Código: | EEF68 | Sigla: | OCE |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação Educacional Geral |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
EEFEBS | 148 | 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário (2022) | 1 | - | 3 | 30 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva | Regente |
Teorico-Prática: | 0,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 5 | 0,00 |
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva | 10,00 |
No final desta UC os/as estudantes devem ser capazes de:
- Aplicar adequadamente os principais conceitos relacionados com a cultura organizacional de escola;
- Identificar e analisar configurações culturais múltiplas na escola como organização;
- Perspetivar futuras intervenções no âmbito da dinâmica de funcionamento das estruturas intermédias de gestão;
- Desenvolver uma capacidade de análise crítica aos fundamentos e linhas de investigação da cultura organizacional de escola e da eficácia da escola;
- Questionar o enquadramento cultural e simbólico da autonomia na gestão da escola e dos objetivos e modelos de avaliação do sistema educativo;
- Elaborar propostas de atividades de acordo com o projeto identitário da escola.Sabe aplicar adequadamente os principais conceitos relacionados com a cultura organizacional de escola.
Apresenta uma capacidade critica e de intervenção profissional relacionada com a gestão e organização escolar.
Problematiza o enquadramento cultural e simbólico da autonomia pedagógica na gestão da escola.
Demonstra capacidade para elaborar projetos e atividades de acordo com a especificidade dos contextos.
A escola como organização, a cultura organizacional no contexto das escolas
A cultura escolar e a cultura organizacional de escola;
A escola como entreposto cultural
A organização do sistema escolar
O sistema educativo
A administração e gestão das escolas: enquadramento normativo; as morfologias administrativas e suas dinâmicas
Do modelo de escola segregada ao de escola coeducativa
Em busca da eficácia da escola
O sistema de avaliação da educação e das escolas: modelos e dilemas
Da autonomia decretada à autonomia (re)construída
Interrogativa e pontualmente expositiva com técnicas de exposição participada
Utilização em aula do questionamento, argumentação e debate.
Métodos de aprendizagem ativa e colaborativa: discussões temáticas síncronas e assíncronas; estudos de caso; debates; pensar e compartilhar (TPS: think-par-share)
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho prático ou de projeto | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 51,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Total: | 81,00 |
Participação nas atividades desenvolvidas no espaço da sala de aula e na componente online, obtendo uma classificação que terá que ser superior ou igual a 10,0 valores.