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Desporto, Necessidade Especiais e Inclusão

Código: PDCD040     Sigla: DEBDH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 2 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Nunes Corredeira Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,00
Rui Manuel Nunes Corredeira 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino.


Pretende-se mais especificamente que os estudantes possam:


  1. identificar e compreender as características do movimento inclusivo na Sociedade atual;

  2. entender os benefícios da prática de atividade física e desportiva para as populações especiais;

  3. conhecer a estrutura organizativa do Desporto Adaptado ao nível nacional e internacional;

  4. dominar os princípios teórico-práticos das diferentes Necessidades Especiais abordadas e;

  5. analisar de forma crítica a prática desportiva para pessoas com Necessidades Especiais e suas implicações práticas.


Resultados de aprendizagem e competências

A fundamentação teórica e a intervenção nas diferentes áreas da deficiência centra-se essencialmente no

âmbito da atividade física adaptada. Com efeito, para cada uma das áreas, são lecionados conteúdos que vão desde a definição do tipo de deficiência, à sua etiologia e caracterização, passando por aspetos relacionados com o desenvolvimento motor e com a prática de atividades desportivas específicas para estas populações.

No âmbito específico da atividade física adaptada são abordadas as modalidades existentes para cada um dos tipos de deficiência, focando-se as principais estratégias e metodologias a utilizar na intervenção na aula deEducação Física. Isto porque se pretende que os estudantes sejam capazes de planificar e aplicar um programa de atividade física adaptada aplicado a cada uma das situações específicas do programa de

educação física, aspeto contemplado nos objetivos desta unidade curricular.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Definição, etiologia, causas das principais necessidades especiais.
   1.1. Principais implicações para a prática desportiva
2. Planeamento em Educação Física para alunos com necessidades especiais
   2.1. Plano anual/por período (unidades didáticas), planos de aula, reflexões.
   2.2. Objetivos, conteúdos, situações de aprendizagem, critérios de êxito.
   2.3. Funções didáticas (avaliação diagnóstica, introdução, exercitação, consolidação

Bibliografia Obrigatória

Davis Robert W.; Inclusion through sports. ISBN: 978-0-7360-3439-5
Castro Eliane Mauerberg de; Atividade física adaptada. ISBN: 85-866-5335-7
Rouse, P.; Inclusion in Physical Education – Fitness, motor and social skills for students of all abilities., Human Kinetics, 2009
Teixeira Ana Maria Fonseca; Basquetebol em cadeira de rodas. ISBN: 978-85-60336-02-9
Winnick Joseph P. 340; Adapted physical education and sport. ISBN: 978-0-7360-8918-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão essencialmente expositivas, procurando-se sempre a participação dos estudantes, com

questões e problemas levantados pelo professor relacionados com os temas a leccionar.

A avaliação dos estudantes será efectuada por exame final abrangendo toda a matéria leccionada.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória a 75% das aulas (as faltas estão  sujeitas às Normas Gerias de Avaliação da faculdade)

Fórmula de cálculo da classificação final

Para terem acesso a esse exame, os estudantes devem ter assistido, pelo menos, a 75% das aulas. A nota máxima possível será de vinte valores e a nota mínima será de zero valores. A aprovação à Unidade Curricular será conseguida com a nota do exame igual ou superior a 9,5 valores.
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