Didática Específica do Desporto I - Futebol
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Módulo de
Código |
Nome |
EEF70 |
Didáticas Específicas do Desporto I |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino do Futebol em contexto escolar.
- Conhecer o Futebol como matéria de ensino.
- Valorizar as potencialidades pedagógicas do jogo de Futebol na formação da pessoa desportivamente culta, competente e entusiasta.
- Planificar, implementar e avaliar atividades de ensino e aprendizagem do Futebol por referência a um modelo curricular e às capacidades e características dos alunos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os alunos dominam os conteúdos específicos da modalidade de Futebol.
Os alunos sabem planificar exercícios, sequências metodológicas de exercícios, unidades temáticas dos diferentes níveis de desempenho e planos de aula, cumprindo os diferentes princípios didáticos e pedagógicos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Plano de organização do processo de ensino-aprendizagem no 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário propostos pelo Ministério da Educação.
- Conteúdos regulamentares, técnicos e táticos do jogo de Futebol:
- Leis do jogo de Futebol;
- Natureza, estrutura e organização do jogo de Futebol:
- Fases e momentos de jogo;
- Princípios de jogo;
- Fatores de jogo;
- Organização estrutural e funcional do “Futebol de 5”, “Futebol de 7/8” e do “Futebol de 11”;
- Níveis de desempenho do aluno e do jogo de Futebol.
- Metodologias de ensino do jogo de Futebol.
- Preparação de Unidades didáticas, planos de aula, e sequências metodológicas de exercícios.
- Tratamento didático dos conteúdos de acordo com o nível de desempenho dos alunos.
- Avaliação do desempenho dos alunos.
Bibliografia Obrigatória
Garganta, Júlio; Guilherme, José; Barreira, Daniel; Brito, João; Rebelo, Natal; Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol, Fernando Tavares, 2013
Guilherme, José; Braz, Jorge; Proposta didático-metodológica para o ensino do jogo de futsal, Fernando Tavares, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e práticas de transmissão e concretização dos conteúdos.
Experienciar situações de treino e de prática pedagógica (treino de observação, preparação e implementação de tarefas de ensino).
Trabalhos individuais e de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho de campo |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de campo |
24,00 |
Total: |
54,00 |
Obtenção de frequência
Para que o estudante obtenha frequência positiva terá de cumprir com os seguintes pressupostos:
- Presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas.
- Realizar as tarefas teórico-práticas individuais e de grupo propostas.
Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade em cima mencionadas os casos previstos na lei, nomeadamente, trabalhadores estudantes e atletas abrangidos pela legislação sobre alta-competição.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação tem as seguintes componentes, e respetiva ponderação para a classificação final:
- Tarefas de grupo – ao longo do semestre serão realizadas tarefas de grupo com o objetivo do aluno adquirir competências didático-metodológicas e de planeamento para o cumprimento dos objetivos definidos no programa. As tarefas são a construção e a apresentação de: (i) planificação de unidades didáticas; e (ii) planificação de aulas. O seu valor corresponde a 40% da classificação final;
- Tarefa individual – realização de uma tarefa individual de avaliação das competências de planeamento e didático-metodológicas no ensino do jogo de Futebol. Esta tarefa será realizada em data a definir. Seu valor corresponde a 60% da classificação final.
A classificação final é a média das notas obtidas a cada uma das componentes avaliativas, arredondada às unidades. Em cada uma das componentes o aluno não poderá ter uma classificação inferior a 7,5 valores, e a média final não poderá ser inferior a 9,5 valores
Na eventualidade do estudante não atingir a nota mínima (7,5 valores) à tarefa individual, terá oportunidade de a realizar novamente sob condições definidas pelos docentes.
Provas e trabalhos especiais
Os estudantes com direito ao acesso a época especial de avaliação, nos casos de não poderem cumprir com as exigências definidas na mesma, poderão efetuar trabalhos e/ou testes especiais definidos pelo respetivo professor.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações especiais regem-se pelos regulamentos gerais e específicos de avaliação.
Melhoria de classificação
Quando justificado, o estudante poderá ter nova oportunidade de avaliação na componente de avaliação "Tarefa Individual" mencionada no ponto "Cálculo da Classificação Final".