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Seminário de Apoio à Investigação ou Intervenção

Código: PDDH17     Sigla: PDDH17

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CPDDH 1 Plano Oficial (2018 - ) 2 - 9 65 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cláudia Salomé Lima Dias Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 8,60
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 8,60
Cláudia Salomé Lima Dias 4,30
Maria João Correia de Araújo Almeida 2,30
Nuno José Corte-Real Correia Alves 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC tem por objetivo acompanhar os estudantes no contato direto com o processo de investigação conducente à produção da dissertação científica, ou com a aplicação das competências e formas de intervenção conducente à produção do relatório de estágio, fornecendo oportunidades para os estudantes aprofundarem os seus conhecimentos e debaterem em grupo o seu processo e percurso individualizado de investigação/ intervenção.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:

- analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante a sua dissertação/ estágio

- comunicar e argumentar oralmente, debatendo com os seus pares temáticas relacionadas com a sua área de especialização

- aplicar conhecimentos e competências para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação/ - intervenção e elaborar a respetiva dissertação/ relatório

- trabalhar de forma independente e autónoma

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Nesta UC aborda-se em maior detalhe as temáticas relacionadas com as tarefas inerentes a um trabalho empírico ou aplicado na PDDH, revisitando e ajustando, à luz da perspetiva e experiência aplicada que está a decorrer na UC Dissertação/ Estágio, alguns dos conteúdos da UC Projeto de Investigação/ Intervenção. Esses conteúdos, abordados em sessões TP, incluem essencialmente aspetos práticos relativos aos preceitos a considerar na elaboração da dissertação/ relatório de estágio: problema, objetivos e sustentação teórica; adequação do projeto de investigação/ intervenção ao problema e objetivos; apresentação e interpretação de resultados/ atividades; normas de redação; e preparação da defesa. As componentes de seminário não permitem definir um programa com matérias concretas, procurando estimular a partilha, debate e reflexão em grupo sobre os diferentes percursos (incluindo contextos, problemáticas e planos de ação) dos estudantes no processo de desenvolvimento da dissertação/ estágio.

Bibliografia Obrigatória

Michael Quinn Patton; Qualitative research & evaluation methods. ISBN: 978-1-4129-7212-3
Maria Helena Pestana; Análise de dados para ciências sociais. ISBN: 972-618-391-X
Davies, M., Davis, K. J., & Dunagan, M.; Scientific papers and presentations., Cambridge, MA: Academic Press., 2012

Observações Bibliográficas

Artigos científicos e obras de referência das áreas em que se insiram os projetos de investigação/ intervenção.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas incluem sessões TP e sessões de seminário. Os métodos de ensino incluem o método expositivo (com exposição de conteúdos por parte do docente), interativo (com a promoção de debates e exposições por parte dos/ as estudantes) e autónomo (estudante agente de aprendizagem).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para poderem obter frequência, os estudantes terão que preencher os seguintes critérios: 
i) presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas; e 
ii) classificação mínima de 47.5% no valor correspondente do trabalho escrito

Os estudantes que prevejam não conseguir assegurar a presença no número mínimo de aulas anteriormente indicado (e.g., trabalhadores-estudantes, atletas de alta competição), deverão contactar o responsável pela unidade curricular no prazo máximo de 15 dias após a lecionação da primeira aula, para que seja possível definir um plano alternativo de formação e avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

100% - trabalho 


Em qualquer uma das componentes, a classificação final não poderá ser inferior a 47.5% do valor correspondente.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto. 
Os trabalhadores-estudantes que não consigam assegurar a sua presença num mínimo de 75% das aulas dadas têm de contactar o docente da unidade curricular no prazo máximo de 15 dias a contar da data da primeira aula, no sentido de ser discutida a sua formação e avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular.
Estes estudantes deverão contactar a docente nos 15 dias seguintes ao início das aulas.
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