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Estudos Práticos IV - Andebol

Código: 222     Sigla: 222

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 188 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 3 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José António Soares David Paiva da Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 6 12,00
Carlos Alberto da Rocha Resende 4,00
Daniel Bruno Vieira de Andrade Barreira 0,00
António Luís Tulha Duarte Ferreira 8,00

Módulo de

Código Nome
241 Estudos Práticos IV

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre as ações de jogo de Andebol, com ênfase nas componentes tático-técnicas individuais, grupais e coletivas. 

2. Adquirir conhecimentos relativos aos regulamentos gerais e específicos do Andebol. Conhecer a fundo a orgânica da modalidade e perceber as implicações dos regulamentos para as ações de jogo e sua prática.

3. Adquirir domínio de execução das ações de jogo essenciais do jogo de Andebol. Vivenciar os constrangimentos inerentes ao jogo de Andebol e dos motivos que levam à emergência das ações mais utilizadas no jogo.

4. Adquirir conhecimentos acerca das metodologias de ensino e propostas de intervenção didático pedagógica nos vários dominios do ensino do Andebol na escola.

Resultados de aprendizagem e competências

Dominar conhecimentos teórico-práticos sobre as ações de jogo de Andebol, com ênfase nas componentes tático-técnicas individuais, grupais e coletivas. 

Dominar conhecimentos relativos aos regulamentos gerais e específicos do Andebol. Revelar conhecimento sobre a orgânica da modalidade e percebe as implicações dos regulamentos para as ações de jogo e sua prática.

Manifestar domínio da execução das ações de jogo essenciais do jogo de Andebol em função dos constrangimentos inerentes ao jogo e dos motivos que levam à emergência das ações mais utilizadas no jogo.

Revelar conhecimentos acerca das metodologias de ensino e propostas de intervenção didático pedagógica nos vários domínios do ensino do Andebol na escola.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 Regras e Regulamento da modalidade
2 Técnica-tática individual
3 Tática grupal
4 Tática coletiva
5 Fases do Jogo
6 Guarda Redes
7 O Ensino do Andebol na Escola

Bibliografia Obrigatória

Antón García, J. L.; Balonmano: Metodología y alto rendimiento, Editorial Paidotribo, 1994
Antón García, J. L.; Balonmano - Táctica Grupal Defensiva: Concepto, estructura y metodología, Grupo Editorial Universitario, 2002
Antón García, J. L.; Balonmano - Táctica Grupal Ofensiva: Concepto, estructura y metodología, Gymnos Editorial, 1998
Silva, J.; Ferreira, A.; Resende, C; Diapositivos das aulas
IHF; Regras de jogo, Federação de Andebol de Portugal, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A Unidade Curricular de Estudos Práticos IV de Andebol congrega aulas teórico-práticas, constituídas por aulas de experimentação e exercitação práticas, com tempos para apoio teórico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 83,00

Obtenção de frequência

Presença e realização prática de pelo menos 75% das aulas previstas. Contudo, para os casos devidamente comprovados por relatório médico, que ateste uma incapacidade para o aluno ter uma participação ativa nas aulas, e que seja deferido pelo Conselho Pedagógico, admite-se a presença e realização prática de apenas 50% das aulas previstas.

Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade em cima mencionadas, os casos previstos na lei, nomeadamente trabalhadores estudantes e atletas abrangidos pela legislação sobre alta-competição. Estes estudantes, terão de definir, no início do ano letivo com o respetivo docente, o conjunto de provas ou trabalhos especiais que terão de realizar, de modo a demonstrar o domínio da matéria e das competências exigidas.

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Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação possui duas componentes, uma prática e outra teórica:

1 - Componente prática: realizada através de avaliação contínua da prática e de avaliação prática em dois momentos:
- 1º momento: na semana de 24 a 28 de Março de 2025;
- 2º momento: na semana de 26 a 30 de Maio de 2025.

Ainda relativamente à componente prática, se o aluno não atingir a classificação mínima (8,0 valores) não tem possibilidade de realizar uma segunda avaliação, uma vez que esta é contínua.

2 - Componente teórica: realizada através de um teste escrito, que será agendado no início do semestre.

Na eventualidade do discente não atingir a classificação mínima de oito (8,0) valores à componente teórica, terá a possibilidade de realizar uma segunda avaliação escrita. Esta segunda avaliação (teste de repescagem) é uma oportunidade para o Estudante obter a nota mínima que permita completar com sucesso a avaliação da UC.

Em qualquer tarefa relacionada com avaliação (componentes prática/teórica, trabalhos, testes, etc.) o Estudante não poderá obter uma classificação inferior a 8 valores.

O cálculo da classificação final terá as seguintes ponderações: a avaliação prática corresponde a 75% e a avaliação teórica a 25% da classificação final.

A classificação final à unidade curricular Estudos Práticos III - Andebol é calculada a partir das notas obtidas a cada uma das componentes, arredondada às décimas. Considera-se aprovado o estudante que obtenha uma classificação final mínima de dez (10,0) valores

Em caso de dúvida suscitada pela interpretação e aplicação destas normas, ou em caso omisso, aplica-se diretamente o “Regulamento Geral para a Avaliação dos Discentes das Unidades Curriculares Estudos Práticos I, II, III e IV”.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados das condições de assiduidade, nomeadamente, trabalhadores estudantes e atletas abrangidos pela legislação sobre alta-competição terão de realizar as provas de avaliação prática e teórica nas datas acimas mencionadas e realizar um conjunto de trabalhos, de modo a demonstrar o domínio da matéria e das competências exigidas. Estes trabalhos serão definidos no início do ano letivo com o respetivo docente e terão que ser entregues em dois momentos distintos:
- Primeiro momento de entrega: 28 de março de 2025. 
- Segundo momento de entrega: 30 de Maio de 2025
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