Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EEF74
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Didática Específica do Desporto I - Andebol

Código: EEF74     Sigla: DIDI - And.

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEFEBS 146 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário (2022) 1 - 2 25 54

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Luísa Dias Estriga Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 5 10,00
Maria Luísa Dias Estriga 6,00
José António Soares David Paiva da Silva 4,00

Módulo de

Código Nome
EEF70 Didáticas Específicas do Desporto I

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolver conhecimento e competências relacionadas com o ensino do Andebol em contexto escolar.

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de planear, avaliar e conduzir o ensino do andebol em contexto escolar tendo por base procedimentos didáticos e pedagógicos apropriados às necessidades dos alunos.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Conceção de formação desportiva em andebol no contexto escolar.
2. Faseamento do processo de ensino do andebol.
3. Avaliação do desempenho dos alunos no jogo.
4. Iniciação à Prática Pedagógica: Treino de competências de planeamento, instrução, gestão e avaliação do processo de ensino e aprendizagem do andebol em contexto escolar.

Bibliografia Obrigatória

Mariot Jacques; Handball. ISBN: 2-86713-086-7
Estriga Luísa; Ensino do andebol na escola. ISBN: 978-972-8687-61-8
Luisa Estriga; Team Handball: Teaching and Learning Step-by-Step. An instructional Guide. , Luisa Estriga. Kindle Direct Publishing., 2019. ISBN: 978-989-20-9465-6

Bibliografia Complementar

Castellano Arencibia Leoncio; Prebalonmano a cuatro. ISBN: 978-84-9886-202-7
Ribeiro Miguel; Andebol 2. ISBN: 978-972-735-153-4
Muller Manfred 070; Balonmano entrenarse jugando. ISBN: 84-8019-258-5
Mariot Jacques; Hand-ball comportemental. ISBN: 2-7114-0892-2
Papic Marija; Learning creativity in sport. ISBN: 978-953-57229-2-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas de transmissão e concretização dos conteúdos.
Experiência de situações de treino de prática pedagógica (treino de observação, preparação e implementação de tarefas de ensino).
Trabalho individual e de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 25,00
Trabalho de campo 45,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 12,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 12,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas leccionadas. Tem dispensa de frequência o/a estudante que tiver obtido, em anos transatos, avaliação positiva. Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste escrito - 25% Trabalhos - 25%
Prática pedagógica - 45%
Participação/interesse/assiduidade - 5%
Nota mínima em cada item - 7.5 valores.

No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Preparação e realização de um torneio intra-turma no âmbito da prática pedagógica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da disciplina. A prova terá uma componente teórica e prática que corresponderá à componente prática pedagógica, todas as restantes componente mantêm-se.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação implica a reavaliação de todas as componentes nas mesmas modalidades previstas para a avaliação.

Observações

Tarefas da prática:
- Planificação e condução de aulas;
- Observação de aulas;
- Elaboração de relatórios das atividades práticas;
- Realização de um teste escrito.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-15 às 04:31:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias