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Didática Específica do Desporto III- Dança

Código: EEF79     Sigla: DIDIII-Dança

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEFEBS 146 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário (2022) 1 - 2 25 54

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 5 0,00
Maria de Lurdes Tristão Ávila Carvalho 10,00

Módulo de

Código Nome
EEF72 Didáticas Específicas do Desporto III

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino da dança na escola com uma visão atual, responsável e inovadora;

  2. Valorizar as potencialidades pedagógicas da dança na formação da pessoa desportivamente culta, competente e entusiasta;

  3. Planificar, implementar e avaliar atividades de ensino e aprendizagem da dança por referência a um modelo curricular e às características dos alunos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos adquirem conhecimentos que lhes permitem abordar a Dança na escola, com uma visão atual, responsável e inovadora; na prática pedagógica (planeamento, avaliação e possivel implementação) são capazes de com eficiência aplicarem os conhecimentos didáticos transmitidos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A Dança como conteúdo pedagógico-didático;

2. Análise dos conteúdos programáticos da abordagem da Dança na Escola;
3. Planeamento e organização de uma unidade didática de Dança;
4. Abordagem metodológica do ensino-aprendizagem da Dança na escola;
5. Prática Pedagógica: Desenvolvimento de competências de planeamento, instrução, gestão e avaliação do processo de ensino e aprendizagem da Dança em contexto escolar.

Bibliografia Obrigatória

Kassing Gayle; Dance teaching methods and curriculum design. ISBN: 978-0-7360-0240-0
Vickers Joan N.; Instructional design for teaching physical activities. ISBN: 0-87322-226-1
Vickers Joan N.; Perception, cognition, and decision training. ISBN: 978-0-7360-4256-7
Portugal Ministério da Educação e Ciência; Programa de educação física do 12º ano de escolaridade
Portugal Ministério da Educação Direcção Geral dos Ensinos Básico e Secundário; Programa de educação física
Portugal Ministério da Educação Gabinete Coordenador do Desporto Escolar; Programa do desporto escolar
Portugal Ministério da Educação Direcção Geral dos Ensinos Básico e Secundário; Programa de educação física
Laban Rudolf; Dança educativa moderna. ISBN: 85-274-0121-5

Bibliografia Complementar

Laban Rudolf; Laban.s principles of dance and movement notation. ISBN: 0-7121-1648-6
Laban Rudolf; The Mastery of movement. ISBN: 0-7121-1357-6
Csikszentmihalyi Mihaly; Talented teenagers. ISBN: 0-521-57463-3
Minton Sandra Cerny; Choreography. ISBN: 978-0-7360-6476-7
Sofras Pamela Anderson; Dance composition basics. ISBN: 978-0-7360-5532-1
Reeve Justine; Dance improvisations. ISBN: 978-1450402149

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas de transmissão dos conteúdos.
Experiência de situações de prática pedagógica (preparação e desenvolvimento de tarefas de ensino; observação). Trabalho individual e de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 15,00
Trabalho de campo 55,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 24,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Aulas Teóricas: presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas e realização de todas as avaliações práticas e teste escrito.

Aulas Práticas: presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas e participação efetiva nas aulas, realizando todas as tarefas propostas. A classificação final da componente prática tem que ser ≥10.0 valores (55% da classificação final).

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova /trabalho especial (para as componentes prática e teórica) para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação:
Teste escrito - 15%;
Realização de Trabalhos - 25%;
Trabalho de Campo - 55% (Prática pedagógica - 40%; trabalhos teórico práticos de preparação para a prática pedagógica – 15%);
Participação/interesse/assiduidade - 5%.

Nota mínima em cada item - 7.5 valores. No final da avaliação é exigido a nota mínima de 10 valores.

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