Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PDCD045
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Formação Profissional do Treinador Desportivo

Código: PDCD045     Sigla: CDDTFP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 5 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Ribeiro Mesquita Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,00
Isabel Maria Ribeiro Mesquita 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Reconhecer e analisar criticamente, de forma teoricamente fundamentada, diferentes abordagens no âmbito do Coaching Desportivo e da formação de treinadores.

Perspetivar temas de pesquisa, a partir do estado da arte, no âmbito do Coaching Desportivo e da formação de treinadores assente numa abordagem pedagógica e social.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos percorrem linhas e temas de investigação, alguns inovadores e outros revisitados, no âmbito do Coaching Desportivo e formação de treinadores no sentido de dotar os estudantesde ferramentas conceptuais que os auxiliem na compreensão e formulação de novos problemas de pesquisa neste âmbito.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Das abordagens comportamentalistas às construtivistas no coaching desportivo e na formação de treinadores.


- Fontes de aprendizagem: da aprendizagem formal à informal.


- Investigação na formação de treinadores:


  • Da descrição à implementação e avaliação do processo de ensino e de aprendizagem;

  • Contribuição do social construtivismo e da aprendizagem situada.


Bibliografia Obrigatória

Jones, R.L., Potrac, P., Cushion, C. & Ronglan, L.T.; A sociological analysis of sports coaching, Routledge, 2011
Jones Robyn L. 340; An^introduction to sports coaching. ISBN: 978-0-415-69491-9
Jones, R.L.; Re-conceptualising sports coaching, 2006
Mesquita, I.; Borges, M.; Rosado, A.; Handball coaches’ perceptions about the value of working competences according to their coaching background, J Sports Sci and Med, 2011 (http://www.jssm.org, 10, 193-202)
Santos, S.; Mesquita, I.; Graça, A.; Rosado, A.; What coaches value about coaching knowledge: a comparative study across a range of domains, Int J of Ap Sport Sciences, 2010 (22 (2), 96-112)
Mesquita, I.; Isidro, I,; Rosado, A.; Portuguese coaches’ perceptions of and preferences for knowledge sources related to their professional background, J Sports Sci and Med, 2010 (9, 480-489)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo e discussões temáticas com apresentação de trabalhos baseados na análise de artigos científicos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 15,00
Total: 45,00

Obtenção de frequência

Presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.

- Apresentação e discussão de 1 trabalho baseado na análise de três artigos científicos relacionados com o ensino do desporto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-16 às 20:14:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias