Seminário de Apoio à Investigação ou Intervenção
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CPDDH |
1 |
Plano Oficial (2018 - ) |
2 |
- |
9 |
65 |
243 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta UC tem por objetivo acompanhar os estudantes no contato direto com o processo de investigação conducente à produção da dissertação científica, ou com a aplicação das competências e formas de intervenção conducente à produção do relatório de estágio, fornecendo oportunidades para os estudantes aprofundarem os seus conhecimentos e debaterem em grupo o seu processo e percurso individualizado de investigação/ intervenção.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante a sua dissertação/ estágio
- comunicar e argumentar oralmente, debatendo com os seus pares temáticas relacionadas com a sua área de especialização
- aplicar conhecimentos e competências para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação/ - intervenção e elaborar a respetiva dissertação/ relatório
- trabalhar de forma independente e autónoma
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Nesta UC aborda-se em maior detalhe as temáticas relacionadas com as tarefas inerentes a um trabalho empírico ou aplicado na PDDH, revisitando e ajustando, à luz da perspetiva e experiência aplicada que está a decorrer na UC Dissertação/ Estágio, alguns dos conteúdos da UC Projeto de Investigação/ Intervenção. Esses conteúdos, abordados em sessões TP, incluem essencialmente aspetos práticos relativos aos preceitos a considerar na elaboração da dissertação/ relatório de estágio: problema, objetivos e sustentação teórica; adequação do projeto de investigação/ intervenção ao problema e objetivos; apresentação e interpretação de resultados/ atividades; normas de redação; e preparação da defesa. As componentes de seminário não permitem definir um programa com matérias concretas, procurando estimular a partilha, debate e reflexão em grupo sobre os diferentes percursos (incluindo contextos, problemáticas e planos de ação) dos estudantes no processo de desenvolvimento da dissertação/ estágio.
Bibliografia Obrigatória
Michael Quinn Patton;
Qualitative research & evaluation methods. ISBN: 978-1-4129-7212-3
Maria Helena Pestana;
Análise de dados para ciências sociais. ISBN: 972-618-391-X
Davies, M., Davis, K. J., & Dunagan, M.; Scientific papers and presentations., Cambridge, MA: Academic Press., 2012
Observações Bibliográficas
Artigos científicos e obras de referência das áreas em que se insiram os projetos de investigação/ intervenção.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas incluem sessões TP e sessões de seminário. Os métodos de ensino incluem o método expositivo (com exposição de conteúdos por parte do docente), interativo (com a promoção de debates e exposições por parte dos/ as estudantes) e autónomo (estudante agente de aprendizagem).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para poderem obter frequência, os estudantes terão que preencher os seguintes critérios:
i) presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas; e
ii) classificação mínima de 47.5% no valor correspondente do trabalho escrito
Os estudantes que prevejam não conseguir assegurar a presença no número mínimo de aulas anteriormente indicado (e.g., trabalhadores-estudantes, atletas de alta competição), deverão contactar o responsável pela unidade curricular no prazo máximo de 15 dias após a lecionação da primeira aula, para que seja possível definir um plano alternativo de formação e avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
100% - trabalho
Em qualquer uma das componentes, a classificação final não poderá ser inferior a 47.5% do valor correspondente.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto.
Os trabalhadores-estudantes que não consigam assegurar a sua presença num mínimo de 75% das aulas dadas têm de contactar o docente da unidade curricular no prazo máximo de 15 dias a contar da data da primeira aula, no sentido de ser discutida a sua formação e avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular.
Estes estudantes deverão contactar a docente nos 15 dias seguintes ao início das aulas.