Didática Específica do Desporto II - Atletismo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Módulo de
Código |
Nome |
EEF71 |
Dídática Específica do Desporto II |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino do Atletismo em contexto escolar;
1.1. Conhecer as diferentes disciplinas do atletismo como matéria de ensino.
1.2. Valorizar as potencialidades pedagógicas das diferentes disciplinas que compõem o atletismo e o seu contributo na formação da pessoa desportivamente culta, competente e entusiasta.
1.3. Conhecer e aplicar as progressões pedagógicas para ensinar as diversas disciplinas do Atletismo.
1.4. Planificar, implementar e avaliar atividades de ensino e aprendizagem do atletismo por referência a um modelo curricular.
2. Mobilizar conhecimentos e competências para resolver problemas da prática do ensino do Atletismo, mediante as particularidades das matérias, dos escalões etários e dos níveis de prática.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes adquiram o conhecimento técnico, regulamentar, pedagógico e didático do conteúdo Atletismo (corridas, saltos e lançamentos), reunindo as competências necessárias para o ensino do Atletismo em contexto escolar.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Possuir conhecimentos teórico-práticos, concetuais e procidimentais básicos sobre as diversas disciplinas do atletismo (corridas, saltos e lançamentos), transmitidos durante a formação inicial dos estudantes, e imprescindíveis à construção do conhecimento pedagógico-didáticos para o ensino do atletismo na escola.
A apropriação e construção deste conhecimento específico sobre o ensino do atletismo, ocorre em simultâneo e em concomitância com a lecionação de outras disciplinas teóricas e teórico-práticas do curso, nomeadamente a didática geral do desporto e as didáticas específicas de outras modalidades desportivas.
Programa
1. Tratamento didático do conteúdo do Atletismo
1.1.Conceção de formação desportiva em atletismo no contexto escolar.
1.2. Análise dos programas de Educação Física dos ensinos básico e secundário (atletismo).
1.3. Faseamento do processo de ensino das diferentes especialidades do atletismo.
1.4. Critérios para avaliar as diferentes disciplinas do atletismo.
1.5.Tratamento didático do conteúdo de acordo com o Modelo de Educação Desportiva.
2. Iniciação à Prática Pedagógica: Treino de competências de planeamento, instrução, gestão e avaliação. do processo de ensino e aprendizagem do atletismo em contexto escolar, seguindo uma forma híbrida do Modelo de Educação Desportiva.
Bibliografia Obrigatória
Federação Portuguesa de Atletismo; Atletismo: Dossier do Professor - Fundamentos Correr, Saltar, Lançar, Federação Portuguesa de Atletismo, 2012. ISBN: 978-989--98048-0-7
Rolim Ramiro;
Colorir o atletismo
VALERO VALENZUELA A, GÓMEZ MÁRMOL, A. ; Fundamentos del Atletismo. Claves para su enseñanza, Pila Teleña , 2014. ISBN: 978-84-95353-04-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas de transmissão e concretização dos conteúdos.
Experiência de situações de prática pedagógica (treino de observação, preparação e implementação de tarefas de ensino).
Trabalho individual e de grupo.
Software
Durante as aulas são utilizados iPads e os sotwares dartfish express e office assistant, como suportes à instrução e ao feedback dos estudantes
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Teste |
25,00 |
Trabalho de campo |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
10,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de campo |
14,00 |
Total: |
54,00 |
Obtenção de frequência
Para obter a frequência mínima, os estudantes: (i) ordinários devem assistir a, pelo menos, 75% das aulas dadas, os estudantes com estatuto especial devem assistir a, pelo menos, 50% das ualas lecionadas
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação: Teste escrito - 25%
Realização de Trabalhos - 25%
Prática pedagógica - 45%
Participação/interesse/assiduidade - 5%
Nota mínima em cada item - 7.5 valores
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Cada semana, os estudantes que frequentam a disciplina ao abrigo de um estatuto especial, terão de realizar e entregar ao professor trabalhos teóricos de natureza pedagógico-didática sobre todos os conteúdos programáticos, à medida que eles forem contemplados nas aulas.