 96-112)
Mesquita, I.; Isidro, I,; Rosado, A.; Portuguese coaches’ perceptions of and preferences for knowledge sources related to their professional background, J Sports Sci and Med, 2010 (9, 480-489)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo e discussões temáticas com apresentação de trabalhos baseados na análise de artigos científicos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
15,00 |
Total: |
45,00 |
Obtenção de frequência
Presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
- Apresentação e discussão de 1 trabalho baseado na análise de três artigos científicos relacionados com o ensino do desporto.