Didática Específica do Desporto III- Dança
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Módulo de
Código |
Nome |
EEF72 |
Didáticas Específicas do Desporto III |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino da dança na escola com uma visão atual, responsável e inovadora;
- Valorizar as potencialidades pedagógicas da dança na formação da pessoa desportivamente culta, competente e entusiasta;
- Planificar, implementar e avaliar atividades de ensino e aprendizagem da dança por referência a um modelo curricular e às características dos alunos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os alunos adquirem conhecimentos que lhes permitem abordar a Dança na escola, com uma visão atual, responsável e inovadora; na prática pedagógica (planeamento, avaliação e possivel implementação) são capazes de com eficiência aplicarem os conhecimentos didáticos transmitidos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. A Dança como conteúdo pedagógico-didático;
2. Análise dos conteúdos programáticos da abordagem da Dança na Escola;
3. Planeamento e organização de uma unidade didática de Dança;
4. Abordagem metodológica do ensino-aprendizagem da Dança na escola;
5. Prática Pedagógica: Desenvolvimento de competências de planeamento, instrução, gestão e avaliação do processo de ensino e aprendizagem da Dança em contexto escolar.
Bibliografia Obrigatória
Kassing Gayle;
Dance teaching methods and curriculum design. ISBN: 978-0-7360-0240-0
Vickers Joan N.;
Instructional design for teaching physical activities. ISBN: 0-87322-226-1
Vickers Joan N.;
Perception, cognition, and decision training. ISBN: 978-0-7360-4256-7
Portugal Ministério da Educação e Ciência;
Programa de educação física do 12º ano de escolaridade
Portugal Ministério da Educação Direcção Geral dos Ensinos Básico e Secundário;
Programa de educação física
Portugal Ministério da Educação Gabinete Coordenador do Desporto Escolar;
Programa do desporto escolar
Portugal Ministério da Educação Direcção Geral dos Ensinos Básico e Secundário;
Programa de educação física
Laban Rudolf;
Dança educativa moderna. ISBN: 85-274-0121-5
Bibliografia Complementar
Laban Rudolf;
Laban.s principles of dance and movement notation. ISBN: 0-7121-1648-6
Laban Rudolf;
The Mastery of movement. ISBN: 0-7121-1357-6
Csikszentmihalyi Mihaly;
Talented teenagers. ISBN: 0-521-57463-3
Minton Sandra Cerny;
Choreography. ISBN: 978-0-7360-6476-7
Sofras Pamela Anderson;
Dance composition basics. ISBN: 978-0-7360-5532-1
Reeve Justine;
Dance improvisations. ISBN: 978-1450402149
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas de transmissão dos conteúdos.
Experiência de situações de prática pedagógica (preparação e desenvolvimento de tarefas de ensino; observação). Trabalho individual e de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Teste |
15,00 |
Trabalho de campo |
55,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
24,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
54,00 |
Obtenção de frequência
Aulas Teóricas: presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas e realização de todas as avaliações práticas e teste escrito.
Aulas Práticas: presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas e participação efetiva nas aulas, realizando todas as tarefas propostas. A classificação final da componente prática tem que ser ≥10.0 valores (55% da classificação final).
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova /trabalho especial (para as componentes prática e teórica) para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da disciplina.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação:
Teste escrito - 15%;
Realização de Trabalhos - 25%;
Trabalho de Campo - 55% (Prática pedagógica - 40%; trabalhos teórico práticos de preparação para a prática pedagógica – 15%);
Participação/interesse/assiduidade - 5%.
Nota mínima em cada item - 7.5 valores. No final da avaliação é exigido a nota mínima de 10 valores.