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Intervenção em Contextos Competitivos

Código: PDDH09     Sigla: PDDH09

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CPDDH 22 Plano Oficial (2018 - ) 1 - 6 42 162
Plano Oficial - 2024 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cláudia Salomé Lima Dias Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 5,60
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 5,60
Cláudia Salomé Lima Dias 3,20
Sara Mesquita Garganta da Silva 2,40

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC visa o aprofundamento de conhecimentos no domínio da aplicação de teorias e modelos da Psicologia, em geral, e da Psicologia do Desporto e da Performance (PD&P), em particular, que fundamentam as principais tipologias de intervenção psicológica em contextos de competição desportiva, assim como das principais técnicas, estratégias e programas, individuais, colectivos e organizacionais, centrados não só no desenvolvimento e promoção de competências psicológicas e psicosociais para a competição, mas também na preparação psicológica e mental de atletas, equipas e ambientes de prática para os diferentes níveis e etapas de competição desportiva. Os diferentes conteúdos programáticos pretendem assim contribuir para o estudo aprofundado e reflexão crítica necessárias para o desenvolvimento de estudos, aplicações e práticas teoricamente informadas e empiricamente validadas em contextos reais de competição.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Conhecer, descrever e discutir os principais fundamentos e modelos teóricos subjacentes à intervenção psicológica em contextos competitivos;
  2. Identificar e diferenciar os conceitos centrais e os mecanismos e processos implicados nos programas e intervenções focadas na preparação mental e psicológica (PM&P) para a competição;
  3. Analisar, descrever e questionar as vantagens e limitações das diferentes técnicas e estratégias de PM&P, individuais e colectivas, para o treino e competição desportiva;
  4. Desenhar, desenvolver e avaliar a eficácia de programas individuais e colectivos de PM&P para a competição;
  5. 5. Discutir e reflectir sobre a evidência empírica para a intervenção psicológica em contextos competitivos e as suas implicações para a prática

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Perspectivas e abordagens psicológicas na intervenção em contextos competitivos:

  2. a) Natureza, âmbito e modelos da Psicologia do Desporto e da Performance (PD&P) na preparação mental e psicológica (PM&P) para a competição desportiva;

  3. b) Programas de Treino de Competências Psicológicas e Psicossociais no Desporto e Programas de Preparação Mental e Psicológica (PM&P) para a competição desportiva;

  4. Técnicas e estratégias de intervenção e de preparação mental e psicológica (PM&P) nos processos psicológicos individuais (atletas);

  5. Técnicas e estratégias de intervenção e PM&P nos processos psicológicos e dinâmicas colectivas (equipas);

  6. Técnicas e estratégias de intervenção e PM&P nos ambientes e climas de treino e competição das organizações desportivas

  7. Medida e avaliação do impacto, efeito e eficácia das intervenções e da PM&P em contextos competitivos.

Bibliografia Obrigatória

Cruz, J. F., & Sofia, R. M.; The pursuit of success and excellence: Self-control in achievement contexts. In Saunders, C. (Ed.), Psychology of self-control: New Research (pp. 33-72). , Nova Science Publishers, 2016
Ericsson K. Anders 340; The^Cambridge handbook of expertise and expert performance. ISBN: 978-0-521-60081-1
Lavallee, D., Kremer, J., Moran, A. P., & Williams, M.; Sport psychology: Contemporary themes., Palgrave-Macmillan, 2012
Murphy, S. M.; The Oxford handbook of sport and performance psychology., Oxford University Press, 2012
Matos, D. S ., Cruz, J. F., & Almeida, L. S.; Excelência no desporto: Para uma compreensão da arquitectura psicológica dos atletas de elite., Motricidade, 7, 27-41., 2011
Tenenbaum, R., & Eklund, R. C. (Eds) ; Handbook of sport psychology (3rd ed.)., Wiley, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino-aprendizagem utilizados nesta UC, sobretudo através das diferentes metodologias de ensino especificadas e definidas para atingir os objectivos desenhados para a UC, pretendem motivar e envolver os estudantes, de forma activa, reflexiva e participativa, num processo de aprendizagem e reflexão crítica individual e em grupo sobre os conteúdos programáticos. Deste modo, procura-se facilitar e potenciar a transferência de conhecimentos e a aplicação de tais aprendizagens nos produtos e resultados finais que serão alvo de avaliação.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 65,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para poderem aceder ao exame final, os estudantes terão que preencher os seguintes critérios: 
i) presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas; e 
ii) classificação mínima de 47.5% no valor correspondente dos trabalho escritos. 

Os estudantes que prevejam não consigar assegurar a presença no número mínimo de aulas anteriormente indicado (e.g., trabalhadores-estudantes, atletas de alta competição), deverão contactar o responsável pela UC no prazo máximo de duas aulas após o seu  início, para que seja possível definir um plano alternativo de formação e avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

25% - trabalho prático, fichas de leitura
50% - trabalho escrito
25% - exame final

Em qualquer uma das componentes, a classificação final não poderá ser inferior a 47.5% do valor correspondente.

Provas e trabalhos especiais

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular, de acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto. Estes estudantes deverão contactar a docente nas duas aulas seguintes ao início da UC.

Avaliação especial (TE, DA, ...)


Aos estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular, de acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto.

Estes estudantes deverão contactar a docente nas primeiras duas aulas após o início das aulas.
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