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Género e Desporto

Código: 622     Sigla: 622

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 35 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 3 -
2

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

:: Dominar conceitos fundamentais para o entendimento de como as questões de género interferem nas oportunidades de prática desportiva, nas formas de envolvimento de homens e mulheres e da sua valorização nos diversos níveis, funções e esferas de competência do desporto;
:: Problematizar a genderização dos corpos nas práticas desportivas; :
: Identificar os mecanismos que fortalecem as representações hegemónicas e as relações de poder no desporto;
:: Conhecer e aplicar princípios básicos de promoção da igualdade de género no desenho de projetos no desporto, nos diversos contextos e para diferentes populações.

Resultados de aprendizagem e competências

:: Estudante conhece e diferencia os principais conceitos relacionados com as questões de género, nomeadamente no mundo do desporto;
:: Estudante identifica e fundamenta a genderização dos corpos no desporto;
:: Estudante identifica e analisa criticamente as representações hegemónicas e as relações de poder no desporto;
:: Estudante é capaz de desenhar projetos no âmbito do desporto respeitando princípios básicos da igualdade de género (integra uma visão sensível ao género).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Género e Sexo
2. As questões de género no desporto
2.1. A evolução da presença das mulheres no desporto
2.2. O ambiente homofóbico das práticas desportivas
3. Corpos genderizados do desporto
3.1.. A disciplinarização dos corpos.
3.2. As transgressões às estereotipias de género e o empoderamento pelo corpo.
4. Projetos e programas promotores da igualdade de género. 

Bibliografia Obrigatória

Teresa Pinto (coord.), Conceição Nogueira, Cristina Vieira, Isabel Silva, Luísa Saavedra, Maria João Silva, Paula Silva, Teresa-Cláudia Tavares e Vasco Prazeres.; Guião de educação género e cidadania: 3º ciclo do ensino básico, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, 2015. ISBN: 978-972-597-404-9 (pdf)
UE, Conselho da Europa; Portugal – Igualdade de Género no Desporto, ALL IN: Towards balance gender in sport (https://ipdj.gov.pt/documents/20123/0/2021+brochura+all+in.pdf/d18fde89-65e6-0095-243f-d6d17064feb6?t=16151995)
EIGE; Igualdade de Género no Desporto, Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE). (https://eige.europa.eu/gender-mainstreaming/policy-areas/sport)

Bibliografia Complementar

Silva P. (Paula); Sport and gender
Alfredina Silva; Despertar para a igualdade. ISBN: 989-95112-0-x (http://cidadaniaemportugal.pt/wp-content/uploads/recursos/apmd/Despertar%20para%20a%20Igualdade%20-%20Mais%20desporto%20na%20Escola.pdf)
Comissão Europeia; Por mais Igualdade de Género no Desporto. Recomendações e Plano de Ação do Grupo de Alto Nível para a Igualdade de Género no Desporto . (file:///C:/Users/up239719/Desktop/por%20mais%20igualdade%20de%20g%C3%A9nero%20no%20desporto-NC0622067PTN.pdf)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de aprendizagem ativa e colaborativa: discussões temáticas síncronas e assíncronas; estudos de caso; debates; pensar e compartilhar (think-par-share).

Métodos interrogativos e pontualmente expositiva com técnicas de exposição participada. Utilização em aula do questionamento, argumentação e debate.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação física > Desporto

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 15,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

O/A estudante cumpre a assiduidade se, estando regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas realizadas. Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade referidas as/os estudantes abrangidos pelas situações previstas na lei, embora sujeitos a uma avaliação especial.

 A avaliação distribuída é composta por trabalhos práticos (70%) que incluem participação nas atividades desenvolvidas nas aulas; realização e apresentação de trabalhos; participação na componente on-line, e um teste (30%) escrito e/ou oral. Em cada uma destas componentes o/a estudante terá que apresentar uma classificação ≥ 8,5 valores para conseguir aproveitamento a esta unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho prático: 70% (a classificação nesta componente terá que ser ≥ 8,5 valores). Teste: 30% (a classificação no teste tem de ser ≥ 8,5 valores).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas terão que entrar em contacto com a docente da UC até 3 semanas após o início das aulas para agendar a prova/trabalho especial e o teste.
Para os/as estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência (artg. 13 do Despacho n.º 1535/2018 de 13 de fevereiro - e.g. trabalhadores/as estudantes, estudante atleta), será exigida a realização de provas especiais para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular.

Os estudantes em condição especial (artg. 14 do Despacho n.º 1535/2018 de 13 de fevereiro), a avaliação distribuída poderá ser realizada em data a combinar com a docente.
Alguma situação não explicitada será no respeito do Regulamento geral para avaliação de discentes da Universidade do Porto.

Melhoria de classificação

As componentes de avaliação, trabalhos práticos e teste, são consideradas para efeito de melhoria de classificação logo que (1) o pedido de melhoria por frequência da unidade curricular seja solicitado para a frequência do ano letivo seguinte ao da respetiva aprovação e uma única vez, e (2) o/a estudante o requeira nos prazos fixados para a inscrição no ano letivo seguinte àquele em que obteve aprovação.

Observações

Mediante circunstâncias que alterem o carácter presencial das aulas, ficam salvaguardadas possíveis alterações na estrutura, conteúdos e formas de avaliação desta unidade curricular.

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