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Didática Específica do Desporto I - Futebol

Código: EEF75     Sigla: DIDI - Fut.

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEFEBS 146 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário (2022) 1 - 2 25 54

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Daniel Bruno Vieira de Andrade Barreira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 5 0,00
Daniel Bruno Vieira de Andrade Barreira 6,00
João Manuel Ferreira Ribeiro 4,00

Módulo de

Código Nome
EEF70 Didáticas Específicas do Desporto I

Língua de trabalho

Português

Objetivos



  • Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino do Futebol em contexto escolar.

  • Conhecer o Futebol como matéria de ensino. 

  • Valorizar as potencialidades pedagógicas do jogo de Futebol na formação da pessoa desportivamente culta, competente e entusiasta. 

  • Planificar, implementar e avaliar atividades de ensino e aprendizagem do Futebol por referência a um modelo curricular e às capacidades e características dos alunos.



 

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos dominam os conteúdos específicos da modalidade de Futebol.

Os alunos sabem planificar exercícios, sequências metodológicas de exercícios, unidades temáticas dos diferentes níveis de desempenho e planos de aula, cumprindo os diferentes princípios didáticos e pedagógicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Plano de organização do processo de ensino-aprendizagem no 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário propostos pelo Ministério da Educação.

- Conteúdos regulamentares, técnicos e táticos do jogo de Futebol:

  • Leis do jogo de Futebol;
  • Natureza, estrutura e organização do jogo de Futebol:
    • Fases e momentos de jogo;
    • Princípios de jogo;
    • Fatores de jogo; 
  • Organização estrutural e funcional do “Futebol de 5”, “Futebol de 7/8” e do “Futebol de 11”;
  • Níveis de desempenho do aluno e do jogo de Futebol.
- Metodologias de ensino do jogo de Futebol. 

- Preparação de Unidades didáticas, planos de aula, e sequências metodológicas de exercícios.

- Tratamento didático dos conteúdos de acordo com o nível de desempenho dos alunos. 

- Avaliação do desempenho dos alunos.

Bibliografia Obrigatória

Garganta, Júlio; Guilherme, José; Barreira, Daniel; Brito, João; Rebelo, Natal; Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol, Fernando Tavares, 2013
Guilherme, José; Braz, Jorge; Proposta didático-metodológica para o ensino do jogo de futsal, Fernando Tavares, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas de transmissão e concretização dos conteúdos.

Experienciar situações de treino e de prática pedagógica (treino de observação, preparação e implementação de tarefas de ensino).

Trabalhos individuais e de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 24,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Para que o estudante obtenha frequência positiva terá de cumprir com os seguintes pressupostos:

  • Presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas.
  • Realizar as tarefas teórico-práticas individuais e de grupo propostas. 

Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade em cima mencionadas os casos previstos na lei, nomeadamente, trabalhadores estudantes e atletas abrangidos pela legislação sobre alta-competição.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação tem as seguintes componentes, e respetiva ponderação para a classificação final:

  • Tarefas de grupo – ao longo do semestre serão realizadas tarefas de grupo com o objetivo do aluno adquirir competências didático-metodológicas e de planeamento para o cumprimento dos objetivos definidos no programa. As tarefas são a construção e a apresentação de: (i) planificação de unidades didáticas; e (ii) planificação de aulas. O seu valor corresponde a 40% da classificação final;
  • Tarefa individual – realização de uma tarefa individual de avaliação das competências de planeamento e didático-metodológicas no ensino do jogo de Futebol. Esta tarefa será realizada em data a definir. Seu valor corresponde a 60% da classificação final. 

A classificação final é a média das notas obtidas a cada uma das componentes avaliativas, arredondada às unidades. Em cada uma das componentes o aluno não poderá ter uma classificação inferior a 7,5 valores, e a média final não poderá ser inferior a 9,5 valores 
Na eventualidade do estudante não atingir a nota mínima (7,5 valores) à tarefa individual, terá oportunidade de a realizar novamente sob condições definidas pelos docentes.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes com direito ao acesso a época especial de avaliação, nos casos de não poderem cumprir com as exigências definidas na mesma, poderão efetuar trabalhos e/ou testes especiais definidos pelo respetivo professor. 

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As avaliações especiais regem-se pelos regulamentos gerais e específicos de avaliação.

Melhoria de classificação

Quando justificado, o estudante poderá ter nova oportunidade de avaliação na componente de avaliação "Tarefa Individual" mencionada no ponto "Cálculo da Classificação Final".
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