Intervenção em Contextos Competitivos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta UC visa o aprofundamento de conhecimentos no domínio da aplicação de teorias e modelos da Psicologia, em geral, e da Psicologia do Desporto e da Performance (PD&P), em particular, que fundamentam as principais tipologias de intervenção psicológica em contextos de competição desportiva, assim como das principais técnicas, estratégias e programas, individuais, colectivos e organizacionais, centrados não só no desenvolvimento e promoção de competências psicológicas e psicosociais para a competição, mas também na preparação psicológica e mental de atletas, equipas e ambientes de prática para os diferentes níveis e etapas de competição desportiva. Os diferentes conteúdos programáticos pretendem assim contribuir para o estudo aprofundado e reflexão crítica necessárias para o desenvolvimento de estudos, aplicações e práticas teoricamente informadas e empiricamente validadas em contextos reais de competição.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer, descrever e discutir os principais fundamentos e modelos teóricos subjacentes à intervenção psicológica em contextos competitivos;
- Identificar e diferenciar os conceitos centrais e os mecanismos e processos implicados nos programas e intervenções focadas na preparação mental e psicológica (PM&P) para a competição;
- Analisar, descrever e questionar as vantagens e limitações das diferentes técnicas e estratégias de PM&P, individuais e colectivas, para o treino e competição desportiva;
- Desenhar, desenvolver e avaliar a eficácia de programas individuais e colectivos de PM&P para a competição;
- 5. Discutir e reflectir sobre a evidência empírica para a intervenção psicológica em contextos competitivos e as suas implicações para a prática
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Perspectivas e abordagens psicológicas na intervenção em contextos competitivos:
- a) Natureza, âmbito e modelos da Psicologia do Desporto e da Performance (PD&P) na preparação mental e psicológica (PM&P) para a competição desportiva;
- b) Programas de Treino de Competências Psicológicas e Psicossociais no Desporto e Programas de Preparação Mental e Psicológica (PM&P) para a competição desportiva;
- Técnicas e estratégias de intervenção e de preparação mental e psicológica (PM&P) nos processos psicológicos individuais (atletas);
- Técnicas e estratégias de intervenção e PM&P nos processos psicológicos e dinâmicas colectivas (equipas);
- Técnicas e estratégias de intervenção e PM&P nos ambientes e climas de treino e competição das organizações desportivas
- Medida e avaliação do impacto, efeito e eficácia das intervenções e da PM&P em contextos competitivos.
Bibliografia Obrigatória
Cruz, J. F., & Sofia, R. M.; The pursuit of success and excellence: Self-control in achievement contexts. In Saunders, C. (Ed.), Psychology of self-control: New Research (pp. 33-72). , Nova Science Publishers, 2016
Ericsson K. Anders 340;
The^Cambridge handbook of expertise and expert performance. ISBN: 978-0-521-60081-1
Lavallee, D., Kremer, J., Moran, A. P., & Williams, M.; Sport psychology: Contemporary themes., Palgrave-Macmillan, 2012
Murphy, S. M.; The Oxford handbook of sport and performance psychology., Oxford University Press, 2012
Matos, D. S ., Cruz, J. F., & Almeida, L. S.; Excelência no desporto: Para uma compreensão da arquitectura psicológica dos atletas de elite., Motricidade, 7, 27-41., 2011
Tenenbaum, R., & Eklund, R. C. (Eds) ; Handbook of sport psychology (3rd ed.)., Wiley, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino-aprendizagem utilizados nesta UC, sobretudo através das diferentes metodologias de ensino especificadas e definidas para atingir os objectivos desenhados para a UC, pretendem motivar e envolver os estudantes, de forma activa, reflexiva e participativa, num processo de aprendizagem e reflexão crítica individual e em grupo sobre os conteúdos programáticos. Deste modo, procura-se facilitar e potenciar a transferência de conhecimentos e a aplicação de tais aprendizagens nos produtos e resultados finais que serão alvo de avaliação.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
55,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho escrito |
65,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para poderem aceder ao exame final, os estudantes terão que preencher os seguintes critérios:
i) presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas; e
ii) classificação mínima de 47.5% no valor correspondente dos trabalho escritos.
Os estudantes que prevejam não consigar assegurar a presença no número mínimo de aulas anteriormente indicado (e.g., trabalhadores-estudantes, atletas de alta competição), deverão contactar o responsável pela UC no prazo máximo de duas aulas após o seu início, para que seja possível definir um plano alternativo de formação e avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
25% - trabalho prático, fichas de leitura
50% - trabalho escrito
25% - exame final
Em qualquer uma das componentes, a classificação final não poderá ser inferior a 47.5% do valor correspondente.
Provas e trabalhos especiais
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular, de acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto. Estes estudantes deverão contactar a docente nas duas aulas seguintes ao início da UC.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aos estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular, de acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto.
Estes estudantes deverão contactar a docente nas primeiras duas aulas após o início das aulas.