Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > TD24 - Nat
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Metodologia do Desporto - Treino de Jovens Natação

Código: TD24 - Nat     Sigla: TD24 - Nat

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CTD 2 Plano Oficial (2018 - ) 1 - 9 61 243

Docência - Horas

Teorico-Prática: 8,12
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 8,12
João Paulo Vilas-Boas Soares Campos 0,00
Ricardo Jorge Pinto Fernandes 0,00
Susana Maria Soares 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências avançados para o treino de crianças e jovens e para a investigação aplicada à natação, mormente nas seguintes áreas: planeamento do treino, avaliação e controlo do treino, gestão de uma equipa, identificação e potenciação dos fatores de rendimento.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes serão capazes de: (i) adquirir competências avançadas no exercício da função de treinador de crianças e jovens; (ii) adquirir competências na construção, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento desportivo numa perspetiva de longo prazo para crianças e jovens; (iii) desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática e a capacitação para a intervenção pedagógica e cientificamente sustentada; (iv) desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas e (v) intervir criticamente no quadro do tecido desporto e demonstrar espírito empreendedor no alcance da implementação de boas práticas profissionais no treino de crianças e jovens.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa


  1. Fatores de rendimento em natação

  2. Estado da arte no treino dos fatores de rendimento em natação

  3. Gestão desportiva de uma equipa de natação

  4. Investigação científica em natação

  5. Treino desportivo intensivo precoce.

  6. Controlo do treino em natação.

  7. Prospeção de talentos desportivos.

  8. Competição

Bibliografia Obrigatória

Ernest W. Maglischo; Swimming even faster. ISBN: 1-55934-036-3
David L. Costill; Swimming. ISBN: 0-632-03027-5
Didier Chollet; Nager un crawl performant. ISBN: 978-285180-887-5
Fernando Navarro Valdivielso; Planificacion y control del entrenamiento en natacion. ISBN: 84-8013-330-9

Observações Bibliográficas

Pela grande variedade das referencias bibliográficas as mesmas serão disponibilizadas ao longos dos momentos formativos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo como ponto de partida os objetivos apontados, as metodologias aplicadas são muito menos expositivas e mais interativas. A intenção de preparar os estudantes para o desenvolvimento de competências avançadas enquanto treinador e, em particular para a capacitação do desenvolvimento de programas de formação desportiva em Natação, tanto na perspetiva de envolvimento desportivo como na projeção do treino orientado para a excelência desportiva de longo prazo, exige o recurso a estratégias formativas percursoras da autonomização. Assim, as sessões formais funcionam na base de seminário e sessões de reflexão e discussão sobre problemas abordados nas aulas e resultantes de trabalho vário desenvolvido. O recurso de estratégias formativas informais apresenta-se como central no desenvolvimento de uma mente reflexiva, fator central na qualificação da intervenção profissional do treinador de desporto. A capacitação para a reflexão crítica dos problemas colocados pela prática é potenciada pelos recurso ao questionamento, num perfilhar crescente de exigências, que se inicia pela confrontação dos saberes em sentido estrito (definir, descrever, distinguir, reconhecer e associar conceitos), passando pela sua aplicação (exemplificar, operar, prescrever), até chegar à resolução de problemas (criticar, decidir, formular). Nas sessões formais de aula, procurar-se-á a apresentação e discussão de conteúdos suportados na investigação científica e provindos da prática sediada no treino de crianças e jovens.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 60,00
Total: 60,00

Obtenção de frequência

Presença em, pelo menos, 75% do número de aulas (sessões formais). Para estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da classificação final é realizado tendo em conta os seguintes fatores: (i) participação no âmbito da prática em contexto real (20%) e (ii) trabalho final (80%). Nas duas componentes de avaliação os estudantes terão de obter a nota mínima de 9,5 valores. Poderá ser requerido exame oral para confirmação de notas superiores a 14 valores.

Melhoria de classificação

Em época de exames de recurso.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-15 às 04:30:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias