Metodologia do Desporto - Treino de Jovens Natação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CTD |
2 |
Plano Oficial (2018 - ) |
1 |
- |
9 |
61 |
243 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências avançados para o treino de crianças e jovens e para a investigação aplicada à natação, mormente nas seguintes áreas: planeamento do treino, avaliação e controlo do treino, gestão de uma equipa, identificação e potenciação dos fatores de rendimento.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes serão capazes de: (i) adquirir competências avançadas no exercício da função de treinador de crianças e jovens; (ii) adquirir competências na construção, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento desportivo numa perspetiva de longo prazo para crianças e jovens; (iii) desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática e a capacitação para a intervenção pedagógica e cientificamente sustentada; (iv) desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas e (v) intervir criticamente no quadro do tecido desporto e demonstrar espírito empreendedor no alcance da implementação de boas práticas profissionais no treino de crianças e jovens.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
- Fatores de rendimento em natação
- Estado da arte no treino dos fatores de rendimento em natação
- Gestão desportiva de uma equipa de natação
- Investigação científica em natação
- Treino desportivo intensivo precoce.
- Controlo do treino em natação.
- Prospeção de talentos desportivos.
- Competição
Bibliografia Obrigatória
Ernest W. Maglischo;
Swimming even faster. ISBN: 1-55934-036-3
David L. Costill;
Swimming. ISBN: 0-632-03027-5
Didier Chollet;
Nager un crawl performant. ISBN: 978-285180-887-5
Fernando Navarro Valdivielso;
Planificacion y control del entrenamiento en natacion. ISBN: 84-8013-330-9
Observações Bibliográficas
Pela grande variedade das referencias bibliográficas as mesmas serão disponibilizadas ao longos dos momentos formativos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tendo como ponto de partida os objetivos apontados, as metodologias aplicadas são muito menos expositivas e mais interativas. A intenção de preparar os estudantes para o desenvolvimento de competências avançadas enquanto treinador e, em particular para a capacitação do desenvolvimento de programas de formação desportiva em Natação, tanto na perspetiva de envolvimento desportivo como na projeção do treino orientado para a excelência desportiva de longo prazo, exige o recurso a estratégias formativas percursoras da autonomização. Assim, as sessões formais funcionam na base de seminário e sessões de reflexão e discussão sobre problemas abordados nas aulas e resultantes de trabalho vário desenvolvido. O recurso de estratégias formativas informais apresenta-se como central no desenvolvimento de uma mente reflexiva, fator central na qualificação da intervenção profissional do treinador de desporto. A capacitação para a reflexão crítica dos problemas colocados pela prática é potenciada pelos recurso ao questionamento, num perfilhar crescente de exigências, que se inicia pela confrontação dos saberes em sentido estrito (definir, descrever, distinguir, reconhecer e associar conceitos), passando pela sua aplicação (exemplificar, operar, prescrever), até chegar à resolução de problemas (criticar, decidir, formular). Nas sessões formais de aula, procurar-se-á a apresentação e discussão de conteúdos suportados na investigação científica e provindos da prática sediada no treino de crianças e jovens.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
60,00 |
Obtenção de frequência
Presença em, pelo menos, 75% do número de aulas (sessões formais). Para estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da disciplina.
Fórmula de cálculo da classificação final
O cálculo da classificação final é realizado tendo em conta os seguintes fatores: (i) participação no âmbito da prática em contexto real (20%) e (ii) trabalho final (80%). Nas duas componentes de avaliação os estudantes terão de obter a nota mínima de 9,5 valores. Poderá ser requerido exame oral para confirmação de notas superiores a 14 valores.
Melhoria de classificação
Em época de exames de recurso.