Desporto, Necessidade Especiais e Inclusão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - SP 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino.
Pretende-se mais especificamente que os estudantes possam:
- identificar e compreender as características do movimento inclusivo na Sociedade atual;
- entender os benefícios da prática de atividade física e desportiva para as populações especiais;
- conhecer a estrutura organizativa do Desporto Adaptado ao nível nacional e internacional;
- dominar os princípios teórico-práticos das diferentes Necessidades Especiais abordadas e;
- analisar de forma crítica a prática desportiva para pessoas com Necessidades Especiais e suas implicações práticas.
Resultados de aprendizagem e competências
A fundamentação teórica e a intervenção nas diferentes áreas da deficiência centra-se essencialmente no
âmbito da atividade física adaptada. Com efeito, para cada uma das áreas, são lecionados conteúdos que vão desde a definição do tipo de deficiência, à sua etiologia e caracterização, passando por aspetos relacionados com o desenvolvimento motor e com a prática de atividades desportivas específicas para estas populações.
No âmbito específico da atividade física adaptada são abordadas as modalidades existentes para cada um dos tipos de deficiência, focando-se as principais estratégias e metodologias a utilizar na intervenção na aula deEducação Física. Isto porque se pretende que os estudantes sejam capazes de planificar e aplicar um programa de atividade física adaptada aplicado a cada uma das situações específicas do programa de
educação física, aspeto contemplado nos objetivos desta unidade curricular.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Definição, etiologia, causas das principais necessidades especiais.
1.1. Principais implicações para a prática desportiva
2. Planeamento em Educação Física para alunos com necessidades especiais
2.1. Plano anual/por período (unidades didáticas), planos de aula, reflexões.
2.2. Objetivos, conteúdos, situações de aprendizagem, critérios de êxito.
2.3. Funções didáticas (avaliação diagnóstica, introdução, exercitação, consolidação
Bibliografia Obrigatória
Davis Robert W.;
Inclusion through sports. ISBN: 978-0-7360-3439-5
Castro Eliane Mauerberg de;
Atividade física adaptada. ISBN: 85-866-5335-7
Rouse, P.; Inclusion in Physical Education – Fitness, motor and social skills for students of all abilities., Human Kinetics, 2009
Teixeira Ana Maria Fonseca;
Basquetebol em cadeira de rodas. ISBN: 978-85-60336-02-9
Winnick Joseph P. 340;
Adapted physical education and sport. ISBN: 978-0-7360-8918-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão essencialmente expositivas, procurando-se sempre a participação dos estudantes, com
questões e problemas levantados pelo professor relacionados com os temas a leccionar.
A avaliação dos estudantes será efectuada por exame final abrangendo toda a matéria leccionada.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória a 75% das aulas (as faltas estão sujeitas às Normas Gerias de Avaliação da faculdade)
Fórmula de cálculo da classificação final
Para terem acesso a esse exame, os estudantes devem ter assistido, pelo menos, a 75% das aulas. A nota máxima possível será de vinte valores e a nota mínima será de zero valores. A aprovação à Unidade Curricular será conseguida com a nota do exame igual ou superior a 9,5 valores.