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Organização e Cultura Escolar

Código: EEF68     Sigla: OCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEFEBS 148 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário (2022) 1 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 5 0,00
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva 10,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta UC os/as estudantes devem ser capazes de:

- Aplicar adequadamente os principais conceitos relacionados com a cultura organizacional de escola;

- Identificar e analisar configurações culturais múltiplas na escola como organização;

- Perspetivar futuras intervenções no âmbito da dinâmica de funcionamento das estruturas intermédias de gestão;

- Desenvolver uma capacidade de análise crítica aos fundamentos e linhas de investigação da cultura organizacional de escola e da eficácia da escola;

- Questionar o enquadramento cultural e simbólico da autonomia na gestão da escola e dos objetivos e modelos de avaliação do sistema educativo;

- Elaborar propostas de atividades de acordo com o projeto identitário da escola.

Resultados de aprendizagem e competências

Sabe aplicar adequadamente os principais conceitos relacionados com a cultura organizacional de escola.

Apresenta uma capacidade critica e de intervenção profissional relacionada com a gestão e organização escolar.

Problematiza o enquadramento cultural e simbólico da autonomia pedagógica na gestão da escola.

Demonstra capacidade para elaborar projetos e atividades de acordo com a especificidade dos contextos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A escola como organização, a cultura organizacional no contexto das escolas

    A cultura escolar e a cultura organizacional de escola;

    A escola como entreposto cultural

A organização do sistema escolar

    O sistema educativo

    A administração e gestão das escolas: enquadramento          normativo; as morfologias administrativas e suas                dinâmicas

Do modelo de escola segregada ao de escola coeducativa

Em busca da eficácia da escola

O sistema de avaliação da educação e das escolas: modelos e dilemas

Da autonomia decretada à autonomia (re)construída

Bibliografia Obrigatória

Rui Canário; O que é a escola?. ISBN: 972-0-34172-6
Isabel Maria Venâncio; Eficácia e qualidade na escola
Jorge Ávila de Lima; Em busca da boa escola. ISBN: 978-989-8151-04-9
Torres, Leonor; Configurações culturais e o processo de construção da gestão democrática numa escola secundária, 2005. ISBN: Revista Portuguesa de Educação, 18(2), 89-124.
Pol, M; Hlouskova, L; Novotny, P; Zounek, J. ; Em busca do conceito de cultura escolar: uma contribuição para as discussões actuais, Revista Lusófona de Educação, 10, 63-79, 2007
Torres, Leonor ; A escola como entreposto cultural: o cultural e o simbólico no desenvolvimento democrático da escola. , Revista Portuguesa de Educação, 21(1), 59-81., 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Interrogativa e pontualmente expositiva com técnicas de exposição participada

Utilização em aula do questionamento, argumentação e debate.

Métodos de aprendizagem ativa e colaborativa: discussões temáticas síncronas e assíncronas; estudos de caso; debates; pensar e compartilhar (TPS: think-par-share)

 

Software

Moodle

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Participação nas atividades desenvolvidas no espaço da sala de aula e na componente online, obtendo uma classificação que terá que ser superior ou igual a 10,0 valores.


Os/as estudantes têm de realizar com sucesso a componente prática, pelo que a frequência a 75% das aulas lecionadas e a realização das tarefas/trabalhos no espaço de aula ou online na plataforma moodle são os critérios obrigatórios.

Fórmula de cálculo da classificação final


Para aprovação final na unidade curricular, o/a estudante deve obter uma classificação final mínima de 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas terão que entrar em contacto com a docente da UC até 3 semanas após o início das aulas para agendar a prova/trabalho especial e o teste.
Estes/as estudantes terão que realizar uma provas ou trabalhos especiais e um teste teórico com o objetivo de demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas terão que entrar em contacto com a docente da UC até 3 semanas após o início das aulas para agendar a prova/trabalho especial e o teste.
Estes/as estudantes terão que realizar uma provas ou trabalhos especiais e um teste teórico com o objetivo de demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidas.
Alguma situação não explicitada será no respeito do Regulamento geral para avaliação de discentes da Universidade do Porto.

Melhoria de classificação

Possibilidade de melhoria de algumas das tarefas de avaliação desenvolvidas.
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