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Didática Específica do Desporto II - Atletismo

Código: EEF92     Sigla: DEDII-Atl

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEFEBS 147 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário (2022) 1 - 2 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ramiro José Rolim Marques Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 5 0,00
Ramiro José Rolim Marques 10,00

Módulo de

Código Nome
EEF71 Dídática Específica do Desporto II

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino do Atletismo em contexto escolar;

1.1. Conhecer as diferentes disciplinas do atletismo como matéria de ensino.


1.2. Valorizar as potencialidades pedagógicas das diferentes disciplinas que compõem o atletismo e o seu contributo na formação da pessoa desportivamente culta, competente e entusiasta.


1.3. Conhecer e aplicar as progressões pedagógicas para ensinar as diversas disciplinas do Atletismo.


1.4. Planificar, implementar e avaliar atividades de ensino e aprendizagem do atletismo por referência a um modelo curricular.


2. Mobilizar conhecimentos e competências para resolver problemas da prática do ensino do Atletismo, mediante as particularidades das matérias, dos escalões etários e dos níveis de prática.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes adquiram o conhecimento técnico, regulamentar, pedagógico e didático do conteúdo Atletismo (corridas, saltos e lançamentos), reunindo as competências necessárias para o ensino do Atletismo em contexto escolar.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Possuir conhecimentos teórico-práticos, concetuais e procidimentais básicos sobre as diversas disciplinas do atletismo (corridas, saltos e lançamentos), transmitidos durante a formação inicial dos estudantes, e imprescindíveis à construção do conhecimento pedagógico-didáticos para o ensino do atletismo na escola.
A apropriação e construção deste conhecimento específico sobre o ensino do atletismo, ocorre em simultâneo e em concomitância com a lecionação de outras disciplinas teóricas e teórico-práticas do curso, nomeadamente a didática geral do desporto e as didáticas específicas de outras modalidades desportivas.

Programa

1. Tratamento didático do conteúdo do Atletismo
1.1.Conceção de formação desportiva em atletismo no contexto escolar.
1.2. Análise dos programas de Educação Física dos ensinos básico e secundário (atletismo).
1.3. Faseamento do processo de ensino das diferentes especialidades do atletismo.
1.4. Critérios para avaliar as diferentes disciplinas do atletismo.
1.5.Tratamento didático do conteúdo de acordo com o Modelo de Educação Desportiva.

2. Iniciação à Prática Pedagógica: Treino de competências de planeamento, instrução, gestão e avaliação. do processo de ensino e aprendizagem do atletismo em contexto escolar, seguindo uma forma híbrida do Modelo de Educação Desportiva.

Bibliografia Obrigatória

Federação Portuguesa de Atletismo; Atletismo: Dossier do Professor - Fundamentos Correr, Saltar, Lançar, Federação Portuguesa de Atletismo, 2012. ISBN: 978-989--98048-0-7
Rolim Ramiro; Colorir o atletismo
VALERO VALENZUELA A, GÓMEZ MÁRMOL, A. ; Fundamentos del Atletismo. Claves para su enseñanza, Pila Teleña , 2014. ISBN: 978-84-95353-04-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas de transmissão e concretização dos conteúdos.

Experiência de situações de prática pedagógica (treino de observação, preparação e implementação de tarefas de ensino).

Trabalho individual e de grupo.

Software

Durante as aulas são utilizados iPads e os sotwares dartfish express e office assistant, como suportes à instrução e ao feedback dos estudantes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 25,00
Trabalho de campo 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 14,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Para obter a frequência mínima, os estudantes: (i) ordinários devem assistir a, pelo menos, 75% das aulas dadas, os  estudantes com estatuto especial devem assistir a, pelo menos, 50% das ualas lecionadas

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: Teste escrito - 25%

Realização de Trabalhos - 25%

Prática pedagógica - 45%

Participação/interesse/assiduidade - 5%

Nota mínima em cada item - 7.5 valores

No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Cada semana, os estudantes que frequentam a disciplina ao abrigo de um estatuto especial, terão de realizar e entregar ao professor trabalhos teóricos de natureza pedagógico-didática sobre todos os conteúdos programáticos, à medida que eles forem contemplados nas aulas.
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