Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PDCD036
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Da Participação ao Abandono do Desporto

Código: PDCD036     Sigla: DEBDH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 3 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel Leal Ferreira Mendonça Fonseca Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,00
António Manuel Leal Ferreira Mendonça Fonseca 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular (UC) tem como objectivo promover o aprofundamento e consolidação de conhecimentos anteriormente adquiridos sobre as principais questões de natureza psicológica, social e contextual que condicionam a participação e o abandono das pessoas, de todas as idades, de actividades

físicas e desportivas, bem como promover e desenvolver competências para intervir nesse domínio.


No âmbito desta UC, os estudantes devem:


  1. demonstrar elevado domínio da principal literatura disponível nesta área;

  2. melhorar e consolidar competências relacionadas com intervenções para atingir objectivos previamente definidos e manter os ganhos, e melhorar e aplicar competências na definição de objectivos, programas de mudança de comportamento e manutenção de ganhos anteriormente conseguidos.


Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular são coerentes com os respetivos objetivos, porquantoforam definidos de forma a permitir aos estudantes aprofundar e consolidar um conjunto de conhecimentosadquiridos em anteriores ciclos de estudo e mais relacionados com as principais questões relativas à participação e ao abandono da atividade física e desportiva por parte de pessoas de todas as idades. Em conformidade, são revisitados conceitos fundamentais desta área do conhecimento, bem como analisada e enfatizada a forma como eles podem ser aplicados em situações do dia-a-dia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Porque participam as pessoas em atividades físicas e desportivas e porque deixam de o fazer

  2. Fontes e estratégias de motivação

  3. Da explicação das causas dos resultados às suas consequências cognitivas, emocionais e comportamentais.

  4. Processos psicossociais em contextos de actividade física e desportiva

  5. Intervenções em contextos de actividade física e desportiva

  6. Promoção da atividade física e desportiva em diferentes contextos

Bibliografia Obrigatória

Anshel, M. H.; Applied Exercise Psychology, Springer Publishing Company, 2011
Cruz José Fernando 340; Manual de psicologia do desporto. ISBN: 972-96044-3-6
Fonseca António Manuel; A^FCDEF-UP e a psicologia do desporto. ISBN: 972-8687-07-9
Fonseca António 340; A^FCDEF-UP e a psicologia do desporto. ISBN: 972-8687-00-1
Hagger, MS & Chatzisarantis, NLD; Intrinsic Motivation and Self-Determination in Exercise and Sport, HKinetics, 2007
Lox, C., Ginis, K. M., & Petruzzello,S. J.; The Psychology of Exercise: Integrating Theory and Practice, Holcomb Hathaway, Pub, 2010 (3ª Edição)
Rejesk, W. &Bailey, EK; Fitness Motivation: Preventing Participant Dropout, Human Kinetics, 1991
Roberts Glyn C. 340; Advances in motivation in sport and exercise. ISBN: 0-88011-849-0
Weinberg Robert S.; Foundations of sport and exercise psychology. ISBN: 978-1-4504-6981-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino adotadas assumirão diferentes formatos:


  1. Expositivo, com exposição de conteúdos por parte do docente;

  2. Exploratório, com análise e reflexão de textos;

  3. Interativo, com a promoção de debates e de exposições por parte dos estudantes; e

  4. Autónomo, privilegiando o estudante como agente de aprendizagem


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 15,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho escrito 0,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

participação nas aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos estudantes será efetuada através da realização de um trabalho de revisão da literatura e da elaboração de um projeto de investigação ou intervenção.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-22 às 06:36:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias