Da Participação ao Abandono do Desporto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - SP 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular (UC) tem como objectivo promover o aprofundamento e consolidação de conhecimentos anteriormente adquiridos sobre as principais questões de natureza psicológica, social e contextual que condicionam a participação e o abandono das pessoas, de todas as idades, de actividades
físicas e desportivas, bem como promover e desenvolver competências para intervir nesse domínio.
No âmbito desta UC, os estudantes devem:
- demonstrar elevado domínio da principal literatura disponível nesta área;
- melhorar e consolidar competências relacionadas com intervenções para atingir objectivos previamente definidos e manter os ganhos, e melhorar e aplicar competências na definição de objectivos, programas de mudança de comportamento e manutenção de ganhos anteriormente conseguidos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular são coerentes com os respetivos objetivos, porquantoforam definidos de forma a permitir aos estudantes aprofundar e consolidar um conjunto de conhecimentosadquiridos em anteriores ciclos de estudo e mais relacionados com as principais questões relativas à participação e ao abandono da atividade física e desportiva por parte de pessoas de todas as idades. Em conformidade, são revisitados conceitos fundamentais desta área do conhecimento, bem como analisada e enfatizada a forma como eles podem ser aplicados em situações do dia-a-dia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Porque participam as pessoas em atividades físicas e desportivas e porque deixam de o fazer
- Fontes e estratégias de motivação
- Da explicação das causas dos resultados às suas consequências cognitivas, emocionais e comportamentais.
- Processos psicossociais em contextos de actividade física e desportiva
- Intervenções em contextos de actividade física e desportiva
- Promoção da atividade física e desportiva em diferentes contextos
Bibliografia Obrigatória
Anshel, M. H.; Applied Exercise Psychology, Springer Publishing Company, 2011
Cruz José Fernando 340;
Manual de psicologia do desporto. ISBN: 972-96044-3-6
Fonseca António Manuel;
A^FCDEF-UP e a psicologia do desporto. ISBN: 972-8687-07-9
Fonseca António 340;
A^FCDEF-UP e a psicologia do desporto. ISBN: 972-8687-00-1
Hagger, MS & Chatzisarantis, NLD; Intrinsic Motivation and Self-Determination in Exercise and Sport, HKinetics, 2007
Lox, C., Ginis, K. M., & Petruzzello,S. J.; The Psychology of Exercise: Integrating Theory and Practice, Holcomb Hathaway, Pub, 2010 (3ª Edição)
Rejesk, W. &Bailey, EK; Fitness Motivation: Preventing Participant Dropout, Human Kinetics, 1991
Roberts Glyn C. 340;
Advances in motivation in sport and exercise. ISBN: 0-88011-849-0
Weinberg Robert S.;
Foundations of sport and exercise psychology. ISBN: 978-1-4504-6981-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino adotadas assumirão diferentes formatos:
- Expositivo, com exposição de conteúdos por parte do docente;
- Exploratório, com análise e reflexão de textos;
- Interativo, com a promoção de debates e de exposições por parte dos estudantes; e
- Autónomo, privilegiando o estudante como agente de aprendizagem
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
15,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Trabalho escrito |
0,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
participação nas aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação dos estudantes será efetuada através da realização de um trabalho de revisão da literatura e da elaboração de um projeto de investigação ou intervenção.