Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > TD25
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Seminário - Treino de Jovens

Código: TD25     Sigla: TD25

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CTD 22 Plano Oficial (2018 - ) 1 - 2 14 54

Docência - Horas

Seminário: 1,86
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 1,86
Eduardo Evaristo Guimarães 0,92
Paulo Jorge Colaço Oliveira 0,94

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC visa fornecer conceitos interdisciplinares quer no domínio concetual quer no que concerne ao tratamento metodológico aplicado à pesquisa experimental. Procura-se desenvolver uma síntese temática da área de investigação e domínio de conhecimentos aplicados ao treino e à competição dos jovens desportistas.

Resultados de aprendizagem e competências

- Demonstrar conhecimentos do enquadramento da prática do treino e da competição dos mais jovens.

- Demonstrar ser capaz de utilizar conhecimentos na intervenção prática de organização, programação e direcção e avaliação e controlo do treino e da competição.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Avaliação e controlo do treino de crianças e jovens

2. Avaliação e controlo da competição

3. A integração dos conhecimentos científicos na prática do treino

4. Processos de recuperação no desporto

Bibliografia Obrigatória

Michael F Bergeron, Margo Mountjoy, Neil Armstrong, Michael Chia, Jean Côté, Carolyn A Emery, Avery Faigenbaum, Gary Hall Jr, Susi Kriemler, Michel Léglise, Robert M Malina, Anne Marte Pensgaard, Alex Sanchez, Torbjørn Soligard, Jorunn Sundgot-Borgen, Willem v; International Olympic Committee consensus statement on youth athletic development, Br J Sports Med, 49:843–851, 2015
Rhodri S. Lloyd, Jon L. Oliver, Avery D. Faigenbaum, Rick Howard, Mark B. A. De Ste Croix, Craig A. Williams, Thomas M. Best, Brent A. Alvar, Lyle J. Micheli, D. Phillip Thomas, Disa L. Hatfield, John B. Cronin, And Gregory D. Myer; LONG-TERM ATHLETIC DEVELOPMENT- PART 1: A PATHWAY FOR ALL YOUTH, J Strength Cond Res 29(5): 1439–1450, 2015
Rhodri S. Lloyd, Jon L. Oliver, Avery D. Faigenbaum, Rick Howard, Mark B. A. De Ste Croix, Craig A. Williams, Thomas M. Best, Brent A. Alvar, Lyle J. Micheli, D. Phillip Thomas, Disa L. Hatfield, John B. Cronin, And Gregory D. Myer; LONG-TERM ATHLETIC DEVELOPMENT, PART 2: BARRIERS TO SUCCESS AND POTENTIAL SOLUTIONS, J Strength Cond Res 29(5): 1451–1464, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estrutura de seminário, sessões de reflexão e discussão sobre problemas abordados nas aulas. Exposição de temas edebates, palestras e workshops.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 40,00
Frequência das aulas 14,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

O acesso à avaliação positiva requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas de seminário.

Realização de relatório dos módulos de seminário.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é calculada pela média de todos os  relatórios realizados.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-23 às 08:01:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias